Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Li o texto referente a Maria que ungiu os pes de Jesus. O episódio, que aconteceu na casa de Lazaro, diz que sua irmã Maria ungiu os pés de Jesus. Minha pergunta é: Maria, irmã de Lázaro, era pecadora?

Pergunta de Ana Paula , São João Nepomuceno
Resposta de Silvia Togneri, em 25/10/2012


Leia mais sobre Marias Unção João

Olá Ana Paula. Para responder a sua pergunta vamos ver os textos que falam da unção de Jesus realizada por mulheres. O episódio da unção de Jesus, em Betânia, no caso nos pés, é narrado em Jo 12,1-8. João afirma que Jesus está na casa de Lázaro, e que Maria, irmã de Lázaro é quem faz  a unção. Porém, encontramos também narrações da unção de Jesus, no caso em sua cabeça, em Mt 26,6-13 e Mc 14,3-9. Nessas narrações, Jesus também está em Betânia, mas na casa de Simão, o leproso, que havia sido curado da lepra.  E a respeito da mulher que realizou essa unção não há nenhum juízo de valor sobre sua conduta nos três textos mencionados. Assim a respeito de Maria, irmã de Lázaro, por meio deles não há nenhum registro que seria uma pecadora. Como também nos outros textos em que ela é citada: Jo 11,28-33; Lc 10,38-42.

Encontramos em Lc 7,36-50 , também a descrição de uma unção dos pés de Jesus, por uma mulher, que se encontrava na casa de um fariseu, chamado Simão. O local ou cidade não é nominado. O evangelista Lucas é o único que narrando o fato apresenta essa mulher como uma pecadora. Porém, ela não é nominada e por isso, não pode ser identificada com Maria, irmã de Lázaro ou com qualquer outra mulher do grupo de seguidoras de Jesus. Em Lucas ela é uma mulher da cidade. Assim, também não há elementos para dizer que Maria, irmã de Lázaro seria pecadora.

A respeito da mulher mencionada por Lc 7,36-50, o importante foi o seu  amor a Jesus , cf. Lc 7,47. Sua ação demonstrou que ela viu em Jesus, o Messias, o Salvador, e por isso o ungiu com um perfume caro, deixando para trás todas as atitudes que a separavam de Deus, passando a amar somente a Ele. Em todos os textos: Jo 12,1-8; Mt 26,6-13; Mc 14,3-9 e Lc 7,36-50 há uma pré-figuração da unção que Jesus deveria ter recebido depois que morreu. As mulheres o fazem para dizer que Jesus morreu por toda a humanidade e que por toda a humanidade irá ressuscitar.  

3213 visitas

5 comentários

Postar um comentário

  • ad (aracruz) - 24/09/2014

    Toda Maria, João , Paulo, etc. são pecadores. Ser humano é ser pecador.

  • alzana alamerinda da silva (campo grande ms) - 23/09/2014

    Queridos , é bom lembrarmos que a Biblia precisa ser estudada, não apenas lida , pois somente comparando uma coisa com a outra acharemos a causa, a mesma dúvida eu ja tive e fui a fundo na pesquisa , e hoje tenho convicção de que todos esses textos acima citados se referem a um único acontecimento , não sei porque a maioria tem dificuldade de entender que Maria irmã de Lázaro era a pecadora , todos nós temos uma história e um passado , só porque ela era a irmã do amigo de Jesus não poderia ter o seu passado de pec...

  • Edivan Campos (campinas) - 02/08/2014

    Paz a todos ,temos que entender os textos cronologicamente: a)Três meses do ministério de Jesus ter começado, Maria pecadora .(Maria Madalena Lc 8:2)) b)Seis dias antes da Pascoa Maria irma de Lazaro (ungiu os pés Jo 12) c)Dois dias antes da Pascoa Maria irma de Lazaro(ungiu a cabeça mt 26:2) Engraçado que depois as outros mulheres apos a morte de Cristo foram levar unguento para embalsamar o seu corpo,Maria irma de Lazaro não foi ao tumulo pois o ungiu em vida .(Jesus nunca seria embalsamado pois a morte...

  • jorge (curitiba pr) - 26/07/2014

    eu estou pensando em montar uma peça de teatro sobre , lazaro e suas irmãs e não posso montar uma peça fora do que diz a bíblia,,oque eu preciso saber se foi maria irmã de lazaro,,,,ou foi maria madalena que ungiu jesus,,,se foi na casa de lazaro ou se foi na casa de simão,,,,por favor me esclareça e me mande por Email,,,estou aguardando,, a paz ,,

  • Márcio ADV (Serra) - 25/10/2012

    Houve um equívoco da D. Silvia. O texto de João não diz que o jantar foi na casa de Lázaro, mas que foi em Betânia( cidade da família de Lázaro e de Simão,) ONDE ESTAVA LÁZARO. Pelos textos paralelos, podemos ver que o jantar ocorreu mesmo na casa de Simão Leproso, aquele que Jesus curou e se tornou ingrato.