Qual é a ordem cronológica correta de se ler a Bíblia e porque ela não está na ordem certa? Quais foram as pessoas responsáveis em organizar a Bíblia em Antigo e Novo Testamentos? Por que na bíblia dos judeus não existe o Novo Testamento? Como podemos saber se a interpretação que fazemos da Bíblia é correta, não tendo outro sentido na língua original que foi escrita?

Pergunta de Robson Rocha de Oliveira, Diadema
Resposta de Luiz da Rosa, em 18/08/2008


Leia mais sobre Autores da Bíblia

Robson, a sua pergunta, tem pelo menos dois aspectos importantes. O primeiro tem a ver com o assim chamado “cânon bíblico” (a lista dos livros considerados como inspirados) e o segundo com a interpretação/tradução.

O primeiro aspecto, sobre o cânon, ajuda a entender a diferença entre as diversas bíblias, sobretudo entre as bíblias católicas e protestantes/evangélicas. Já abordamos, de forma exaustiva, essa temática. Aqui faço apenas um resumo objetivo da complexa história. Há essencialmente uma diferença no Antigo Testamento sobre o número dos livros bíblicos e também quanto à ordem; na bíblia cristã há uma ordem e na Bíblia Hebraica uma outra. Quanto ao Novo Testamento a ordem é sempre a mesma e também os livros são iguais em todas as bíblicas cristãs. Na Bíblia Hebraica, como veremos, não existe o Novo Testamento.

Em relação a quem definiu a lista dos livros bíblicos (73 livros na bíblica católica e 66 naquela dos protestantes/evangélicos), não podemos falar de uma pessoa em particular, mas de acontecimentos A igreja católica definiu a “lista dos livros” bíblicos (o cânon) durante o Concílio de Trento (de 1545 a 1563), embora já no III século depois de Cristo a maioria dos livros de hoje constavam na lista. A diferença entre as bíblias cristãs aparece com Lutero. Ele não retinha em alta consideração os livros de Ester, Carta aos Hebreus, Carta de Tiago, Carta de Judas e Apocalipse. Chamou a Carta de Tiago de “carta de palha”. Sobre o Apocalipse chegou a afirmar que “não via como o Espírito Santo pudesse tê-lo produzido”. Apesar disso, não excluiu tais livros da Bíblia. O problema existe, porém, com certos livros do Antigo Testamento: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1 e 2 Macabeus, ao lado de partes de Ester e Daniel (i. é, Est 10,4-16,24; Dn 3,24-90; 13-14). Esses textos não aparecem nas bíblias dos protestantes, embora existam naquelas dos católicos. De qualquer forma, na tradução de Lutero, eles estavam presentes, mas em uma sessão especial. De fato ele não os considerava sem valor, embora não serviam, segundo a sua teologia, para fundamentar a fé. Lutero chamou esses livros de “Apócrifos”. Esses livros originalmente foram escritos em grego e por isso não existem na Bíblia Hebraica, a bíblia dos judeus, cuja lista foi definida por volta do ano 90 depois de Cristo. Até essa data não existia uma lista determinada. Os judeus do tempo de Cristo, que se tornaram cristãos, usavam uma bíblia em grego, uma tradução da Bíblia Hebraica, chamada de LXX, ou Septuaginta. Nesta versão da Bíblia, que foi a versão usada na comunidade primitiva dos cristãos, os 7 livros em questão estavam presentes. Depois de Lutero, nas edições protestantes sucessivas, os livros ‘críticos’ do Novo Testamento foram incluídos, enquanto que aqueles 7 do Antigo Testamento foram excluídos.

A Bíblia Hebraica é composta somente pelos livros do Antigo Testamento porque os judeus não crêem em Jesus como o Messias. Ele deve ainda vir. Por isso aquilo que deriva de Cristo, para eles, não tem valor de palavra inspirada e não são “Escrituras”.

Não há um responsável pela divisão em Antigo e Novo Testamento. A divisão é cronológica. Todos os livros escritos antes de Cristo formam o Antigo Testamento. Cristo inaugura, na visão cristã, uma nova aliança, um Novo Testamento. De fato todos os livros do Novo Testamento tratam de Cristo, foram escritos tendo como pano de fundo a vida de Cristo e da primeira comunidade cristã.

