Andre, a história que você menciona se encontra em 1Reis 22 e narra uma guerra conjunta de Israel e Judá contra os arameus. Como sabemos, o reino dos hebreus foi dividido, após a morte de Salomão, ficando uma região com Jeroboão e a outra com Roboão. O reino de Israel, também chamado �??Reino do Norte�?�, tinha Samaria como capital, enquanto que Jerusalém era a capital do Reino de Judá. Na Bíblia, depois da divisão, sobretudo através das vozes dos profetas, existe muita experança na união dos dois reinos. Na verdade isso nunca acontecerá. O Reino do Norte é conquistado em 721 (2Reis 17) por Sargon, rei da Assíria. Quase 200 anos depois, em 587, também Jerusalém é definitivamente derrotada pela Babilônia e seus habitantes levados em exílio. Mais tarde o reino será restaurado, mas nunca será igual ao tempo de Salomão.

A história de 1Reis 22 é um dos raros momentos de �??amizade�?? entre os dois reinos. Essa paz se deu por motivos familiares. 2Reis 8,18 diz que Joram, filho de Josafá (Almeida traz Jeosafá), rei de Judá, tinha-se casado com Atalia, irmã de Acab, rei de Israel.

Em relação à Ramot Galaad (Almeida traz �??Ramote de Gileade�?�), foi uma localidade conquistada pelos arameus. Houve um acordo entre arameus e hebreus, narrado em 1Reis 20,26 seguintes. Nesse acordo, conseqüência da vitória de Israel contra o arameu Ben-Adad, era previsto que todas as cidades conquistadas pelos arameus fossem devolvidas a Israel (1Reis 20,34). Parece que Ramot Gallad não foi devolvida. �? por isso que Acab planeja uma guerra contra os arameus para conquistá-la e convida Josafá para ajudá-lo nesta batalha. Provavelmente o disfarce é simplesmente uma tática de guerra. Nesse texto (1Reis 22,30), referente ao disfarce, há um problema de crítica textual. Provavelmente quem se disfarça de soldado é Acab e não Josafá.

Quanto à guerra contra os arameus, há uma discussão entre os profetas. E isto tem a ver com a segunda parte da sua pergunta. Havia um grupo de profetas, amigos do rei Acab, que profetizavam a vitória contra os arameus. Esses são considerados, pelo texto bíblico, como falsos profetas, nos quais existe o �??espírito mentiroso�?�. Há, contudo, um verdadeiro profeta, Miquéias, que não é o profeta Miquéias, cujas profecias são conservadas num dos livros proféticos, mas outro personagem. Esse profeta diz a verdade e por isso não é bem quisto pelo rei Acab. Ele prediz a derrota de Acab. De fato Acab morre em batalha. Portanto o �??espírito mentiroso�?� está presente somente na boca dos falsos profetas. Os profetas de YHWH dizem sempre a verdade, pois falam em nome do Senhor.