Não é difícil responder a sua pergunta. A única dificuldade é escolher entre tantas pessoas que colaboraram, como contado na Bíblia, na História da Salvação.

Entre os homens, excluindo Jesus, que é o centro da Bíblia, para os cristãos, citaria Moisés e João Batista. Moisés, no Antigo Testamento, foi aquele que libertou Israel da escravidão no Egito, que recebeu de Deus a Lei, os mandamentos, e conduziu o povo através do deserto até a Terra Prometida. Poderíamos dizer que graças a sua resposta ao convite de Deus, Israel se tornou um povo.
João Batista, invés, é o precursor, contemporâneo de Jesus, que, como profeta, reconhece a presença de Cristo em meio a nós; é o elo entre a Antiga e a Nova Aliança.

Em relação às personagens femininas, o número é mais reduzido, contudo não é difícil citar algumas. �? imprescindível o papel de Maria, mãe de Jesus. Soube responder com seu sim à chamada de Deus e acolheu no seu seio o salvador. Do Antigo Testamento poderíamos mencionar a esposa de Abraão, Sara. Ela tem um papel importante na construção da descendência de Abraão, realização da promessa de Deus ao patriarca. De Sarai se torna Sara e isso revela que para ela Deus reservou uma missão especial. De fato, já anciã, dá à luz Isaac.