Em relação à ordem dos livros, como disse, não há problema para o Novo Testamento, invés existe algum para o Antigo. Ripetindo, os judeus, por volta do ano 90 depois de Cristo, em Iamnia, definiram a própria lista dos livros bíblicos. Nessa ocasião dividiram os livros em 3 grupos: a Lei (do Gênesis até Deuteronômio), os Profetas (do Livro de Josué até Malaquias) e os Escritos (os outros livros, dos Salmos até as Crônicas). Esta ordem dos livros da Bíblia Hebraica diverge um pouco das versões cristãs do Antigo Testamento, que seguiram a ordem transmitida pela tradução grega, chamada LXX (Septuaginta), seja a bíblia católica que aquela protestante/evangélica.

Abaixo você pode ver a diferença na ordem dos livros bíblicos do Antigo Testamento.

Bíblia Hebraica
Bíblia Católica
Bíblia Protestante
 
Lei (Torah)
1. Gênesis
2. Êxodo
3. Levítico
4. Números
5. Deuteronômio
 
Profetas (Nebiim)
6. Josué
7. Juízes
8. 1 Samuel
    2 Samuel
9. 1 Reis
    2 Reis
10. Ísaías
11. Jeremias
12. Ezequiel
13. Doze profetas
 
Demais Escritos (Ketubim)
14. Salmos
15. Jó
16. Provérbios
17. Rute
18. Cântico dos Cânticos
19. Eclesiastes (Qohelet)
20. Lamentações
21. Ester
22. Daniel
23. Esdras e Neemias
24. 1 Crônicas
      2 Crônicas

 
Pentateuco
1. Gênesis
2. Êxodo
3. Levítico
4. Números
5. Deuteronômio
1. Gênesis
2. Êxodo
3. Levítico
4. Números
5. Deuteronômio
 
Livros Históricos
6. Josué
7. Juizes
 8. Rute
 9. 1 Samuel
10. 2 Samuel
11. 1 Reis
12. 2 Reis
13. 1 Crônicas
14. 2 Crônicas
15. Esdra
16. Neemias
17. Tobias
18. Judite
19. Ester (hebraico + grego)
20. 1 Macabeus
21. 2 Macabeus
6. Josué
7. Juízes
8. Rute
9. 1 Samuel
10. 2 Samuel
11. 1 Reis
12. 2 Reis
13. 1 Crônicas
14. 2 Crônicas
15. Esdras
16. Neemias
17. Ester (hebraico)
 
Livros Sapienciais
22. Jó
23. Salmos
24. Provérbios
25. Eclesiastes (Coélet)
26. Cântico dos Cânticos
27. Sabedoria
28. Eclesiástico (Sirácida)
18. Jó
19. Salmos
20. Provérbios
21. Eclesiastes (Coélet)
22. Cântico dos Cânticos
 
Livros Proféticos
29. Isaías
30. Jeremias
31. Lamentações
32. Baruc
33. Ezequiel
34. Daniel (Grego e Hebraico)
35. Doze Profetas (12 livros)
23. Isaías
24. Jeremias
25. Lamentações
26. Ezequiel
27. Daniel (hebraico)
28. Doze Profetas (12 livros)
     
 

Novo Testamento

27 livros

Novo Testamento

27 livros



Outro questão que você põe é sobre a ordem em que a Bíblia deve ser lida e por que esta ordem já não está correta na própria Bíblia. Há algum tempo a Ombretta deu uma resposta sobre a ordem de leitura da Bíblia. A ordem dos livros bíblicos é mais ou menos cronológica. Há excessões em alguns livros, como por exemplo, os livros dos Macabeus (presentes apenas nas bíblicas católicas) foram escritos pouco antes de Cristo, mas aparecem, na ordem, antes de Jeremias, que teria sido escrito cerca de 300 anos antes. Também as cartas de Paulo foram escritas antes dos Atos dos Apóstolos, mas no Novo Testamento primeiro vem Atos e depois as cartas de Paulo. Contudo, não se preocupe com isso, pois não há muita importância; siga os conselhos da Ombretta.

