A Páscoa na Bíblia

Páscoa na Bíblia

A mulher que aparece diante do dragão no livro do Apocalipse (cap. 12) seria Maria, mãe de Jesus?

Pergunta de Brenda Cristy Souza Dias, Engenheiro Caldas / MG
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 16/10/2012


Leia mais sobre Maria, mãe de Jesus Apocalipse

Olá Brenda Cristy Souza Dias de Engenheiro Caldas / MG!

Os estudiosos do Apocalipse, querendo responder esta pergunta, já escreveram muitos artigos e encontramos muitos livros que fazem a hermenêutica do texto Bíblico.

Uma resposta definitiva dizendo:  a mulher que fala o apocalipse 12 tem este significado, penso que empobrece a resposta. Encontramos para a mulher três significados todos eles muito importantes.

Na pergunta já aparece o primeiro sentido. Os católicos devido a muitas semelhanças da mulher do texto com Maria preferem dar o significado para Maria a Mãe de Jesus. Mesmo porque o texto diz que a mulher esta para dar a luz um filho, este seria Jesus, estando ele em perigo de vida por causa do dragão. Ela foge para o deserto.

Segundo significado:
Encontramos na cena da mulher e do dragão no livro do apocalipse (cap.12) uma correspondência com o Gênesis 3,15-16. A mulher deverá dar a luz na dor e no sofrimento (v.2) aquele que vai ser o messias para a humanidade (v.5) A mulher sofre a tentação de Satanás que a persegue e quer eliminar seu filho, o Messias, que seria a perdição para Satanás.

Terceiro significado:
A mulher do Apocalipse 12 indica a representante do povo de Deus nos tempos messiânicos (Miquéias 4,9-10) e também Isaías 66,7:

“Antes de sentir as dores de parto ela deu à luz, antes de lhe sobrevirem as contorções ela pôs no mundo um menino” (Isaías 66,7) Bíblia de Jerusalém.

Entendemos esta passagem como sendo a Igreja em luta. Este segundo significado tem a preferência dos comentaristas protestantes do livro do Apocalipse. (Conforme: Cebi, Evangelho de João e Apocalipse, roteiros para reflexão IX, pág. 123 ss)

Ainda sobre o primeiro significado:
Poderíamos considerar que João ao escrever esta segunda parte do Apocalipse, que inicia no Capítulo 12 pense em Maria como sendo a nova Eva. Fazendo um paralelo entre uma e outra. Pela Eva do Antigo Testamento veio à perdição para a humanidade, resgatada por Maria em vida abundante a nova Eva, Maria, que nos deu o salvador. É de Maria a filha de Sião que nasce o Messias o salvador conforme João 19,25.

4318 visitas

173 comentários

Postar um comentário

  • Erivaldo (Salvador) - 26/03/2014

    ANTONIO de MELO ( LONDRINA ) - Me responda se o MESSIAS tambem esta falando dele mesmo quando disse isso, e veja que esta numa sequencia do mesmo texto - Mat.16;18 - Entao segundo o ANTONIO de MELO-- o MESSIAS esta se referindo a ELE mesmo? Entao na sequencia o MESSIAS diz= Mat.16.16;23 - "" ELE disse a PEDRO; para TRAS de MIM SATANAS .."" Entao agora Sr. ANTONIO de MELO? Agora o MESSIAS chama o PEDRO de SATANAS? Vamos me responda. Voce diz que o MESSIAS DISSE "" TU ES PETRO "" mas entao o MESSIAS CHAMAVA O SEU ...

  • Antonio de Mello (Londrina) - 26/03/2014

    Jesus disse: Sobre ESTA pedra, se referindo a ELE, e não: ESSA pedra, referindo a PEDRO, como voces imaginam que seja!...A PEDRA, ROCHA, é Cristo, e não Pedro!...... O próprio Pedro jamais se referiu a si mesmo como sendo esta pedra, mas de forma clara e consistente, ele diz que esta pedra representa Cristo. Ele chega ao ponto de dizer que não há nenhum outro nome debaixo do céu, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos, a não ser através desta Pedra, rejeitada pelos homens (Atos 4:8-12; I Pedro 2:4-8). ...

