Olá Marileide Dias da Silva de Ceres / GO!

 

Interessante está pergunta Bíblica. Em apenas alguns meses chega até nós duas vezes. A forma da pergunta está mais para responder uma aposta Bíblica, entre dois estudiosos dos livros sagrados, do que realmente aquilo que a frase biblicamente poderia esclarecer.

Na primeira pergunta já respondida foi por uma resposta entre “sim e não”. Está na Biblia ou não. A resposta foi: NÃO. Indico a consulta no site: “Não cai uma folha da árvore, sem a permissão de Deus”, esta frase tem Bíblia? Responda sim ou não! Pergunta de Maksuel Ferreira Brito, Brasília / DF, a resposta de Odalberto, em 23/10/2012.

“A resposta é não!

Existe algumas semelhanças com outros versículos da Bíblia, mas nenhum fala de folha da árvore. Por exemplo: em Isaías 40,12-31, vemos como ele tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Alguns comentários bíblicos chegam afirmar, que não é um versículo bíblico e encontramos no Alcorão. “Ele possui as chaves do incognoscível, coisa que ninguém, além d’Ele, possui; Ele sabe o que há na terra e no mar; e não cai uma folha (da árvore) sem que Ele disso tenha ciência; não há um só grão, no seio da terra, ou nada verde, ou seco, que não esteja registrado no livro lúcido” (6ª Surata versículo 59)

Para a pergunta que foi dirigida a resposta continua sendo mesma. Não encontramos nenhuma frase igual a esta na Bíblia e que seguidamente citamos “que não cai uma folha de uma árvore sem a permissão de Deus?” Como a pergunta e insistente, quase me veio à dúvida, e ampliei a pesquisa, procurei saber o que outros falam disto. O que encontrei são tentativas de justificar o que a frase diz, os cuidados de Deus para com a sua criatura humana. Dentre as considerações das pessoas coloco algumas interessantes, sem esgotar o assunto:

1 – “Sempre falei muito nesta frase, a considerava como bíblica, mas uma vez que fui contrariado, procurei no texto bíblico e nada encontrei, passei a acreditar que ainda não conhecia o texto bíblico suficientemente”.

2 – “Outro aponta o Salmo 23,1 como resposta a pergunta, pelo menos na semelhança”.

3 – Outro se contenta dizer que ela esta no Alcorão, 6° surata versículo 59, mas vale para qualquer religião.

4 – Outros apontam Lucas 12,7.

“E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.” e conclui que Deus está no controle de todas as coisas e há um propósito para tudo debaixo dos céus.

5 – Indicam o livro do Eclesiastes 3 “que diz a tempo para tudo debaixo do céu, até para uma folha cair.”

6 – Outros apenas respondem esta frase é um dito popular....