E, finalmente, chegamos à última questão, sobre o verdadeiro sentido das palavras bíblicas. Essa sua dúvida é muito importante, pois você percebeu que nem sempre temos em mãos boas traduções do texto sagrado. Para quem não sabe grego e hebraico e não pode ler o texto original, não há muita solução, exceto confiar na coerência da tradução que tem em mãos. O único conselho que se pode dar é comprar uma edição realizada com escrúpulo científico.

39913 visitas

44 comentários

Postar um comentário

  • Rogério Macedo (TERESINA) - 31/03/2013

    a graça e a paz a todos o que eu quero diser atodos que cristo morreu para nos dar a vida e com abundancia não da forma como o pensa o homem porque o pernsamento de Deus não é o mesmo do homem é totalmente diferente Deus ama o pecador mas odeia o pecado é por isso que é diferente por que ELE o criador não ver como o homem ver Deus quer a liberdade dos seres para adoração e naõ estravagar na perdição do mundo que é" bom aos vossos olhos" a liberdade do homem é totalmente diferente é do jeito dele achando que fase...

  • Rogério Macedo (TERESINA) - 31/03/2013

    olá amigos, vejam o que Jesus disse em joão 14-6 eu sou o caminho a verdade e vida ninguem vem ao Pai se não por mim, e ele disse mais em joão 15 ninguem pode faser tais coisas se EU não estiver com ele porque eu sou o mediador entre Deus e os homens Itimoteo 2;5 meditem na bíblia naõ para discutir mas para encontrar a plena liberdade em Jesus Cristo Amem.

  • EDSON TAVARES DE SOUZA (CAMPO GRANDE) - 13/02/2013

    POR DIVERSAS VEZES JA OUVI COMENTARIOS DO TIPO: O QUE ESTA ESCRITO NO LIVRO DO GENESIS, NAO ACONTECEU. TUDO O QUE ALI ESTA E FIGURA DE LINGUAGEM. E COMO SE FOSSE UM CONTO FICTICIO. E COMO FICA ESSA SITUCAO EM SE TRATANDO DA FE DO POVO SIMPLES. O QUE DIZER A ELES, QUE DE FATO ACONTECEU NO INICIO DA CRIACAO? E O QUE ACONTECE COM O CONTEUDO DOS OUTROS LIVROS? DEVE-SE MANTER A MESMA LINHA DE PENSAMENTO SEMELHANTE AO LIVRO DO GENESIS?

  • Erivaldo (Salvador) - 16/01/2013

    Não devemos questionar a alguem que não tenha condições de responder. www.ocaminhoantigotv

  • Erivaldo (Salvador) - 16/01/2013

    Bom dia, voce é muito inteligente, parabens, há varios escritos e daí, qual o problema nisso? Em que voce acredita? Voce crê no Filho de Deus, Jesus Cristo? Que Ele veio SALVAR A NOSSA ALMA? 1 Ped. 1;9 Fé para a SALVAÇÃO de nossa ALMA. Ter fè em Cristo não é facil, Principalmente pessoas que demonstram certa sabedoria, é dificil mesmol. O importante Sr. É sabermos a verdade, toda a verdade, se voce ainda não encontrou, encontrará, tenho certeza disso

  • Fuad Sad Said ( São Paulo) - 16/01/2013

    ola paz , comprei uma bíblia por ordem cronológica onde o livro de jó é o primeiro,qual a confiabilidade?r

  • Enzo (Votorantim) - 06/11/2012

    "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (1° João 2:1) "Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos." (Atos 17:30,31)

  • Gustavo (Nova Iguaçu - RJ) - 04/09/2012

    Se DEUS é só amor, como muitas pessoas dizem =(e quem diz isso é porque não quer obedecer a DEUS, e usa isso como argumento para se justificar, porque O PECADO É PRAZEROSO E CONFORTÁVEL),então por que o Senhor JESUS disse em: S.Mateus cap:25 vers:31a46?? "E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à ...

  • natalia (itaqua) - 17/08/2012

    Deus vai muito além de religiosidade, títulos, crenças ou qualquer outra coisa parecida... ELE AMA A TODOS NÓS!