  • Erivaldo (Salvador) - 25/03/2014

    JAIME DIAS -- o MESSIAS CHAMA O PEDRO DE SATANAS e entao? Como sobre o PEDRO o MESSIAS vai EDIFICAR a sua IGREJA? So se for a IGREJA de SATANAS- pois o MESSIA DIZ QUE O PEDRO SERIA O SATANAS. """ PARA TRAS DE MIM, SATANAS "" o MESSIAS disse a PEDRO assim "" Para tra de mim SATANAS, que me serve de escandalo, porque nao compreende as coisas que sao de DEUS, mas somente as que sao dos homens "" E agora quem seria PEDRO? SATANAS?

  • Erivaldo (Salvador) - 25/03/2014

    JAIME DIAS - O MESSIAS pergunta a PEDRO " que dizeis que eu sou ? "" O PAI revela a PEDRO que ELE SERIA O MESSIAS e entao o SALVADOR diz " SOBRE ESSA PEDRA EDIFICAREI O MEU CORPO ( o MESSIAS nunca FALOU essa palavra IGREJA "" isso foi uma mentira que voce acreditou, porque digo isso? o MESSIAS nao falava "" iklesias " essa palavra seria no IDIOMA GREGO? Mas o MESSIAS falava o ARAMAICO ou HEBRAICO, e PEDRO? PEDRO NAO FALAVA O GREGO e sim o ARAMAICO, se voce nao sabe eu vou te dizer que todos Todos os 11 """...

  • ione (São Paulo) - 25/03/2014

    Falso Ascetismo-Niguém,pois,vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de Sábados.Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir.A realidade é CRISTO.(col 2-16) o foco é cristo o resto é invensão do homem né Ellen G White?

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 27/01/2014

    Erivaldo (Salvador) diz: 12, nao e IKLESIA nenhuma, nao existe igreja, isso foi uma invenção de uns SAFADOS. === Jaime Dias responde: === Não existe Igreja pra você que SEMPRE VIVEU FORA DELA; lobos como vc. só chega perto do rebanho do Senhor, pra tentar envenenar alguma ovelha indouta. (Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra EDIFICAREI A MINHA IGREJA...) Deu pra enxergar a Escritura? Aliás, ela continua a dizer... (...e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" Mat. 16:18). Ou seja: As...

  • Erivaldo (Salvador) - 26/01/2014

    12, nao e IKLESIA nenhuma, nao existe igreja, isso foi uma invençao de uns SAFADOS.

  • Erivaldo (Salvador) - 26/01/2014

    DBonfim, tudo que voce esta colocando no seu comentario, da mesma fonte que voce APRENDEU e te ENSINARAM eu ja tinha sido EXPULSO de LA. HA MUITO TEMPO, nada disso e novidade para mikm, esqueça essas EXPLICAÇOES copiadas. A coisa e PRATICA DBONFIM. o seguinte; se voce GUARDA O SABADO, voce e um ESTUPIDO, porque, duvido que voce ou alguem, sua MAE, SEU FILHO, ESPOSA, NETO ou VOCE nao precise de ALGUEM QUE ESTEJA TRABALHANDO no dia DE SABADO, SOMENTE UMA MANEIRA DE VOCE CUMPRIR TOTALMENTE ESTE MANDAMENTO, seria de qu...

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 26/01/2014

    Olá a todos, NADA A VER COM MARIA!!! A mulher descrita no Apocalipse 12, conforme foi muito bem colocado acima pelo Sr. Adalberto, é sem sombra de dúvida “A IGREJA”. Algumas correntes teológicas principalmente os pré e meso-tribulacionistas, com o intuito de preservar sua teoria, que A IGREJA SERÁ ARREBATA ANTES OU NO MEIO DA GR. TRIBULAÇÃO costumam pregar que essa mulher, é Israel. Mas, isso não é verdade! Pois, os israelitas somente se converterão depois do período do anticristo, na vinda do Senhor, e não antes ...

  • DBonfim (Jaguarari) - 13/12/2013

    Sr. Erivaldo, a guarda do sábado é uma doutrina distintiva. E como tal, muito enfatizada pelos segmentos sabatistas. De tal maneira que percebe-se da parte de seus seguidores valorização excessiva de algo que, como se observa da simples leitura do NT, entre os cristãos não era questão prioritária. Porém, encontra-se atenção semelhante ela entre os judeus, já que o AT, especialmente os livros pós-exílio babilônico trataram o sábado como um dos elementos distintivos da cultura e religião judaica,...

