Qual foi o primeiro sacrifício da Bíblia?

Pergunta de Rafael Moura, São Paulo
Resposta de Luiz da Rosa, em 21/12/2012


Leia mais sobre Sacrifício

Como contado pela Bíblia, o primeiro sacrifício foi aquele oferecidos por Caim e Abel, narrado em Gênesis 4. Essa foi também a causa da discórdia entre os irmãos, que teve como consequência o assassínio de Abel por parte de Caim.

O Sacrifício, na sua natureza, é um ritual que lembra ao ser humano a sua ligação com a esfera divina. A forma mais radical dessa expressão é o sacrifício humano. Com o tempo, e em muitas culturas, os objetos ou animais substituiram o sacrifício humano. Em todos os casos, qualquer outro dom oferecido em sacrifício deve ter uma relação real com o ser humano, para que ganhe um valor substituitivo.

Para os cristãos, Cristo é o sacrifício definitivo. A partir de Jesus, se consolidou a experiência religiosa como uma abertura ao amor e, por isso, o verdadeiro sentido do sacrifício se encontra na doação feita por amor. Através dessa doação o sacrifício ritual fica superado, embora, como um sinal, não seja suprimido.

1675 visitas

1 comentário

Postar um comentário

  • Deseree Silva Carneiro (Boa vista-RR) - 05/04/2013

    Eu sou uma simples aprendiz.....me ajudem!! mais eu li em algum lugar q o primeiro sacrifício foi o do cordeirinho com o uso de sua pele para cobrir a nudez de Adão e Eva. Sera q eu li errado? Alguém pode me ajudar???