  • Walter Lukeny (Luanda) - 14/08/2012

    Bom dia, por favor leia (isaias 28.10-13) aí xplica k a biblia não tem uma orgem d leitura, ou seja os livros são dependentes de outros livros (é mais o novo testamento), e é isso k eu sei xpero k sirva para alguma coisa, k DEUS o abençoe. AMEN

  • gabbii (catanduva) - 21/07/2012

    Li alguns comentarios. Acho que perdemos muito tempo brigando entre religioes que esquecemos a mensagem de Cristo.A verdade é que devemos tudo a Ele. Não somos nada sem Ele que nos amou a ponto de dar sua vida por nós e é isso que devemos ter em mente.Deus nos ama e ele é justo,e é exatamente por isso que seremos julgados-pq ele é justo.afinal,de que adiantaria ser uma boa pessoa se no fim ele deixaria ela por elas e não nos cobraria a maldade dos pecados? Mas devemos tambem acreditar que ele é fiel e justo para ta...

  • GASPARIN ((SBC)) - 11/05/2012

    IRIS minha irmã, em poucas palavras em seu texto vc negou, julgou, negou sua propria crença e dilatou crenças religiosas criadas pelos homens IRIS DEUS é AMOR e sua unica Lei é o AMOR .... o resto é crEndisse Acha mesmo que DEUS JULGA? Esquece das palavras de CRISTO: A CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS receberemos pelo que fazemos .. Acredita que um PAI de AMOR deixaria um filho queimar a eternidade no INFERNO? ... Como DEUS seria JUSTIÇA INFINITA se não nos desse nova oportunidade? . Como responde tudo isto? ... Se não ...

  • Iris (Alagoinha) - 05/05/2012

    Deus não se deixa escarnecer, e a sua honra, glória e adoração ELE, o TODO PODEROSO não divide com nenhum outro deus. Sabemos que ELE é amor mas também está bem claro que ELE é fogo consumidor. Um dia, e está bem próximo, JESUS virá e não aceitará desculpas esfarrapadas daqueles que não querem ter um compromisso sério com ELE. Só ELE conhece o nosso íntimo, sabe se queremos ou não reponsabilidade com sua palavra, portanto você que acha que DEUS divide sua glória com esses deuses saiba que DEUS não lhe terá como in...

  • Marcos Carneiro (Rio de janeiro) - 20/04/2012

    Ao lermos a Bíblia, o que importa é buscarmos a linha cristocêntrica, ou seja , aqueles escritos que apontam para o messis prometido desde o Genesis.O que estiver nela e que não foi confirmada por Jesus ou por seus apóstolos, é uma espécie de " constituição revogada".Não podemos também separar o que é profético (aponta para a vinda do Cristo) e o que é histórico (história do povo judeu, nunca esquecendo que durante a teocracia, os judeus atribuiam as decisões dos seus profetas ordens do próprio Deus.Mais ou menos c...

  • olga (campo grande) - 18/02/2012

    Cara Ana. Quando o nosso Jesus veio ao mundo, não veio com placa de nenhuma igreja. Ele não habita em templos feitos por maos de homens e sim dentro de quem O aceita como único Salvador, Senhor e intercessor diante de Deus. Ah, e para esclarecer realmente há "igrejas" que só pensam em dinheiro, mas não generalize as protestantes, ja q a igreja católica foi a que mais indulgências cobrou dos fiéis para conseguir um lugar no céu. E mais, quer igreja mais rica (ouro, terrenos, propriedades, etc) que a igreja católica?...

  • Adailton (São José) - 15/02/2012

    Há uma incorreção na resposta de Luiz da Rosa: Não foi a 'Igreja Católica' (Romana) quem definiu o cânon, isso aconteceu no Concílio de Roma em 382 d.C., posteriormente confirmado nos concílios de Hipona em 393 d.C. e de Cartago em 397 d.C., concílios estes que reuniam todos os bispos. Quanto a 'diferença' no Antigo Testamento, de forma resumida: a Septuaginta, uma tradução das escrituras hebraicas feita no século III a.C., era a Bíblia Hebraica mais difundida, principalmente entre os judeus 'fora' de Israel, e foi...