  • DBonfim (Jaguarari) - 13/12/2013

    Sr. Erivaldo, a guarda do sábado é uma doutrina distintiva. E como tal, muito enfatizada pelos segmentos sabatistas. De maneira que percebe-se da parte de seus seguidores valorização excessiva de algo que, como se observa da simples leitura do NT, entre os cristão essa não era questão prioritária. Porém, encontra-se atenção semelhante a ela entre os judeus, já que o AT, especialmente os livros pós-exílio babilônico trataram o sábado como um dos elementos distintivos da cultura e religião judaic...

  • Erivaldo (Salvador) - 13/12/2013

    Adorar a DEUS.

  • Erivaldo (Salvador) - 13/12/2013

    Adorar o sabado seria voltar ao judaismo? Adailton diz que sim.

  • DBonfim (Jaguarari) - 12/12/2013

    Sr. Antonio, considere que quando os senhores adventistas destacam os “mandamentos” pensam no sábado, alegando que os demais cristãos estão em dívida com os mandamentos por não observarem-no. Porém, ainda que seja fato que no mundo bíblico mandamentos não são apenas dez (como os senhores insistem alegar), destaco que há outros segmentos cristãos que observam o sábado, por exemplo, os Batistas do 7º Dia e a Congregação Israelita da Nova Aliança. Então, Antonio, o senhor reconhece nesses movimento...

  • Antonio de Mello (Londrina) - 11/12/2013

    Não é uma questão de ser exclusivista. Prepotente. É a Biblia quem diz... A Biblia não diz que é a igreja adventista que é pura, então é muito simples, é só fazer sua denominação a que pertence se enquadrar ao contexto de apocalipse 12, principalmente o verso 17. Ademais nós não odiamos os católicos como dizem. Saibam que nós temos uma pesquisa muito séria e ela mostra que a maioria de nossos membros não vem das igrejas evanhgelicas e sim da icar. Eu particularmente gosto de dar estudos biblicos nas casas de fami...

  • Rafael (São Paulo) - 11/12/2013

    É óbvio que cada um dos grupos - e todos eles - são igualmente sectários. Do contrário, não haveria mais do que um grupo, mais do que uma seita cristã, mais do que um só cristianismo!

  • Rafael (São Paulo) - 11/12/2013

    Cada religião é portadora, EXCLUSIVA, da verdade! Isso é da natureza delas. Não seria diferente no caso dos cristianismos e das verdades cristãs: cada seita cristã é portadora da sua verdade. Como há várias seitas cristãs, há, igualmente, várias verdades cristãs. E, por conseguinte, vários deuses cristãos. É uma religião com várias identidades e, portanto, sem identidade!

  • DBonfim (Jaguarari) - 11/12/2013

    2. O autor de Ap, porém, não pensava em nada mais do que o grupo de fieis perseguidos por causa da fé em Jesus Cristo e recusa de adesão a estruturas em desacordo com a Palavra de Deus, especialmente a idolatria, altamente propagada no Império Romano, o que é tratado em Ap como "prostituição", pois a teologia bíblica aponta o Deus de Israel como esposo, sendo então culto a qualquer outra divindade ou pretensa divindade, ato de “traição”. Assim, os cristãos são estimulados a não ceder, mas a cult...

  • DBonfim (Jaguarari) - 11/12/2013

    1. Há que se concordar que a mulher de Ap é, na verdade, figura da Igreja. Por outro lado, simplificando as colocações do Sr. Antonio de Mello, no tocante a essa igreja: há duas, apenas, a verdadeira (a dele) e a falsa (as dos demais). O que bem se pode chamar de genuíno exclusivismo. Notem que tudo gira em torno do que mais o adventismo enfatiza (como é comum nos grupos de tendência sectarista). No caso, a ênfase recai sobre a observância de leis, não exatamente sobre a fé ...

  • Antonio de Mello (Londrina) - 11/12/2013

    A Mulher de Apocalipse 12 é a Igreja de Cristo. A lua debaixo dos seus pés, representa o Velho Testamento especialmente o sistema do ritual diario do santuário onde a morte de cordeiros apontava para a Cruz de Cristo. Uma coroa com 12 diademas são os discipulos de Jesus. O Dragão, Satanás, sempre perseguiu Jesus desde menino para tirar-lhe a vida. No verso 6 diz que a Mulher fugiu para o deserto: A igreja verdadeira que guardava os os mandamentos escritos na BIBLIA, esta igreja foi perseguida, e durante o periodo e...

