Daniel não foi um apóstolo e talvez possamos dizer que tenha sido um discípulo.

Apóstolo é um termo técnico e convencionalmente usado para indicar os 12 escolhidos por Jesus, que lhe seguiram durante a sua vida. Lucas 6,13-14 diz: Chamou os discípulos e dentre eles escolheu doze, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão a quem deu o nome de Pedro, seu irmão André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alféu, Simão, chamado Zelota, Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariot, que se tornou traidor. Com algumas ressalvas (penso a Paulo), penso que seja esclarecedor deixar essa atribuição aos 12 escolhidos por Cristo.

O termo discípulo é mais amplo e pode ser aplicado a qualquer pessoa que segue um mestre, neste caso, a Jesus.

Daniel viveu há algum tempo antes que Cristo nascesse, viveu na época do Antigo Testamento. Foi, sem dúvidas, uma pessoa exemplar, que seguiu a lei do povo judeu. Nesse sentido, mesmo não previlegiado pelo conhecimento empírico dos ensinamentos de Cristo, poderíamos dizer que foi seguidor e discípulo de Cristo, em sentido profético, se quisermos.

Creio importante sublinhar que, se quisermos chamá-lo de discípulo, deveríamos, contudo, ter bem presente que viveu antes de Cristo.