Olá Gesiel Sousa Santos de Cariacica / ES.  Muitos já tentaram responder está pergunta, mas na realidade não encontraram uma resposta para ela. É uma pergunta sem resposta.

No Antigo, Testamento não aparece, nem a cidade de Nazaré e nem o tratamento gentílico para os habitantes de Nazaré, isto é Nazarenos.

Possível mente a pergunta está inspirada no texto de Mateus 2,23:

“E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse O que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.” (Mateus 2,23)

Deste texto surge a pergunta: onde esta escrito no Antigo Testamento pelos profetas? O nome gentílico de: “Ele será chamado Nazareno"

Sabemos que o nome da cidade de Nazaré não encontramos no texto do Antigo Testamento. Somente na literatura do Novo Testamento, por ser a cidade de Jesus de Nazaré sendo uma pequena cidade localizada nas montanhas da Galileia, sendo mal vista pelos judeus, pois a população se casava com mulheres estrangeiras.

Outro texto, mas também do Novo Testamento o de Lucas 2, 39 narra “E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré.”

Concluindo:
Por ter sido o evangelista Mateus, de origem judaica, e conhecedor profundo do Antigo Testamento, e escrevendo para judeus que habitavam em Jerusalém, possivelmente Mateus, quer ressaltar a identidade de Jesus, especificando a sua cidade Nazaré, e sendo um Nazareno, (os seguidores de Jesus, eram chamados de Nazarenos pelos judeus e de cristãos pelos romanos) onde o texto do profeta Isaías simplesmente coloca como na região da Galiléia o surgimento do Messias. Isto demonstra o nível de compreensão de Mateus quanto à figura do Messias Jesus. Mateus já aceitava o jeito de Jesus, “aquele que veio salvar o que estava perdido”.