  • Adailton (São José) - 11/12/2013

    Erivaldo (Salvador), "Jesus" não é um nome grego, é português! é a transliteração do grego 'ιησου', que é a transliteração do hebraico 'עברית'.
    Transliteração é o recurso de escrever, numa lingua e alfabeto diferentes, um nome! Isso é comum e recorrente. Mas parece que a mãe de Jesus falava aramaico, e não hebraico, então possivelmente já temos lá na fonte uma transliteração.

  • Erivaldo (Salvador) - 11/12/2013

    Fernando, voce tem certeza que o NOME DO FILHO DELA SERIA JESUS? voce me explica como ELA sendo JUDIA COLOCARIA um NOME GREGO no seu filho? VOCE VE ALGUM JUDEU NAS ESCRITURAS COLOCANDO NOME GREGOS NOS SEUS PERSONAGENS? Fernando voce foi ENGANADO.

  • Fernando A (Campinas) - 11/12/2013

    Maria foi uma pessoa especial na bíblia pois ela carregou nosso Senhor e salvador Jesus. Mas ela foi uma mulher pecadora, mulher normal igual qualquer uma, simplesmente servia a Deus. Ela precisava de salvação Lucas 1:46-47. Maria era pecadora até ofereceu 2 pombinhos como sacrificio Lucas 2:23-24. Ela teve filhos e filhas Tiago, José, Simão e Judas Mateus 13:55-56. Jesus era filho primogenito ( que significa primeiro filho) então ela teve mais. Ela era piedosa, mas pecadora e serva de Deus como qualquer outro cren...

  • Fernando A (Campinas) - 11/12/2013

    Essa ilustração sobre a mulher e o dragão é referente ao povo de Israel que estão cegos e não crêem no Messias. Conforme alguns comentários abaixo, idolatria além de adorar imagens, outras coisas também podem ser idolatria: adorar (venerar) santos, maria e mortos, adorar papa, adorar cantor, adorar pastores também tudo isso é idolatria. Devemos adorar somente a Jesus Cristo pois´ele morreu por nós, derramou seu sangue para remissão dos pecados. Ele sin é digno de adoração e não ha outros que foram pecadores igual ...

  • Antonio de Mello (Londrina) - 09/12/2013

    Negativo. Nós vivemos unica e exclusivamente por aquele que morreu por nós, pagou nossos pecados na Cruz do Calvário e essa pessoa foi Cristo.

  • Henrique (Sobral) - 09/12/2013

    Pessoal, vamos abrir os olhos, \"Mulher\" tem três significados. A bíblia toda fala isso. Só um besta não vê isso. A \"mulher\" no apocalipse era Maria, Igreja. E Jesus veio de Mária, uma vez que José não teve relação com ela. É da descendencia dela, como fala no início da bíblia. Vocês não conseguem interpretar nada mesmo. Nossa igreja não veio do Céu, nós somos da terra. Aprendam a interpretar, pelo o Amor de Deus. Nós morremos por causa de uma mulher e vivemos por causa de outra, pois ela aceitou o com humildade...

  • Adailton (São José) - 12/11/2013

    Parece que não ficou claro, no texto do Odalberto acima, mas João "olhou" para a história de Maria e escreveu dessa história o que cabia na "Nova Criação" iniciada por Cristo, onde ela seria a "nova Eva", e nos traz essa bela revelação, recurso literário comum aos escritos de João! Ele escreve sobre realidades Espirituais, usando uma linguagem bem "material", assim, o texto tem sempre muitos sentidos.
    Inicialmente, significa Maria, mas significa também a "Nova Eva", da nova criação, e significa também a Igreja...

  • AKASHA (TAGUATINGA) - 11/11/2013

    EU SOU ESTA MULHER. Vivi minha vida toda experimentando arquétipos do ego, como num reflexo sofrido, e naturalmente encontrei respostas. Todas estas coisas aconteceram comigo.

  • sara (são Paulo) - 02/11/2013

    concordo c vc elias

  • Elias Estevão de Melo (Suzano) - 02/11/2013

    Está tudo errado a mulher que aparece em apocalipse é Israel o povo que está na reserva aguardando o novo Messias pois seus olhos estão adormecidos para não aceitarem Jesus mais esta é a dispensação da restauração espiritual de Israel onde o anticristo ajudará a construir o terceiro templo de Salomão no começo da grande tribulação

  • Cesar (Sorocaba) - 30/10/2013

    Vamos comentar, independentemente de crença e interpretação, respeitando a memória de Maria, a mãe de Jesus Cristo, chamar de “nesta mulher” é um desrespeito a mãe de Jesus que cumpriu a missão que lhe foi incumbida. Simplesmente do útero de Maria Nasceu o Salvador do MUNDO. A paz a todos.

