Olá Tadeu Araújo do Rio de Janeiro / RJ! A pergunta esta bem direcionada e pede pela sabedoria de Salomão. Poderíamos colocar vários textos Bíblicos como exemplos de Salomão exercendo a sabedoria.

Deixo para você esta passagem para estudo, ela se encontra em 1 Reis capítulo três, apenas parte deste texto coloco por extenso assim ele se apresenta:

“1 Reis 3, 9 Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo? 10 E pareceu bem aos olhos do Senhor o ter Salomão pedido tal coisa. 11 Pelo que Deus lhe disse: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento para discernires o que é justo, 12 eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará. 13 Também te dou o que não pediste, assim riquezas como glória; de modo que não haverá teu igual entre os reis, por todos os teus dias. 14 E ainda, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, 15 Então Salomão acordou, e eis que era sonho. E, voltando ele a Jerusalém, pôs-se diante da arca do pacto do Senhor, sacrificou holocaustos e preparou sacrifícios pacíficos, e deu um banquete a todos os seus servos.” (1 Rs 3, 9-15) Bíblia Almeida

Em resumo podemos dizer que Deus agradou-se tanto do pedido que, além de sabedoria, deu a Salomão: poder, riqueza, inteligência, glória e muitos anos de vida para poder aproveitar tudo isso.

Um exemplo da Sabedoria de Salomão aparece na história dos filhos das duas prostitutas que vieram até ele exigindo, ambas, a guarda de uma criança. Uma delas disse que a outra havia dormido em cima de seu verdadeiro filho, matando-o. Ela então trocou as crianças enquanto a outra dormia com seu bebê saudável. Entretanto as duas diziam ser a mãe do bebê. Salomão mandou que trouxessem uma espada para cortar ao meio a criança viva e dar uma metade para cada mulher. A falsa mãe deu de ombros, mas a verdadeira desesperou-se. Salomão então deu o bebê à mulher que nutria verdadeiro amor pelo filho.

O conhecimento da Sabedoria recebida por Salomão nos impele a buscarmos também a sabedoria que vem de Deus. Conhecemos o ditado popular: “Saber é poder”. Na convivência com nossos irmãos não podemos nos omitir de agir com sabedoria divina. O saber é o instrumento que garante uma vida mais digna para todos.