Olá Josy de Fortaleza!

 De fato encontramos nos textos do Novo Testamento varias mulheres identificadas como Maria. Junto com estas figuras, em algum momento da história aconteceu alguma confusão. Cito como exemplo a figura de Maria de Bethânia que por vezes é identificada como Maria Madalena encontrada na tradição católica medieval, principalmente na arte cristã. (quadros e pinturas). A pergunta tem esta dúvida para ser esclarecida.

Tento encontrar a identidade de Maria Madalena e Maria de Bethânia a partir da leitura dos textos bíblicos.

A figura de Maria de Bethânia
No próprio nome esta identificado o lugar de origem desta Maria. Com facilidade nos lembra o episódio ocorrido em Bethânia, (6 Km de Jerusalém, hoje  Palestina) com as irmãs de Lázaro, Marta e Maria.

No Novo Testamento ela aparece no episódio da vida de Jesus conhecido como Jesus na casa de Marta e Maria, relatado em Lucas 10,38-42. Ela é irmão de Marta e de Lázaro. Outros textos ainda nos narram:

Maria de Bethânia, irmã de Marta, foi a mulher que ungiu com óleo os pés de Jesus 6 dias antes da Páscoa (conf. também João 12,3).

Durante a morte de Jesus, Maria de Bethânia esteve aos pés da cruz, juntamente com um grupo de mulheres, o texto nomeia Maria, mãe de Jesus, Salomé, Maria, mulher de Clopas e o apóstolo João, o qual Jesus entrega os cuidados de sua Mãe. (João 19,25).

Confusões na identidade de Maria de Bethânia e Maria Madalena
É na tradição católica medieval, que encontramos confusões com a identidade das duas Marias, principalmente na arte cristã. Artistas pintando telas e quadros, muitas vezes representam uma Maria por outra, gerando confusões posteriores.

A figura de Maria Madalena
Maria Madalena (do original em Grego Μαρßα ἡ ΜαγδαληνÞ) é descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo. É considerada santa pelas igrejas Católica e Ortodoxa, sendo celebrada no dia 22 de julho. O nome de Maria Madalena indica ser de Magdala, cidade localizada as margens do Mar da Galileia.

Confusões na identidade de Maria Madalena
A Igreja católica, aceitando a teoria de São Gregório Magno, a identifica com a "pecadora", e outras vezes confunde com Maria de Bethânia, irmã de Lázaro, junta a celebra da Festa das três Marias com uma única festa. A Igreja ortodoxa, mais ponderada, seguindo o teólogo Orígenes, faz distinção das três figuras, celebrando três festas diferentes.

O nome de Maria Madalena a descreve como sendo natural de Magdala, cidade localizada na costa ocidental do Mar da Galileia.

Maria Madalena no Novo Testamento
Ela acreditava que Jesus Cristo realmente era o Messias. (Lucas 8,2; Marcos 16,9).

Madalena esteve presente na crucificação e no funeral de Cristo, juntamente com Maria de Nazaré e outras mulheres. (Mateus 27,56; Marcos 15,40; Lucas 23,49; João 19,25) (Mateus 27,61; Marcos 15,47; Lucas 23,55).

Passado o sábado após a crucificação compraram certos perfumes, a fim de preparar o corpo de Cristo da forma como era de costume funerário. De manhã muito cedo, "quando ainda estava escuro", foi ao sepulcro, achou-o vazio, e recebeu de um anjo a notícia de que Cristo havia ressuscitado e foi-lhe dito que devia informar tal fato aos apóstolos. (Mateus 28,1-10; Marcos 16,1-5,10,11; Lucas 24,1-10; João 20,1,2.

Nada mais se sabe sobre ela a partir da leitura dos Evangelhos Canônicos.

Em Lucas 8,2, faz-se menção de "Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios". Não há qualquer fundamento bíblico para considerá-la como a prostituta arrependida dos pecados que pediu perdão a Cristo; também não há nenhuma menção de que tenha sido prostituta. Este episódio muitos identificam com o relato de Lucas 7,36-50, ainda que não seja referido o nome da mulher.

O nome Maria Madalena, devido a publicação de livros polêmicos e filmes, se tornou motivo de muito material escrito. Num outro contexto poderá ser tratado. Mas a preocupação que tens em conhecer a identidade das Marias do Novo Testamento, deve continuar de tua parte.