Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem pescou 153 peixes de uma só vez?



  • Pergunta de Laryssa, Teofilo Otoni
  • 33966
  • 18/07/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Simbolismo | João


Os 153 peixes, como conta o Evangelho de João no capítulo 21, foram pescados por alguns dos discípulos (Pedro, Tomé, Natanael, Tiago, João e outros dois discípulos).

O texto de João diz:
1 Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se deste modo: 2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos. 3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe: Nós também vamos contigo. Saíram e entraram no barco; e naquela noite nada apanharam. 4 Mas ao romper da manhã, Jesus se apresentou na praia; todavia os discípulos não sabiam que era ele. 5 Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, não tendes nada que comer? Responderam-lhe: Não. 6 Disse-lhes ele: Lançai a rede à direita do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam puxar por causa da grande quantidade de peixes. 7 Então aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: Senhor. Quando, pois, Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica, porque estava despido, e lançou-se ao mar; 8 mas os outros discípulos vieram no barquinho, puxando a rede com os peixes, porque não estavam distantes da terra senão cerca de duzentos côvados. 9 Ora, ao saltarem em terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima delas, e pão. 10 Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que agora apanhastes. 11 Entrou Simão Pedro no barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede.

Segundo João esse fato aconteceu depois da ressurreição, quando Jesus aparece aos discípulos. Lucas, invés, coloca o milagre, a assim chamada "pesca milagrosa", no início do ministério de Jesus (5,1-11). Na narração de Lucas, contudo, não se faz menção dos 153 peixes. Em Lucas, esse milagre está à base da vocação de Pedro. De fato, depois da pesca, Jesus diz para Pedro: “Doravante serás pescador de homens”(Lucas 5,10).

33966 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook