Segundo a moral Bíblica, quem é viúvo tem o direito de contrair novo matrimônio, com uma pessoa livre. Portanto, infelizmente, o problema se apresenta diante de uma pessoa divorciada, que não é livre para se casar, pois, de acordo com as palavras de Jesus, o casamento é indissolúvel e, para preservar esse princípio, casamentos entre duas pessoas com uma delas sendo impedida por motivo de divórcio, por exemplo, não é válido.

Não há na Bíblia um texto literal onde se afirme que um viúvo não posso casar com uma pessoa separada, mas o princípio da indissolubilidade do matrimônio, como já tivemos ocasião de sublinhar aqui no site, é frizado por Jesus sobretudo em Mateus 19,3-9:

Alguns fariseus se aproximaram dele, querendo pô-lo à prova. E perguntaram: “É lícito repudiar a prórpria mulher por qualquer motivo?” Ele respondeu: “não lestes que desde o princípio o Criador os fez homem e mulher? E que disse: Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher e os dois serão uma só carne? De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar” Eles, porém, objetaram: “Por que, então, ordenou Moisés que se desse carta de divórcio quando repudiase?” Dele disse: “Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres, mas no princípio não era assim. E eu vos digo que todo aquele que repudiar sua mulher – exceto por motivo de fornicação – e esposar outra, comete adultério.” 

Veja outras respostas sobre o casamento, aqui no site.