Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual foi o pecado de Jezabel?



  • Pergunta de Alzenira, Trindade
  • 86259
  • 08/09/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Jezabel |


Jezabel é uma rainha de Israel, conforme conta 1Reis. Era fenícia, filha do rei de Tiro, e casou-se com Acab (874-853 antes de Cristo). É no tempo desse rei do Reino do Norte que atua o profeta Elias.
1Reis 16 conta desta forma o ambiente de pecado que circunda o governo de Acab: Acab, filho de Amri, fez o mal aos olhos de Iahweh, mais do que todos os seus antecessores. Como se não lhe bastasse imitar os pecados de jeroboão, filho de Nabat, desposou ainda Jesabel, filha de Etball, rei dos sidônios, e passou a servir Baal e a adorá-lo; erigiu-lhe um altar no templo de Baal, que construiu em Samaria.Fundamentalmente parece que o culto a Baal introduzido pelo rei tenha sido causado pela rainha Jezabel. Sem dúvida esse é o pecado fundamental. Apesar disso lemos em 1Reis 18,4 que ela também massacrou os profetas de Iahweh. Na corte existiam também profetas da deusa Aserá (comiam à mesa de Jezabel - 1Reis 18,19).

Jezabel comete ainda um outro pecado, contado em 1Reis 21. Próximo ao palácio do rei Acab havia uma vinha, pertencente a Nabot. O rei queria aquele terreno para si, mas o proprietário lhe negou. Então a rainha, sabendo disso, armou um plano para matar Nabot, acusando-o de ter amaldiçoado ao rei e a Deus. Sob essa falsa acusação foi apedrejado e a vinha passou ao rei.
Esse grande pecado causa a ira de Iahweh, que manda o profeta Elias a anunciar: No mesmo lugar em que os cães lemberam o sangue de Nabot, os cães lambertão o teu (de Nabot). (...) Farei cair sobre ti a desgraça: varrerei a tua raçã, exterminarei os varões da casa de Acab. (...) Também contra Jezabel Iahweh pronunciou uma sentença: “os cães devorarão jezabel no campo de Jezrael”

Apocalipse 2,20 menciona uma outra Jezabel, da cidade de Ihvatira, que é acusada de prostituição.

86259 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook