Alô Ivete de !

A compreensão do significado da pergunta da fala de Jesus “não atirai pérolas aos porcos”, faz parte de um conjunto encontrado em Mateus 7,1-12. Ali Jesus exorta uma serie de advertências incluindo esta. As advertências coroam tudo aquilo que Jesus vem dizendo aos seus discípulos. O capítulo inicia com o “não julgues”, segue com o cisco e a trave no olho e no versículo 6 assim está:

 

“6 Não deis aos cães o que é santo, nem atireis as vossas pérolas aos porcos, para que não as pisam e,voltando-se contra vós, vos estraçalhem”. ( Mateus 7,6) Bíblia de Jerusalém.

 

Esta sentença de Jesus tem referência á prudência que todo o evangelizador deve ter na difusão dos “mistérios”do Reino de Deus” (conf. Mt 13,10-15). Alguns exegetas entendem os cães, como sendo os pagãos, muito difundido entre o judaísmo e os porcos com os maus cristão, que não queriam entender ou se fazem de surdos a palavras de Deus. Nos perguntando o porque são citados animais neste texto, a explicação pode ser esta: simplesmente para dizer que muitos ouvintes da palavra tem incapacidade de juízo religioso a semelhança dos animais.

Conferindo o texto não identificamos que tipo de pessoas Jesus quer exemplificar, se são judeus hóstis a palavra de Deus ou que sejam pagão, que desprezam a palavra de Deus.

Se quisermos nos ater a questão do vocábulo “santo” que aparece poderemos entender que deveríamos evitar levar ao conhecimento da doutrina santa e preciosa a aqueles que são incapacitados de apreciá-la ou mesmo vivencia-la. Este grupo faria mau uso da doutrina, se beneficiando a eles mesmos.

 

Fonte:

Storniolo, Ivo, Como entender o evangelho de Mateus, série Como ler a Bíblia, pág. 69ss, Paulus, São Paulo 1991.