A passagem que você cita se incontra em Lucas 19,10: depois de ter visitado Zaqueu, chefe dos publicanos, em Jericó, ele diz aos habitantes que murmuravam contra ele por que frequentava os pecadores: �??O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido�?�

A expressão �??filho do Homem�?� aparece muitas vezes na Bíblia, seja na forma hebraica ben-adhàm (com a variante aramaica bar �??enàsh) que na grega huiòs tou anthròpou.

No Antigo Testamento aparece em Ezequiel, Salmos e Daniel. Tem 3 significados: um sinônimo para um indivíduo do gênere humano (Ezequiel 2,1), a humanidade em geral (Salmo 8,5) e um homem elevado sobre as nuvens do céu, diante de Deus (Daniel 7,13). Essa última passagem, de Daniel, diz: �??Eu continuava contemplando, nas minhas visões noturnas, quando notei, vindo sobre as nuvens do céu, um como Filho de Homem. Ele adiantou-se até ao Ancião e foi introduzido à sua presença. A ele foi outorgado o império, a honra e o reino, e todos os povos, nações e línguas o serviram. Seu império é império eterno que jamais passará, e seu reino jamais será destruído�?� (Daniel 7,13-14).

No Novo Testamento é um título usado sempre para Jesus e é um dos apelativos que ele atribui a si mesmo. Aparece mais de 80 vezes, sobretudo nos evangelhos.

Quanto à interpretação da expressão, alguns dizem que em relação a Jesus ela sublinha a humanidade de Cristo. Apesar disso, a maioria dos biblistas pensa que por trás do uso de tal apelativo está a certeza da messianidade de Jesus.

Na interrogação que você faz, considerando a análise do uso do termo feita acima, é evidente que Filho do Homem está para Cristo. Poderíamos dizer, então, que Cristo veio procurar e salvar o que estava perdido. Essa frase precisa ser lida dentro do contexto amplo dos evangelhos. De fato lemos em João 6,39: �??A vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nada do que ele me deu.�?� �? preciso também ter em mente as 3 parábolas contadas em Lucas 15: a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho pródigo. Em todas elas é evidente a mensagem: �??Alebrai-vos comigo porque encontrei a minha ovelha perdida�?�, ou seja: �??haverá mais alegria no céu por um só pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento�?�.

A teologia presente nesses textos quer sublinhar que Jesus tem como missão evitar que a humanidade se perca. De fato ela, através do pecado, corre o risco de perecer. Prova disso é o texto de João 3,16: �??Deus amou tnato o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.