Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual edição da Bíblia católica tem o livro de Enoque ?



  • Pergunta de Tony Aguiar de Souza, Barueri / SP
  • 3325
  • 6
  • 01/03/2013
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Enoc


Olá Tony Aguiar de Barueri / SP!

O primeiro livro de Enoque é considerado um livro apócrifo. Devido a esta falta de canonicidade não o encontramos nas Biblias católicas.

Podemos fazer a leitura deste livro, na literatura apócrifa. Eles podem ser encontrados em qualquer biblioteca de Teologia, na categoria Literatura apócrifa do Antigo Testamento.

Cosiderações sobre o primeiro livro de Enoque

Ele é muito conhecido, na versão etíope e pelas traduções gregas dos capítulos I-XXXII, XCVII-CI e CVI-CVII, e citações importantes feitas por Jorge Sincelo, autor bizantino. O autor do escrito foi Enoque, um ancestral de Noé, em seu livro encontramos profecias e revelações.

No ano de 1947 na Gruta 4 de Qumram, foram encontrados, sete importantes cópias confirmadas como da versão Etíope do livro de Enoque. Estas cópias de Qumram foram catalogadas com os números 4Q201-2 e 204-12 e hoje  fazem parte do conjunto da herança deixada pela comunidade Nazarita do Mar Morto, no deserto de Engedi. A obra forma um conjunto com o Segundo Livro de Enoque e Terceiro Livro de Enoque.

A Canonicidade do livro de Enoque.

Ele não foi incluido no cânon da Bíblia judaica, e também na Septuaginta, nem nos livros deuterocanônicos. Assim não consta nas Bíblias católicas.

Existe apenas este aceno em que o Livro de Enoque foi considerado como Escritura na Epístola de Barnabé (16,4) e por alguns dos primeiros Padres da Igreja, como Atenágoras, e Tertuliano, que escreveu cerca 200 d. C. que o Livro de Enoque foi rejeitado pelos judeus porque continha profecias que anunciavam a Cristo.

3325 visitas



6 comentários

Postar um comentário

  • ORLANDO IANNUZZI FILHO (São Paulo) - 10/07/2015

    Gostaria de indicar a nova edição do Livro de Enoque, a primeira edição crítica em língua portuguesa extraída da obra The Old Testament Pseudepigrapha, publicada pelo Professor James H. Charlesworth, de Princeton, e traduzida do etíope pelo professor Ephraim Isaac, de Harvard. Esta edição tem várias introduções, aparato crítico, notas marginais e uma imensa bibliografia organizada tematicamente. https://www.facebook.com/livrodeenoque Denunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 28/03/2015

    Edmilson - Igrejas Evangelicas são as " FILHAS PROSTITUTAS " você é cego cara?? Me responda : OS DISCIPULOS seguim a uma PESSOA ou Seguiam a Uma RELIGIÃO? ?Denunciar comentário ofensivo

  • edmilson (ananindeua) - 26/03/2015

    ola meu povo por que a igreja evangélica não adicional as apócrifosDenunciar comentário ofensivo

  • Luciano (Natal) - 26/02/2015

    Rose- essas organizações Religiosas se sustentam nas suas Mentiras é a MÃE PROSTITUTA e as FILHAS pequenas prostitutas. Todas essas Organizações são antro de Prostituição Religiosa. TODAS. " SAI DELA POVO MEU " Denunciar comentário ofensivo

  • rose (SP) - 26/02/2015

    O dia que as igrejas falarem a verdade;;muito imperio vai desmoronar,inclusive o Vaticano!Denunciar comentário ofensivo

  • Cleber Alves (Ferraz de Vasconcelo - SP) - 26/02/2015

    Infelizmente a igreja não revela todas as verdades a seus fiéis. Uma dessas verdades escondidas é o Livro de Enoch. Este livro é citado por Pedro e Judas, contendo ainda mais outras citações na Bíblia. Denunciar comentário ofensivo