Gostaria de saber se na Bíblia está escrito quantos anos Noé pregou o evangelho? Há quem diga que ele pregou 120 ano.

Pergunta de Mizael, Ipirá
Resposta de Luiz da Rosa, em 09/10/2008


Leia mais sobre Noé

2Pedro 2,5 diz que Noé foi salvo, na época do dilúvio, por que era anunciador da justiça. Nesse sentido poderíamos ler a história da vida de Noé como um anúncio do evangelho, da boa nova, do modo de vida segundo a vontade de Deus. De fato, Gênesis, que conta a história de Noé, diz que era um homem justo, íntegro entre seus contemporâneos, e andava com Deus (Gênesis 6,9). A respeito dos personagens que viveram antes de Cristo, aqueles do Antigo Testamento, normalmente não dizemos que "pregaram o Evangelho", se entendemos "Evangelho" como um termo para indicar a mensagem específica, materialmente falando, de Jesus. Contudo podemos falar de evangelho no Antigo Testamento se o entendemos com "vontade de Deus".

A Bíblia não fala em nenhuma passagem de um período limitado de 120 anos na vida de Noé. Depois de contar a história do dilúvio (Gênesis 6 – 9), a narração bíblica termina simplesmente dizendo que Noé, depois do dilúvio, viveu 350 anos, sendo que no total os anos da vida dele foram 950.

3062 visitas

11 comentários

Postar um comentário

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 26/04/2014

    Caro G. Mello (Recife-PE), a Paz de Cristo! Analise comigo: Porque alguém não conhece 50% das ruas de São Paulo, não significa que “ELAS NÃO EXISTAM”. Porque a Bíblia não afirma que São José, o pai adotivo de Jesus, morreu! Nem por isso, ele ainda está vivo entre nós hoje!!! ===E ainda, o Salmo 19:1,2 e 3; afirma: “Os céus manifestam a Glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”.=== Se for seguir a tua linha de interpretação (só vale o que está escrito na Bíblia), então os céus jamais poderiam anunc...

  • G. Mello (Recife-PE) - 25/04/2014

    Paz de Cristo, Desculpa ser direto no assunto ate então varias pessoas tem suas opiniões, porém infelizmente dentro da biblia não existe eu acho, ou tipo talvez, porisso de forma concreta a biblia nos fala q o projeto de salvação da arca era apenas para Noé e sua familia, sendo assim pela ordem d DEUS Noé ñ poderia colocar mas ninguem, dentro dele, pq entao ele pregaria do tipo: Entrem na Arca para serem Slavos do Diluvio! Noé entao passaria por cima do mandado de DEUS? Obg pela atenção.

  • Carlos (Sçao Paulo) - 23/10/2013

    Não pregou mesmo: Deus escolheu apenas Noé e família e, nem assim, conseguiu acertar na escolha. Partindo dessa família escolhida reconstruiu-se a humanidade com os mesmos defeitos de antes....

  • Roberto Novais (Valença - Bahia) - 22/10/2013

    Quando Deus ordena a Noé: Faze para ti uma arca...e para a sua família. Está demonstrando que Ele já determinou o juízo para o povo, pois, a arca só tinha espaço para sua família e para os animais que iriam entrar. Diante da deterioração da raça humana, disse Deus que se arrependeu de ter criado o homem, porém, achou a Noé que andava com Ele. Portando, a Bíblia não afirma que Noé pregou no período que construiu a arca.

  • Luis (Macapá) - 13/04/2013

    Disseste bem, Ercias, Deus tentou salvar a todos, mas por incompetência Dele a coisa não deu certo. Depois de Deus matar afogados milhões de pessoas e animais, o mundo voltou a ser como antes!

  • Ercias Luiz Correa (Hortolandia) - 13/04/2013

    Eu creio que Deus de alguma forma tentou salvar a todos pois, Noé estava incluído entres os tais e seguia os caminhos do Senhor. Tanto é que a Bíblia nos relata que se multiplicava cada vez mais o pecado, mas a Noé achou graça a seus olhos e chamou-o e lhes disse para construir a Arca pára abrigar a Noé, seus filhos, noras e todos os animais que Deus os enviou.Eu penso que se Noé pregou aos demais chamando-os ao arrependimento, ele descumpriu a ordem de Deus pois, a Arca foi feita segundo as medidas de Deus. Deus v...

  • Joel S. Rodrigues (Americana) - 17/03/2013

    Concordo com o irmão Edson. Faz mais sentido um tempo para arrependimento (..."quando Deus aguardava com paciência enquanto se edificava a arca...") que um tempo de limitação da vida. Graça e Paz.

  • Ezequias Júnior (Natal RN, Brasil) - 02/10/2010

    Estudando a Bíblia, não vi nenhuma referencia a esse tempo (120 anos de proclamação do dilúvio). A Bíblia diz, que Noé tinha 500 anos quando lhes nasceram os filhos. Não exatamente trigêmeos, como já ouvi falar; pois a Bíblia fala que Cam era o filho menor (Gn 9.24) e que Sem era mais velho que Jafé (Gn 10.21). Sem, o mais velho dos filhos de Noé, tinha cerca de 97 ou 98 anos, no inicio do Dilúvio (ver Gn 11.10 - cem anos..., dois anos depois do dilúvio). Já que o dilúvio durou cerca de um ano (Gn 7.11 e 8.1...

  • Edson Gonçalves da Silva (46) - 05/05/2010

    Caro irmãos, se compararmos I Pedro 3:19 e 20 com Gênesis 6:3, concluiremos que o apóstolo Pedro está nos explicando que através do Espírito Santo, por cento e vinte anos, Cristo tentou salvar a humanidade daquela época. Em Gênesis 6:3 diz que o Espírito Santo não agiria para sempre, ou seja, ilimitadamente, com aquela geração, e aí Deus fixou o tempo em que Seu Espírito agiria em favor dos antidiluvianos: cento e vinte anos. Esta é a resposta.

  • rubens (Jandira São Paulo) - 27/03/2010

    Em Gênesis 5:32 fala da idade de Noé 500 anos. Quando ele e sua familia entram na arca tinha 600 anos de idade 7:6. Então podemos concluir que durante 100 anos ele anunciou a Palavra de Deus e trabalhava na construção da arca.

  • Paulo Luz Moreira (Osasco) - 26/11/2008

    Concordo com o comentario do irmão De fato a Biblia não deixa claro que ele pregou 120 anos,alguns comentaristas sugerem Gn 6.3 como base para esta afirmação, que também não me contenta, mas o que importa é que Noé foi obediente e pregou.