Gostaria de saber se na Bíblia está escrito quantos anos Noé pregou o evangelho? Há quem diga que ele pregou 120 ano.

Pergunta de Mizael, Ipirá
Resposta de Luiz da Rosa, em 09/10/2008


Leia mais sobre Noé

2Pedro 2,5 diz que Noé foi salvo, na época do dilúvio, por que era anunciador da justiça. Nesse sentido poderíamos ler a história da vida de Noé como um anúncio do evangelho, da boa nova, do modo de vida segundo a vontade de Deus. De fato, Gênesis, que conta a história de Noé, diz que era um homem justo, íntegro entre seus contemporâneos, e andava com Deus (Gênesis 6,9). A respeito dos personagens que viveram antes de Cristo, aqueles do Antigo Testamento, normalmente não dizemos que "pregaram o Evangelho", se entendemos "Evangelho" como um termo para indicar a mensagem específica, materialmente falando, de Jesus. Contudo podemos falar de evangelho no Antigo Testamento se o entendemos com "vontade de Deus".

A Bíblia não fala em nenhuma passagem de um período limitado de 120 anos na vida de Noé. Depois de contar a história do dilúvio (Gênesis 6 – 9), a narração bíblica termina simplesmente dizendo que Noé, depois do dilúvio, viveu 350 anos, sendo que no total os anos da vida dele foram 950.

1375 visitas

9 comentários

Postar um comentário

  • Carlos (Sçao Paulo) - 23/10/2013

    Não pregou mesmo: Deus escolheu apenas Noé e família e, nem assim, conseguiu acertar na escolha. Partindo dessa família escolhida reconstruiu-se a humanidade com os mesmos defeitos de antes....

  • Roberto Novais (Valença - Bahia) - 22/10/2013

    Quando Deus ordena a Noé: Faze para ti uma arca...e para a sua família. Está demonstrando que Ele já determinou o juízo para o povo, pois, a arca só tinha espaço para sua família e para os animais que iriam entrar. Diante da deterioração da raça humana, disse Deus que se arrependeu de ter criado o homem, porém, achou a Noé que andava com Ele. Portando, a Bíblia não afirma que Noé pregou no período que construiu a arca.

  • Luis (Macapá) - 13/04/2013

    Disseste bem, Ercias, Deus tentou salvar a todos, mas por incompetência Dele a coisa não deu certo. Depois de Deus matar afogados milhões de pessoas e animais, o mundo voltou a ser como antes!

  • Ercias Luiz Correa (Hortolandia) - 13/04/2013

    Eu creio que Deus de alguma forma tentou salvar a todos pois, Noé estava incluído entres os tais e seguia os caminhos do Senhor. Tanto é que a Bíblia nos relata que se multiplicava cada vez mais o pecado, mas a Noé achou graça a seus olhos e chamou-o e lhes disse para construir a Arca pára abrigar a Noé, seus filhos, noras e todos os animais que Deus os enviou.Eu penso que se Noé pregou aos demais chamando-os ao arrependimento, ele descumpriu a ordem de Deus pois, a Arca foi feita segundo as medidas de Deus. Deus v...

  • Joel S. Rodrigues (Americana) - 17/03/2013

    Concordo com o irmão Edson. Faz mais sentido um tempo para arrependimento (..."quando Deus aguardava com paciência enquanto se edificava a arca...") que um tempo de limitação da vida. Graça e Paz.

  • Ezequias Júnior (Natal RN, Brasil) - 02/10/2010

    Estudando a Bíblia, não vi nenhuma referencia a esse tempo (120 anos de proclamação do dilúvio). A Bíblia diz, que Noé tinha 500 anos quando lhes nasceram os filhos. Não exatamente trigêmeos, como já ouvi falar; pois a Bíblia fala que Cam era o filho menor (Gn 9.24) e que Sem era mais velho que Jafé (Gn 10.21). Sem, o mais velho dos filhos de Noé, tinha cerca de 97 ou 98 anos, no inicio do Dilúvio (ver Gn 11.10 - cem anos..., dois anos depois do dilúvio). Já que o dilúvio durou cerca de um ano (Gn 7.11 e 8.1...

  • Edson Gonçalves da Silva (46) - 05/05/2010

    Caro irmãos, se compararmos I Pedro 3:19 e 20 com Gênesis 6:3, concluiremos que o apóstolo Pedro está nos explicando que através do Espírito Santo, por cento e vinte anos, Cristo tentou salvar a humanidade daquela época. Em Gênesis 6:3 diz que o Espírito Santo não agiria para sempre, ou seja, ilimitadamente, com aquela geração, e aí Deus fixou o tempo em que Seu Espírito agiria em favor dos antidiluvianos: cento e vinte anos. Esta é a resposta.

  • rubens (Jandira São Paulo) - 27/03/2010

    Em Gênesis 5:32 fala da idade de Noé 500 anos. Quando ele e sua familia entram na arca tinha 600 anos de idade 7:6. Então podemos concluir que durante 100 anos ele anunciou a Palavra de Deus e trabalhava na construção da arca.

  • Paulo Luz Moreira (Osasco) - 26/11/2008

    Concordo com o comentario do irmão De fato a Biblia não deixa claro que ele pregou 120 anos,alguns comentaristas sugerem Gn 6.3 como base para esta afirmação, que também não me contenta, mas o que importa é que Noé foi obediente e pregou.