Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber onde esta escrito que sexo anal e oral é pecado.



  • Pergunta de Alba, Rio de Janeiro
  • 122066
  • 23/02/2009
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Sexo |


Em nenhum momento a Bíblia fala de sexo oral ou anal. A vida privada não era exposta como a nossa hodierna e tais argumentos não eram tratados em modo explícito. Aliás não eram nem mesmo há pouco tempo; basta voltar atrás de 30 anos e, com certeza, temas como este eram tabus e ninguém falava sobre eles.

Esses atos, entre os moralistas, é chamado “sodomia”, ou seja: atos sexuais não finalizados à procriação, especialmente quando realizados in vase indebito. Esse vocábulo nos recorda a cidade de Sodoma, que foi destruída por causa de seus pecados (Gênesis 19). Contudo é difícil definir em que consistia o pecado dessa cidade (juntamente com Gomorra). Em Ezequiel 16,49-50 lemos: “Eis em que consistia a ingiquidade de Sodoma, tua irmã: na voracidade com que comia o seu pão, na despreocupação tranquila com que ela e suas filhas usufriíam os seus bens, enquanto não davam nenhum amparo ao pobre e ao indigente. Eram altivas e cometeram abominação na minha presença”.

Nós tentamos encontrar uma resposta bíblica a tal comportamente porque, normalmente, temos em mente a igreja da idade média, quando às pessoas eram queimadas por que acusadas de atos como estes (também em alguns países - por exemplo, os Estados Unidos – essas ações podem ser punidas com a cadeia). Naquele período existiam as listas de pecado e para cada trasgressão existia uma pena determinada. Portanto estamos claramente dentro de uma mentalidade medieval. De qualquer forma é lícito perguntar-nos sobre isso. Mas não é correto esperar que a Bíblia diga se é pecado ou não. Como repito sempre, a Palavra de Deus dá pistas que nos guiam no nosso discernimento. Parafraseando a sabedoria popular, ensina-nos a pescar, mas não dá o peixe.

A propósito, poderíamos lembrar o conceito de pecado, que na Bíblia, sobretudo no Antigo Testamento, é intimamente ligado à Lei de Deus: o pecado representa a sua transgressão. Ao mesmo tempo não podemos entender o pecado somente como um ato singular, mas como uma atitude de desobediência e revolta em relação a Deus, que tem a sua sede no coração do ser humano. Portanto, pecado não é uma simples transgressão, mas uma falta de reconhecimento da bondade dos ensinamentos divinos revelados nas Escrituras, substituindo a vontade divina com a humana.

Sei que essa resposta pode ser julgada como evasiva e limitada, mas pode abrir um vasto horizonte para uma reflexão ulterior, para a qual não me reputo tão autorizado. Espero que você encontre outros interlocutores que lhe ajudem a dar outras pistas de reflexão. Todavia, lembre que a Bíblia não tem respostas prontas. Ela dá respostas para quem a lê com fé, com um espírito de meditação.

122066 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook