Uma janela sobre o mundo bíblico

Para fazer a Campanha da água ungida, qual o livro da Bíblia que podemos meditar? Ou qual o livro da Bíblia que fala da cura através da água?



  • Pergunta de Evelyn, São Paulo
  • 29187
  • 06/11/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Água |


Não posso lhe ajudar sobre a “campanha da água ungida”, pois não conheço esse ritual. Apesar desse limite, posso dizer umas palavras sobre a importância da água na Bíblia.

Há vários elementos naturais que ganham significado religioso sobretudo porque significam uma experiência vital. Este é o caso da água. A região onde a Bíblia nasceu é praticamente deserta e a água é vista com olhos diversos dos nossos, que eventualmente vivemos onde há muita água. Na Terra Santa água é por excelência símbolo de vida. A experiência da falta de água é difícil de esquecer (1Reis 17,1ss; Jeremias 14,3; Joel 1,20; Ageu 1,11). A chuva, por isso, torna-se um sinal da bondade divina. E a água em geral simboliza a bênção de Deus e o renovamento espiritual (Salmos 23,2; Isaías 32,2; 35,6; 41,18). Sobretudo na visão de Ezequiel (47,1-12), a água corre debaixo do Templo e simboliza a bênção que Deus dá a seu povo. E Jeremias descreve o Senhor como “fonte de água viva” (Jeremias 17,13), expressão usada por João em referência aos que crêem (João 7,38). João, no diálogo com a Samaritana, também sublinha como Jesus traz “água viva” (João 4).

No Novo Testamento é sublinhado ainda a ligação entre água e vida eterna, dom supremo de Deus (João 4,14; Apocalipse 7,17; 21,6; 22,1.17). Em Efésios 5,26 e Hebreus 10,22 a água, como elemento do Batismo, purifica do pecado.

Talvez o papel da água como matéria para a purificação tenha feito crescer a fé na água benta como elemento de cura. No mundo judaico o lavar-se era um aspecto fundamental também no ambiente do culto. O povo também era aspergido (Números 8,7) e existia um ritual de purificação para os sacerdotes (Números 19,1-10), mas também a água eliminava a impureza de todos (Levíticos 11,40; 15,5ss; 22,6; Deuteronômio 23,11s). Existia, inclusive uma ‘bacia’ com água na Arca da Aliança, que lembrava a todos que antes de se apresentar diante de Deus precisava se purificar (Êxodo 30,18-21).

Esses elementos, com certeza, formam a base sobre a qual se contruiu a teologia sobre o batismo. Esse quadro também pode nos iluminar na interpretação dos milages onde a água desempenha o seu papel: a cura de Naamã, graças à intervenção de Eliseu, que diz para ele lavar-se nas águas do Jordão (2Reis 5); a cura do enfermo na piscina de Betesta (João 5).

Leia também a resposta à pergunta Qual o significado da palavra "água" no texto, "se não nascer da água e do espírito"?

29187 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook