Edivaldo, a sua pergunta nasce por causa de uma leitura errada da Bíblia. Mas não se sinta culpado. É um modo comum de ler a Bíblia, embora, repito, errado. Os primeiros capítulos da Palavra de Deus não são textos históricos e, portanto, não devem ser lidos como narração de fatos acontecidos. Por trás da história narrada existem elementos mitológicos, que o povo de Deus tomou emprestado das civilizações vizinhas para transmitir a própria compreensão da natureza e da criação, que era distinta daquela dessas civilizações. A mensagem central, presente no texto sagrado, é que tudo foi criado por Deus, que colocou o ser humano como centro da sua obra, reservando a ele um destino precioso. Através da sua palavra, deu ao ser humano instruções que garantiam a sua felicidade (o paraíso), mas, ao mesmo tempo, o deixou livre. Graças à liberdade, grande dom divino, houve o pecado, que levou o ser humano ao homicídio e a todas os outras formas de afastamento de Deus, o criador.

Se você não lê a Bíblia desta forma, seguramente correta, encontrará um mar de dúvidas que nunca encontrarão respostas. Deparar-se com dúvidas não é mal em si, mas criá-las injustamente é correr por estrada errada.

Com palavras secas e duras, poderíamos afirmar que historicamente Adão e Eva, com os filhos Caim, Abel e Set não existiram. Sei que não é fácil colocar isso na cabeça, pois se somos fundamentalistas poderíamos destruir o valor da Bíblia e nos encontrar desorientados. Mas pode ter certeza que essa visão não tira a importância da Palavra de Deus; atribui a ela, invés, um valor superior. Está na hora de crescermos em nossa fé. E pode ter certeza que essa conclusão não é minha, individual. Sei que muitos podem julgar o meu parecer dessa forma. Mas procure ler artigos de cientistas, de outros biblistas e verá que é uma opinião comum, consolidada. Infelizmente poucos têm acesso aos estudos exegéticos e impera ainda uma visão errada desses textos bíblicos.

Convido a ler outras respostas do nosso site, que podem ajudar na compreensão dos primeiros capítulos da Bíblia. Se sentir a necessidade, procure um livro-comentário sobre o Gênesis de algum autor que tenha um certo valor expressivo no mundo exegético. Desta forma comprovará que a nossa resposta não é inusitada, mas lugar comum no campo dos estudos exegéticos.

Outras respostas sobre os primeiros capítulos da Bíblia presentes no site

1. Por que Caim foi para outra cidade e se casou se eles eram os únicos a terem sido criados por Deus até aquele momento? Como existiam outras pessoas?

2. Irmãos já que os dinossauros existiram, onde está mencionado na Bíblia?

3. Quem Povoava a terra quando Caim matou seu irmão, visto que foi preciso marcá-lo para que não fosse assassinado?

4. A teoria dos "pré-adamitas" é compatível com a nossa fé?

5. O mistério da criação