Olá Fernando, de Castanhal,

O texto de Lc 2,36-38 apresenta algumas informações sobre Ana. Ela é uma profetisa, da tribo de Aser e filha de Fanuel. E quando se casou permaneceu casada por 7 anos e depois ficou viúva. No tempo em que encontrou o menino Jesus, o texto diz que ela estava com 84 anos de idade. Por isso a idade dela era 84 anos, mas o tempo que ficou viúva não podemos afirmar corretamente, porque não há uma indicação da idade dela quando se casou.

 Segundo a tradução da Bíblia de Jerusalém temos: “Havia também uma profetisa chamada Ana, de idade muito avançada, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Após a virgindade, vivera sete anos com o marido; ficou viúva e chegou aos oitenta e quatro anos. Não deixava o Templo servindo a Deus dia e noite com jejuns e orações (Lc 2 36-37)”.

Na tradução do Almeida, Revista e Corrigida, encontramos: “E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações de noite e de dia” (Lc 2, 36-37).

Não podemos esquecer que ela era uma profetisa e após ficar viúva se manteve louvando a Deus e se fortalecendo com orações e jejuns no templo. Sua reação a ver o Menino Jesus foi de transmitir a todos que esperavam o Messias, que Ele havia chegado.

Que neste tempo em que celebramos o Natal de Jesus possamos como Ana nos alegrar e nos maravilhar com o nascimento do nosso Salvador. E que também saibamos anunciar Jesus a todos que precisam conhecer o amor de Deus por toda a humanidade, ao nos enviar seu Filho amado.