A Páscoa na Bíblia

Páscoa na Bíblia

Eu queria saber quem foi Mateus.

Pergunta de augusto, rj
Resposta de Luiz da Rosa, em 12/07/2008


Leia mais sobre Mateus

Mateus era um dos 12 apóstolos e escreveu um dos 4 evangelhos presentes na Bíblia, o primeiro deles. Era também chamado Levi e a troca de nome pode significar a nova missão, como aconteceu com Pedro e Paulo.

O Evangelho segundo Marcos conta assim a chamada de Mateus: E tornou a sair para a beira-mar, e toda a multidão ia até ele; e ele os ensinava. Ao passar, viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: “segue-me”. Ele se levantou e o seguiu (Marcos 2,13-14). O seu nome aparece nas 3 listas dos apóstolos que temos (Mateus 10,3; Marcos 3,18 e Lucas 6,15). Além disso, ele também é mencionado em Atos 1,13 como membro da comunidade que continuou perseverante após a morte de Cristo.

Mateus era um cobrador de impostos. O império romano tinha pessoas espalhadas pelo reino encarregadas de recolher as taxas que o povo devia ao imperador. Essas pessoas, obviamente, não eram bem-vistas pelos próprios conterrâneos. Muitas vezes eram exploradores e cometiam injustiças. Além disso, os sacerdotes, por respeito ao primeiro mandamento, proíbiam aos judeus de tocarem as moedas do império, pois traziam a imagem do imperador. Por conseqüência, os cobradores de impostos, que as tocavam com freqüência, eram considerados pecadores.

A tradição diz que ele teria morrido na Etiópia. Por volta do ano 1000, os restos do seu corpo teriam sido transladados a Salerno, na Itália, onde atualmente é venerado o seu sepulcro.

7004 visitas

15 comentários

Postar um comentário

  • Cristiane (Fortaleza) - 17/04/2014

    Muito boa essa explicação Pastoral da Juventude Grupo JOAC (Jovens Amigos de Cristo) Fortaleza-ce,Planato Ayrton Senna Capela Nossa Senhora do Rosário

  • Cristiane (Fortalez) - 17/04/2014

    Muito boa essa explicação Pastoral da Juventude Grupo JOAC (Jovens Amigos de Cristo) Fortaleza-ce,Planato Ayrton Senna Capela Nossa Senhora do Rosário

  • Alex (Salvador) - 04/04/2014

    Dizem que o cara nasceu em Belém! Alguém viu a Certidão de Nascimento do sujeito?

  • Erivaldo (Salvador) - 04/04/2014

    MARIA - GUARAMIRIM - Nao espere a VERDADE dessas pessoas. Sao dignos de piedade. Se mostram ERUDITOS - INTELCTUAIS etc.. mas o problema e que foram ensinados pela mentira " MATEUS??" NAO ERA ESSE O NOME DO DISCIPULO DO MESSIAS- TROCARAM O NOME DELE PORQUE? DEPOIS ESSE "" MATEUS "" NASCEU NA GALILEIA alias os 11 APOSTOLOS - DISCIPULOS ERAM GALILEUS E NAO JUDEUS- SOMENTE O TRAIDOR ERA UM JUDEU. O MESSIAS TAMBEM ERA UM GALILEU E NAO NASCEU NA JUDEIA E SIM NA GALILEIA- BELEM DA GALILEIA.

  • Maria (Guaramirim) - 04/04/2014

    isto aqui citado no texto não é verdade: A tradição diz que ele teria morrido na Etiópia. Por volta do ano 1000, os restos do seu corpo teriam sido transladados a Salerno, na Itália, onde atualmente é venerado o seu sepulcro. comoMateus viveu até o ano 1000, se nesta epóca os homens não tinham mais muitos anos de vida?? o maximo era de 120 anos.

  • Jane Neves (Candeias) - 19/02/2014

    Excelente. Amei saber sobre Mateus. Deus continue abençoando a sua vida.

  • arlete (mesquita) - 23/07/2013

    gostei muito .

  • arlete (mesquita) - 23/07/2013

    gostei muito . muito obrigado pelas infomaçoes ;

  • Paulo Ramos (Lisboa) - 16/11/2012

    Veja: http://quem-escreveu-torto.blogspot.pt/2012/10/evangelho-segundo-mateus- introducao.html (http://quem-escreveu- torto.blogspot.pt/2012/10/evangelho-segundo-mateus-introducao.html)

  • rafaela (guarulhhos) - 07/04/2012

    a historia de mateus era algo que gostaria muito de aprender e hoje eu conheci a sua vida ela era um cobrador de impostos e se tornou um apostolo de jesus ah agora eu sei quem e mateus

  • ANTONIO (CURITIBA PR) - 06/09/2010

    AMIGO, IRMÃO: MATEUS LEVI, Mateus, o sétimo apóstolo, foi escolhido por André. Mateus pertencia a uma família de coletores de impostos, ou publicanos, e era, ele próprio, um coletor alfandegário em Cafarnaum, onde vivia. Estava com trinta e um anos e era casado, possuía quatro filhos. Era um homem de alguma posse, o único que tinha um certo recurso entre os do corpo apostólico. Era um bom homem de negócios, adaptando-se bem a qualquer meio social; e havia sido dotado com a capacidade de fazer amigos e de se dar mu...

  • heloisa (15 anos) - 01/05/2010

    meu nome é heloisa naum sei si e biblico si for legal si naum for mal

  • Marco Adnré (são josé do rio preto) - 25/08/2009

    O autor luiz da Rosa quis dizer ano 100 e não 1000.

  • jose carlos (vila velha) - 14/08/2009

    não era bem isso que eu queria saber isso eu ja tinha lido na biblia + tudo bem a paz a todo vcs leitores.

  • Mateus (são paulo) - 26/06/2009

    Meu nomeé mateus,nome biblico e de grande importancia..adoro meu nome,por que é um nomede grande Importancia.