Uma coisa não está bem claro nos evangelhos: a Maria que derramou o perfume nos pés de Jesus era Maria Madalena ou Maria irmã de Lázaro?

Pergunta de Ana Rosa, Registro
Resposta de Luiz da Rosa, em 17/01/2009


Leia mais sobre Marias Maria Madalena

Ana, realmente há um pouco de dificuldade em entender as marias que aparecem nos 4 evangelhos. E esta dificuldade, como já tive oportunidade de sublinhar, nasceu há muito tempo, quando o Papa Gregório, o Grande, que viveu há quase 1500 anos, afirmou: “A mulher que Lucas chama de ‘a pecadora’ e João de ‘Maria’, cremos que seja aquela de quem Marcos diz que Jesus expulsou 7 demônios (Maria Madalena)” (Sermões sobre o Evangelho, 33). Contudo, fazendo uma análise cuidadosa, podemos dizer que a Maria da unção é a irmã de Lázaro.

Vamos ver os textos. O episódio, conhecido como a “unção em Betânia” é contado por 3 evangelistas: Mateus 26, 6-13, Marcos 14,3-9 e João 12,1-8. Lucas também narra o encontro de Jesus com uma mulher, na casa de um fariseu que lhe convidara para a janta, que lava seus pés com lágrimas e os enxuga com os cabelos; esse episódio, todavia, parece ser diferente daquele contado pelos outros evangelistas (Lucas 7). Nesse caso a protagonista é chamada “pecadora”.

Na narração de Mateus e Marcos conta-se que Jesus estava em Betânia, na casa do leproso Simão, quando chega uma mulher com um frasco de perfume caro e começa a derramá-lo sobre a cabeça de Jesus. Os discípulos se indignam, pois o perfume era muito caro e o dinheiro podia ser dado aos pobres. Jesus porém os reprime, sublinhando que sempre tereis os pobres convosco. E sublinha: aquela mulher realiza um gesto profético que anuncia a eminente sepultura de Cristo.

João, no seu Evangelho, conta que o fato aconteceu na casa de Lázaro, sempre em Betânia. Ele diz que Maria pega o perfume e unge os pés de Jesus, enxugando-os com seus cabelos. Judas lembra que o dinheiro com o qual foi comprado o perfume poderia ser dado aos pobres. E Jesus, como em Mateus e Marcos, lembra que os pobres sempre existirão...

Portanto, segundo as narrações a personagem que unge Jesus é:
Mateus e Marcos: uma mulher
Lucas: a pecadora
João: Maria

Para concluir, podemos fazer algumas considerações:

1. O episódio contado por Lucas provavelmente é diverso daquele acontecido em Betânia, narrado pelos outros 3 evangelistas. De fato, segundo Lucas, o episódio aconteceu na Galiléia e não no período nas vésperas da paixão de Cristo, como é indicado nos outros evangelhos. A pecadora de Lucas, que unge Jesus, não deve ser Maria Madalena. O episódio da unção em Lucas é contado no capítulo 7. Logo em seguida, no capítulo 8, Lucas fala que Maria Madalena fazia parte do grupo que acompanhava Jesus. Se a pecadora fosse Maria Madalena, por que Lucas não teria dito?

2. Enquanto Mateus e Marcos não ajudam a entender quem era a mulher que ungiu Jesus, em João é muito claro que essa mulher era Maria irmã de Lázaro. De fato, em João 11,1-2 se diz: Havia um doente, Lázaro, de Betânia, povoado de maria e de sua irmã Marta. Maria era aquela que ungiu o Senhor com bálsamo e lhe enxugara os pés com os cabelos.

3. João conhecia bem Maria Madalena e Maria irmã de Lázaro. É improvável que ele tenha feito confusão entre as duas marias.

10724 visitas

18 comentários

Postar um comentário

  • claudiomar (vila velha) - 19/10/2014

    Luiz toma vergonha na cara só de vc existe, é uma prova que Deus existe

  • Simone (Cuiaba-MT) - 25/09/2014

    Resposta ao questionamento do Sr. Luiz Angelo Zin "Quem me afirma que a Biblia é algo verdadeiro, onde estão as provas", se assim questiona, provavelmente não acredita em Deus...então, onde estão as provas de que NÃO seja verdadeira a Palavra de Deus? quem pode provar que Deus não existe???

  • mizael alves ferreira (Formosa-GO) - 30/07/2014

    muito bom esta explicação tirou muitas duvidas que eu esta precisando saber que Deus possa continuar abençoando toda a equipe que trabalha neste projeto.

  • MAX (SÃO PAULO) - 01/08/2013

    A paz do Senhor. Observando o texto percebi que João faz o comentaria de Maria no capitulo 11. 2, porém o fato só ocorre no capitulo 12 em diante...