  • Lu (Rio de Janeiro) - 15/02/2012

    Para Ana(rgt) - Protestantismo não é uma seita e sim uma religião. Para Lorena - Nasci e fui criada dentro da religião católica, assídua nos trabalhos da igreja, e posso afirmar que há sim adoração à imagens nesta religião. Um exemplo: milhares de pessoas q viajam de vários lugares para tocarem na imagem de Pe. Cícero, pois creêm q podem alcançar graças. Ao sr. Fernando - Deus ama o pecador mais abomina o pecado. Exemplos: Deus expulsou Adão e Eva do Paraíso. Inundou a terra com o diluvio. Nem mesmo o Rei Davi, q ...

  • levita-yerudiktus (Rio de Janeiro) - 06/11/2011

    Olá, Sou do ponto de vista que; determinadas generalizações, como por exemplo a que diz respeito a questão das seitas por exemplo, talvez se repercuta como mero produto de (ponto de vista) A idéia que procura estabelecer O PROTESTANTISMO COMO SEITA torna-se, completamente improcedente além de tornar-se, ambivalente aos produtos que procuram desmereçer a HISTORIA DO CATOLICISMO....)Digo e afirmo com toda certeza e convicção que a historia do CRISTIANISMO ME OUTORGA,Martinho Lutero ao capitanear a grande r...

  • Jonathan (Santos) - 06/11/2011

    Em algum lugar do Oriente Médio, por volta do século 10 a.C., uma pessoa decidiu escrever um livro. Pegou uma pena, nanquim e folhas de papiro (uma planta importada do Egito) e começou a contar uma história mágica, diferente de tudo o que já havia sido escrito. Era tão forte, mas tão forte, que virou uma obsessão. Durante os 1 000 anos seguintes, outras pessoas continuariam reescrevendo, rasurando e compilando aquele texto, que viria a se tornar o maior best seller de todos os tempos: a Bíblia. Ela apresentou uma t...

  • Rosana (lauro de freitas) - 05/07/2011

    Para quem quer entender a bíblia é só pedir ajuda ao Espírito Santo, ele sempre a seu lado, peça ajuda e entendimento da palavra e boa leitura. Também gostaria de saber a ordem cronológica que não foi respondida na pergunta.

  • Alex Pedruzzi (Serra - ES) - 30/06/2011

    Eu respeito, mas não concordo com o comentário da Mary. É muito importante ler a bíblia. Mas é fundamental conhecer quando, onde e quem escreveu o que se está lendo. No Novo Testamento, isso não faz tanta diferença, mas no Antigo Testamento, se não procurar fazer isso, poderá achar que existem muitas contradições e até mesmo mentiras. Posso citar, por exemplo, os livros de 2ª SAMUEL e 1ª CRÔNICAS que, até certo ponto, contam praticamente a mesma história, porém com perspectivas diferentes. É por isso que tantas pes...

  • mary (sp) - 22/06/2011

    Pra quem sabe ler e tem interesse em aprender, não importa a ordem. São varios livros, podem estudar um de cada vez.

  • Patrik Ferreira (Rio Acima - MG) - 11/06/2011

    Parabén pela página! Que Deus continue te abençoando! É lógico que não existe ordem certa para se ler a Bíblia. Mas, era bom que você tivesse colocado a ordem cronológica dos textos bíblicos, pois tem haver com a pergunta que foi feita.

  • ana (rgt) - 28/03/2011

    Tem muitas coisas na biblia que as seitas protestantes não ensinam como por exemplo: NÃO ACUMULEIS TESOUROS NA TERRA,ONDE A FERRUGEM E AS TRAÇAS OS CORROE, ONDE OS LADRÕES ROUBAM E FURTAM, ACUMULEIS PARA VÓS TESOUROS NO CEU,ONDE NEM A FERRUGEM NEM AS TRAÇAS OS CORROE,ONDE OS LADRÕES NÃO ROUBAM.ONDE ESTA O TEU TESOURO AI ESTA TAMBEM O TEU CORAÇÃO. ISSO NENHUMA SEITA EVANGELICA ENSINA. JA QUE SABEM TUDO DEVERIAM ENSINAR ISSO TAMBEM. NÃO ACHAM??????

