Olá Emanuelle Almeida Toloto de Curitiba / PR.  Começando a resposta a pergunta devemos de início corrigi-la, no Novo Testamento não temos livros históricos, isto é vários, mas sim apenas um os Atos dos Apóstolos que narram em especial os Atos de Pedro e muito sobre os Atos de Paulo, assim também a vida das primeiras comunidades.

De forma contraria o Antigo Testamento que possui 16 livros históricos que narram às histórias do Povo, sua formação lideranças, reis etc., por exemplo, Josué, Juízes, Samuel os Reis, Daví Salomão etc.

Importância do gênero literário do livro:
Um importante passo para a compreensão do texto, de antemão é sabermos que tipo de escrito é o livro, isto é, qual seu gênero literário. Para o Novo Testamento podemos encontrar os seguintes gêneros literários.

- gênero Histórico: Atos dos Apóstolos
- gênero Profético – Apocalipse
- gênero epistolar –  21 carta
- gênero biográfico  - os 4 evangelhos

Porque os Atos dos Apóstolos é um livro histórico

Esta história descrita no livro Atos dos Apóstolos narra o período dos primeiros 30 anos vividos pelas comunidades cristãos no início da evangelização.

Encontramos no primeiro capítulo de Atos os acontecimentos da Ascensão de Jesus, (dando continuidade ao evangelho de Lucas). O autor descreve as atividades de dois apóstolos Pedro e em seguida Paulo. Quando o autor descreve a história de Pedro, se detém em períodos isto é os fatos que vão até o Concílio de Jerusalém narrados no capítulo 15. As narrativas de Paulo são mais longas e compreensíveis, pois Lucas acompanhou Paulo muito perto e descreve sua atividade e viagens missionárias até sua chegada a Roma centro do Império Romano. Tudo indica que Lucas privilegia a narrativa do apóstolo Paulo.

Nota: Pergunta semelhante à formulada: “Qual o livro histórico do Novo Testamento?” Por Viviane Arcos e respondida por Odalberto em 10/10/2011. A resposta foi tomada desta pergunta. Vale a pena conferir.