Olá Karen Portes do Rio de Janeiro / RJ!

Os evangelho na narrativa da paixão e morte de Jesus, colocam que Jesus foi crucificado no meio de dois ladrãos. A narrativa nos diz que um deles se converte e Jesus promete a ele o paraíso.

O bom ladrão é um personagem sem nome, no Evangelho de Lucas. Nas tradições posteriores, ele é chamado Dimas.

No evangelho de Lucas 23,39-44, o nome do bom ladrão não aparece. Simplesmente ele  expressa a crença de que Jesus "virá no reino de Deus", e ele pede que, nesse dia, Jesus se lembre dele, e que sua vida não seja condenada, vejamos a narrativa:

«Lucas 23, 39 Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós. 23, 40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação? 41 E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez. 42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. 43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. 44 Era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até a hora nona, pois o sol se escurecera; » (Lucas 23,39-44) Bíblia Almeida

Pelo nome deste Bom ladrão respondendo a tua pergunta vamos encontrar nos evangelhos apócrifos. Olhando a versão grega do pseudo-epígrafo Evangelho de Nicodemos (apócrifo, do século IV), o nome aparece pela primeira vez. Este bom ladrão é chamado de Dimas. Na versão latina do Evangelho de Nicodemos, também conhecida como Atos de Pilatos, o nome do segundo ladrão também é citado como Dimas.

O que diz a tradição católica
A igreja católica fala muito pouco de Dimas ou São Dimas, o Bom Ladrão. Ela considera São Dimas o protetor dos pobres agonizantes, sobretudo daqueles cuja conversão na última hora parece mais difícil.

Também pela intercessão de São Dimas é invocada a proteção das casas e propriedades contra os ladrões. É protetor dos presos e das penitenciárias, dos carroceiros. A Igreja Católica celebra dia 25 de março como dia de São Dimas.