A Páscoa na Bíblia

Páscoa na Bíblia

Onde na Bíblia diz que devemos agradecer pelos alimentos, antes das refeições?

Pergunta de Adriano Gundim Silva, Goiânia
Resposta de Luiz da Rosa, em 30/01/2013


Leia mais sobre Oração

A comida é, primeiro de tudo, uma necessidade; quem não come morre. E para comer, a humanidade aprendeu, primeiro, a caçar e, depois, a produzir, da terra, o alimento. Todavia não se produz nada sem lembrar  que a terra é de Deus (veja Êxodo 19,5; Levíticos 25,23), que Deus é o criador que doa e providencia o alimento para todo ser vivente (veja Salmos111,5; 147,9): "do Senhor é a terra e tudo aquilo que ela contém" (Salmos 24,1). É essa a razão que leva a Lei a determinar que "comerás é ficarás saciado, e bendirás a Iahweh teu Deus" (Deuteronômio 8,10).

Todavia comer não é apenas uma necessidade biológica, mas é uma ação simbólica, com muito significado. É normal comer junto com alguém, ou seja, se partilha o alimento. Por isso a refeição é uma oportunidade única de manifestação de afeto, de conclusão de uma aliança, de um sinal de reconciliação.

Além disso, como já acenamos acima, à mesa se aprende que o que está ali não é meu, mas também dos outros, ou seja, é algo que tende a ser partilhado, é "nosso".

Para sublinhar esses sinais simbólicos e sobretudo a certeza que tudo o que nos é dado vem de Deus existe a bênção sobre os alimentos, uma oração de louvor que o fiel faz a Deus sobretudo no início da refeição. Essa oração sublinha a bondade de Deus, que dá ao ser humano coisas boas. É nesse sentido que Paulo, em 1Timóteo 4,4-5 lembra que tudo o que foi criado é bom e nenhum alimento é proibido, se é consumado rendendo graças: a Palavra de Deus e a oração os santifica. E aos cristãos de Corinto Paulo diz: "quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (1Coríntios 10,31).

É muito normal ver Jesus nas refeições: nas bodas de Canãa, com os pecadores, na casa de Pedro, com Marta, maria e Lazaro, com Zacheo e o leproso Simeão. Foi até chamado de glutão e beberrão (Lucas 7,34).

E quando Jesus quis deixar-nos um sinal capaz de expressar toda a sua vida de doação radical por nós, usou exatamente a refeição: comeu e bebeu pronunciando a bênção e dando graças a Deus, bênção e eucaristia (Marcos 14,22-25 e paralelos; 1Coríntios 11,23-25).

 

Por tudo isso, convém a nós, cristãos, tomar as refeições como uma profecia do banquete no Reino de Deus, participar delas com alegria e simplicidade de coração, louvando a Deus, partilhando o nosso alimento com os necessidados, com os hóspedes.

14112 visitas

6 comentários

Postar um comentário

  • Erivaldo (Salvador) - 15/03/2013

    Está certo, erro meu, desculpe-me.

  • Paulo (Rio do Sul) - 06/02/2013

    Sr Erivaldo a pergunta aqui é outra, você não leu? é sobre refeições e o deuteronomio é bem claro!

  • Erivaldo (salvador) - 06/02/2013

    ADAILTON, A CEIA DO SENHOR não é para comer o pão e nem beber o vinho LITERALMENTE, MATERIALMENTE, a CEIA do SENHOR é ESPIRITUAL e não LITERAL, e APENAS uma vez por ANO. Concorda?

  • Erivaldo (salvador) - 06/02/2013

    Mello, CEIA DO SENHOR uma vez por ano, não e pra comer nem beber literalmente, materialmente, e sim espiritualmente. CONCORDA?

  • Erivaldo (salvador) - 06/02/2013

    Amigos JOÃO 6;41 A 71 - é CLARAMENTE explicado que O que Jesus diz precisa ter um discernimento espiritual, não é literal, comer da sua carne, beber do seu sangue, beber do seu cálice, comer o PÃO- Essas coisas não são LITERAIS, são espirituais, Jesus nos manda comer o PÃO, comer sua CARNE, beber o seu CALICE - isso é literal? PERGUNTO porque TODAS as NOSSAS IGREJAS, denominações etc fazem o LITERAL quando realizam a "CEIA DO SENHOR'' Se essas coisas não é material, então porque fazem isso? Não sabem DISCERNIR o qu...

  • Erivaldo (salvador) - 06/02/2013

    1 Cor. 10;20,21 Não podeis BEBER o CÁLICE do SENHOR e o cálice dos demonios? Amados este versiculo mostra algo que podemos compreender o que seja a VERDADEIRA CEIA DO SENHOR - 1 cOR. 11;25 A 29 - "NÃO DISCERNINDO O CORPO DE CRISTO. Vou fazer uma pergunta: Voce pode DISCERNIR o corpo de Cristo em um ato LITERAL, comendo um pão literal? 1 Cor. 10;21 É feito literalmente o beber desses CÁLICES? Porque Mat. 26;26,27 Temos que fazé-lo no LITERAL, MATERIAL? Depois no 26 Jesus diz que irá bebê-lo novo no reino de seu P...