  • Lorena (Brasília) - 25/03/2011

    Li alguns comentários e o que pude perceber é que todos sempre martelam na mesma tecla quanto a Igreja Católica. A suposta idolatria aos santos e a Nossa Senhora. Eu não sou nenhuma especialista, mas o que eu posso dizer com total convicção é que essa idolatria não existi entre os verdadeiros católicos, aqueles que reconhecem a riqueza de uma Igreja fundada pelo próprio Cristo, com seus santos, homens e mulheres com histórias de vida belíssimas e impressionantes de entrega e amor a Deus dessas que não se vê mais ho...

  • Sérgio (São Paulo) - 13/02/2011

    Oque estão fazendo a maioria das grandes igrejas que para enrriqueserem e ganhar estatus não pregam a verdadeira menssagem da cruz e isso me indigna profundamente, querem alargar as portas e ficar barganhando as coisas de Deus desviando-se do plano da salvação e destribuindo "benção e vitórias" de Deus como se Ele desse pra qualquer um assim... vamos nos embazar nas escrituras para que não venhamos a ouvir esses falsos profetas e sim seguirmos os passos de Cristo e não de placas de igrejas e nem de homens pois esse...

  • fabiula brasil (itaguai RJ) - 01/10/2010

    gostei muito deste esclarecimento,mais gostaria de saber:qual foi o primeiro livro a ser escrito,nao o que esta na biblia.tenho quase certeza que foi jo pois nao tem data certa. fiquem com DEUS.

  • Daniel (Gravatal-SC) - 06/08/2010

    Muito boa essa pagina, mais o pessoal devia frequentar com mais frequencia p/ debatermos mais sobre a palavra de Deus demora muito um comentario p/ outro!! o meu e que se queremos realmente entender a Biblia...devemos ler e pedir a revelção p/ o autor que e Espirito Santo!

  • joao luiz (vitoria-es) - 29/07/2010

    Uma razão de porque frequento a igreja é para aprender a estudar a Bíblia , não procuro saber se alguém está fazendo o certo e o errado senão estarei julgando os outros. Devo procurar eu fazer o que é certo aos olhos de Deus que vê tudo, sabe até meus pensamentos e me criou. Como um pai criador devo a ele obediência e respeito e a vontade dele é expressa na Bíblia . A vida é um momento onde nascemos, crescemos e um dia morreremos. Para onde iremos vai depender daquilo que acreditamos. Se eu não creio em algo esse a...

  • joao luiz (vitoria-es) - 29/07/2010

    A Bíblia começa em Genesis 1 verso 1 " No principio criou Deus os céus e a terra". e vai seguindo em outra parte que é Joao 3 verso 16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer, não pereça mais tenha a vida eterna". E diz que em nenhum outro há salvação , então acho que lendo a Bíblia encontraremos várias razões de entender a vida , mais é uma coisa de aceitar, se eu não crer em tudo mas só naquilo que me interessa estarei sendo hipócrita. A bíblia é c...

  • arlindo dos santos (maraba /para ) - 02/07/2010

    e muito inprtanti esse espaço.para nois que gostamos de ler a biblia qeu gostamos de pesqeuza coisa nova a palavra de deus ele sirenova todos os dias....

  • arlindo dos santos (maraba) - 02/07/2010

    essa pasna e muito inportante para nos leitores que gostamos muito de ler.inclussivel pra nos gotamos de fazer pesquisa na biblia

  • Carlos Gomes (Baia da Traição-pb) - 09/06/2010

    Sim, esta escrito: Deus é amor, mas tambem é Justiça. É ai que muitos enganam-se que Deus deixa-rá de cumprir suas palavras por conta do amor, Quando o proprio Deus diz: Os céus e a terra passaram mais as minhas palavras não passara.

  • Ruth (Caucaia) - 05/04/2010

    Seguindo a mesma linha de pensamento do Sr. Fernando, várias coisas condenadas na biblia, mas que dão prazer a carne, e uma falsa alegria seriam toleradas. "O Meu povo perece por falta de conhecimento" Isso a meu ver, parece justificativa para pecador.

