Olá Alessandro de Brasília / DF! Lendo a tua pergunta, tinha na lembrança que já havia respondido, olhei nos temas, clicando a direta da página de entrada do site e lá estava uma pergunta semelhante, e que na resposta incluía a resposta para a pergunta. É a seguinte pergunta: “Qual o maior capítulo da Bíblia?”, pergunta de Lorrany de Santos / SP, e a resposta de Odalberto, em 13/09/2011. Vale a pena conferir. Aparece também um comentário interessante.

A pergunta que fizestes é interessante, pois alimenta a curiosidade sobre a Palavra de Deus. Podemos considera-la como uma curiosidade bíblica. Não é aquilo de mais precioso no conhecimento da palavra de Deus, mas nos mantém ligados à leitura e ao conhecimento do texto bíblico.

Os pesquisadores da Bíblia colocam como o capítulo mais longo da Bíblia o Salmo 119, que possui 176 versículos.

O capítulo mais curto da Bíblia
Por coincidência é no livro dos salmos que vamos encontrar também o capítulo mais curto da Bíblia é o Salmo 117, com dois versículos apenas.

Estas curiosidades a respeito da Bíblia que atraem tanto em especial os nossos jovens que começam a buscar com avidez a palavra de Deus alimentam também as Gincanas Bíblicas. Nas Escolas, nas Igrejas nos grupos de Jovens. Estas trazem centenas de perguntas que desafiam os jovens a pesquisar a palavra de Deus. Estes jovens passam a ter um amor à palavra de Deus, memorizam nas suas mentes e passam a cultivar a pratica da palavra de Deus em seus corações passando-a para a vida.