  • Samuel (Cariacica) - 27/07/2013

    No Evangelho De Jesus Cristo ,segundo Escreveu João no seu Capitulo 11 até o vesrsiculo 2 , Nos dá a Resposta ...Amém Pb Samuel

  • danilo sores da silva (itabuna/bahia) - 25/06/2013

    A unção de Jesus por Maria, conforme relatado por Mateus, Marcos e João, não deve ser confundido com a unção mencionada em Lucas 7:36-50. Estes dois eventos têm similaridades, mas há diferenças. O primeiro evento, registrado por Lucas, ocorreu no distrito setentrional da Galiléia; o último, no sul, em Betânia, na Judéia. O anterior ocorreu no lar dum fariseu; o posterior, no de Simão, o leproso. A anterior unção fora feita por uma mulher cujo nome não se dá, publicamente conhecida como “pecadora”, provavelmente pro...

  • Vitor (Maricá) - 24/06/2013

    No Evangelho de joão não está escrito que o jantar foi na casa de lázaro, se não haveria conflito entre esse evangelho e os de mateus e marcos que dizem ter sido na casa de simão leproso. Pode-se entender que a família de lázaro era próxima de simão e sua família já que os três irmãos( lázaro marta e maria) estavam no jantar e marta servia como se fosse sua própria casa.

  • rafael arcanjo sena (salvador_BA) - 23/06/2013

    obrigado pelos cometario apredir muto

  • Anderson Luiz (Recife - PE) - 19/11/2012

    Muito bom mesmo! Mas o que mais me alegra é que mesmo hj após anos passados existem Marias que estão dispostas a derramar o mais caro perfume nos pés do Mestre. Muitas são as Marias e vários os Josés, e Deus sempre pronto para receber adoração.

  • Romualdo Benedito (São Paulo) - 17/04/2012

    Ok. otima explicação, mas ainda estou confuso, pois em Lucas ele não fala em Qual cidade o Mestre estava e seguindo os capitulo Ele estava em Cafarnaum e seguiu para Naim até ser convidado pelo fariseu, já Mateus e Marcos nos diz que estava em Betania porém essa unção é relatada em João cap 12 mas referente a narração de Lucas,nenhum faz alusão a ela, afinal de contas que cidade era essa, embora Lucas era um pesquisador e não andou com Jesus como os outros 3,mas ainda esta bastante confuso.

  • Gabriel Bilheiro (Xerém) - 23/01/2012

    Essa explicação me ajudou muito! Todos nós,Cristãos, devemos sim defender a nossa fé, mas pelo amor de Deus, façam isso com menos erros de português, pega mal para nós! Que Deus nos abençoe!

  • Luiz Goncalves (Las Vegas) - 20/03/2010

    Referente a Maria irmã de Lazaro, estou completamente de acordo com a sua postura. Vou ainda incentivar que continue com o teu alvo em ensinar. Os evangelhos parecem que se contradizem, mas foi Lucas que investigou desde o nascimento de Jesus, e continuou a relatar com minimo detalhes no livro de Atos (1 TENDO, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, 2 Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, 3 Pareceu...

  • Devair (Ibirité) - 23/02/2010

    Luiz se vc acredita a biblia e verdadeira se não ela continua cendo verdadeira! ela não depende de sua crença ela e o motivo de nossa crença, se vc vive ela e a prova de tudo isso: que Deus tenha misericodia de vc.

  • Devair (Ibirité) - 23/02/2010

    Luiz se vc acredita a biblia e verdadeira se não ela continua cendo verdadeira! ela não depende de sua crença ela e o motivo de nossa crença, se vc vive ela e a prova de tudo isso: que tenha misericodia de vc.

  • valtenir lima (aguas lindas) - 31/07/2009

    luis vc falou que nao crer muito na Biblia porque nao fala do futuro vc tem que lé ela saber porque. nela jesus fala sobre as doéças epidemias pademias Guerras;leia 2 timóteo cap:3 vc vai ver Paulo falando dos Ultimos dias;a biblia é um livro atualizado luis jesus que ti salva resgatar sua alma da perdiçao eterna escapa-te por tua vida leia mt:24

  • Rubem (RJ) - 18/03/2009

    Duvida do Sr: Luiz Ângelo Zin - Erval Grande (será que Ele é o único messias salvador do mundo, ou seja, somente para os cristãos,) O plano de salvação é para todos. Que deseja que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. (Cristo é o Filho Unigênito e o Mediador.) (Comparar com I Timóteo 2:4) Que deseja que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade que está em Cristo Jesus, que é o Filho Unigênito de Deus e ordenado para ser um Mediador entre Deus e o homem; que é...

  • - 06/02/2009

    a sua duvida tem razao de ser pelo facto de seres muitomediocre pelas suas buscas

  • Luiz Angelo Zin (Erval Grande - RS) - 24/01/2009

    Não acredito muito na Bíblia, pois não acompanha e ou acompanhou a evolução dos tempos. Se foi escrita por homens inspirados por DEUS deveria ter sido escrita melhor, prevendo o futuro e ou a épocaz em que vivemos hoje(Mundo Moderno), entendo que a referida Bíblia não acompanhou a evolução dos tempos, e sim um livro qualquer escrita por homens talvez inspirados em uma taça de vinho, e que colocaram em seus escritos o que interessava a eles naquela época, tal qual ocorre hoje com as leis das nações. Quem me afirma q...