Melquisedec (ou Melquisedeque) aparece 2 vezes no Antigo Testamento: Gênesis 14,17-20 e Salmos 110,4. Há algumas perguntas que já tratam desse personagem um pouco enigmático do Antigo Testamento. Veja a lista e leia as respostas nesse link. Não sabemos muito dele, apenas que era um "rei justo", provavelmente da antiga cidade de Jerusalém, antes que ali morassem os israelitas. Ele, lá, acolheu Abraão.

A Bíblia não diz que ele era Cristo. No Novo Testamento aparece, na Carta aos Hebreus, Jesus identificado como um sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedec. A mesma carta (7,3) afirma que "se assemelha ao Filho de Deus" (veja Hebreus 7).

Essa figura, rei e sacerdote, é a figura profética de Cristo. E o silêncio das escrituras, que não falam muito sobre ele, mas que lhe atribuem uma importância tão grande, até o fato que Abraão tenha dado a ele o dízimo de tudo, faz com que o sacerdote que ele representa é livre que qualquer ligação de dinastia e, por isso, a Carta aos Hebreus diz que é eterno.