  • Rogério Bittencourt da Silveira (Curitiba) - 27/01/2010

    Fiquei muito satisfeito, quanto a elucidação da questão em debate. Iluminou meu entendimento. Deus Abençõe

  • FGT (Campinas SP) - 09/01/2010

    Caro Fernando Silva, a questão é primeiramente se você acredita nas escrituras da bíblia sagrada? Caso não acredite, tudo bem, isto é uma questão de fé e convicção pessoal de cada um, mas se tu crês realmente nas escrituras da bíblia sagrada, vai descobrir que você esta precisando neste momento é conhecimento, ou seja ler pela primeira vez, ou ler novamente de maneira mais atenciosa a bíblia para saber que tudo que você declarou não tem embasamento bíblico algum é apenas convicções, princípios, interpretaç...

  • 007 (4.3) - 16/12/2009

    SR. Fernando Silva com todo respeito, antes de vc. dar respostas a qestões que envolve IDOLATRIA CONDENADA PELO PRÓPRIO DEUS, NO SALMO 115, IS;44 CREIO QUE JÁ É O BASTANTE PARA QUE VC. FIQUE ESCLARECIDO QUANTO AO PECADO DE IDOLATRIA CONDENADO PELO PRÓPRIO DEUS. LEIA COM ATENÇÃO APENAS IS; 44 E VC. COMPREENDERÁ SEU ENGANO. DEUS TE ABENÇOE !

  • Fernando Silva (30) - 15/12/2009

    Resposta para Asael - Curitiba Olá Asael, Quanto a sua pergunta a respeito de crença em imagens e santos, tenho a dizer que Deus é amor. Se Deus é amor, ele certamente não possui inveja dos Santos e das imagens, e nem é egoísta para exigir todo o amor a ele, e ficará muito feliz se a sua criação estiver feliz. Portanto, se eu for feliz, e acreditar em Santos, Maria, Deus, Jesus, entre outros, o meu Deus também estará muito feliz em ver a minha alegria e fé. E tem mais: Deus é tolerante e não vai castigar ning...

  • Robervan (Camaçari-Ba) - 26/09/2009

    Gostaria de ver a ordem cronológica da Bíblia, já que Jó é indicado como o livro mais velho.Digo do livro mais velho p/ o mais novo.

  • ana (rgt) - 08/06/2009

    o deus dos muçulmanos chama-se ALÁ,e o nosso chama-se JESUS, não é o mesmo.

  • cláudio rosa de oliveira (belo horizonte) - 23/04/2009

    Bom Dia Gostaria de saber se o Deus dos Mulçumanos é o mesmo Deus dos Cristãos, e o que o PAPA "Vaticano" ensina sobre isso ? Aguardo a resposta Fiquem com Deus .

  • ana rosa (Registro) - 05/03/2009

    Azael,se vc,tem dúvidas sobre o ensinamento da igreja Catolica,porque vc,não consentra-se só na sua, que com certeza é a correta.E deixa as outras de lado,porque se vc,for se preocupar com todas as religiões,vc,fica louco!São muitas.No mundo deve existir mais de um milhão de religiões diferentes.E esse livro que vc,citou é exclusivo da Igreja Catolica.Se ela tivesse visto algum erro,certamente ela o teria tirado,como fez com muitos outros.PAZ E BEM!

  • José Cleiton (Mucambo - Ce) - 06/02/2009

    A Bíblia diz: "Crê no Senhor e será salvo Tu e a Tua casa". Essa é uma palavra fiel, pois revela o verdadeiro siginificado da profecia que Cristo nos ensinou. Isso prova que em nenhum outro há salvação, a não ser por Ele. Precisa apenas que todos sigam este ensinamento. Jesus jamais irá dividir a sua glória com ninguém. Deus é Onipotente, Onisciente e Onipresente. Somente Ele é assim. Quando uma pessoa faz uma promessa com um determinado santo, de uma certa forma mostra que sua fé é maior nesse santo que no ...

  • Asael (Curitiba) - 27/01/2009

    Bom tenho muitas duvidas sobre o ensinamento da igreja catolica POr que no livro de baruc cap 6 A biblia condena a adoração e culto a idolos pelo que eu entendo adoração e somente a Deus se houver Adoração a outros deuse e pecado Isto Inclui todos Inclusive adorar Maria e prostar para qualquer tipo de imagens Gostaria de entender se os padres Não Conhecem as Escrituras sagradas A palavra de Deus Deve SEr Pregada Mas corretamente Independente de religião Denominação seja Evan...