  • Geovani (magé) - 30/10/2013

    Gente, quem pagou o preço de nossa redenção foi JESUS, maria foi só um canal para o cumprimento da promessa de DEUS, chega de tanto falar nesta mulher.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 24/10/2013

    Eu acho q vc deve estar de brincadeira,não é Erinaldo?OLHA O Q VC ME DISSE:Por que você ainda continua NOS CHAMANDO de idolatra? - Eu respondi, que nunca chamei o DBonfim de Idolatra, e nem VC ERINALDO!Sempre falo com base nas escrituras,se vc acha q se encaixa EM SUAS PRÁTICAS ESSE termo não posso fazer nada, e idolatria É tudo q vc coloca acima ou o compara a Deus, SOMENTE DEVEMOS NOS AJOELHAR E ORAR A DEUS, SÓ A ELE É PERMITIDO, SE VC FAZ ISSO A ALGUÉM Q NÃO SEJA O SENHOR NÃO POSSO FAZER ND, MAIS A PALAVRA DE DE...

  • Erinaldo (Recife) - 24/10/2013

    Como sempre lê sem examinar. Gabriela, não disse que o chamou de idolatra, mas para você só em alguém se afirmar Católico já o é! Releia e veja como terminas-te teu comentário: me julgando e tentando achar erro em mim só porquê sabes que sou Católico GRAÇAS A DEUS. Então postei o texto dele como referência ao que a Igreja ensina, foi assim que iniciei meu comentário. Se achas que só ofendo e ataco, julgo e tento achar erros nos outros, algo nós temos em comum!

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 23/10/2013

    Erinaldo 1º q nunca chamei o DBonfim de idolatra e tb estou nessa pergunta sobre Apoc,se ele citar algo em outra pergunta e eu discordar,vou falar,porém sempre com base nas escrituras.E tenho certeza q será bem diferente de vc,pois a única coisa q vc faz é ofender e atacar,e Não usa as escrituras para firmar sua fé, mais usa o julgamento e tenta achar erros nos outros.Espero q vc enchergue que Jesus FEZ POR ONDE para seu nome ser TÃO PODEROSO, e Ele é o ÚNICO que leva as nossas orações a Deus, ÚNICO nome dado com a...

  • DBonfim (Jaguarari) - 22/10/2013

    Sr. Ronyel, nenhum biblista católico sério sustentará que Ap 12 se refere a Maria, pelo simples fato de que a mulher de Ap é figura representativa de quem é perseguido pelo dragão (que por sua vez, também é figura representava). Assim como o dragão que persegue não deve ser tomado em sentido literal, a mulher a quem ele persegue também não. Ap não é livro para ser entendido ao pé da letra. E tomar a mulher de Ap 12 como sendo referência a Maria é tomar ao pé da letra o que o texto diz, qu...

  • Erinaldo (Recife) - 22/10/2013

    Gabriela, Que Igreja? Qual é essa Igreja hoje? Como seguir Jesus pela Bíblia se essa Igreja não a tivesse definida? Para ser definida a Bíblia foi necessário a unidade. Como poderia os pro-tes-tan-tes defini-la sem unidade. Se fossemos esperar por vocês penso até hoje que ainda não o conheceriamos! O Dbonfim também deu explicações bem esclarecida sobre Idolatria. Por que você ainda continua nos chamando de idolatra?

  • Júnior (Rio) - 22/10/2013

    Já que os sacerdotes cristãos não se entendem sobre a correta interpretação dos textos bíblicos, por que não consultam o Espírito Santo? Alguém tem o e-mail do cara?

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 22/10/2013

    Erinaldo vc falava sim q Maria era a mulher de apoc,mais tudo bem.Essa igreja referida em Apoc é a IGREJA DE CRISTO,SOMOS UM EM CRISTO,UM CORPO, a IGREJA citada nas escritutas é a q SEGUE JESUS E NÃO UMA DENOMINAÇÃO, ENTENDEU?Ou vai concordar com com q falei, somente se um católico falar tb, pois se o DBonfim tivesse falado q era evangélico vc teria chingado ele,e falado q a mulher era Maria,como vc faz conosco...mais como ele disse ser católico vc concordou com ele!Vai entender!

  • Erinaldo (Recife) - 22/10/2013

    Gabriela, releia: Como Católico sempre tive estas explicações sobre Ap12. Sei que Ela referece a Igreja. Que Igreja? Qual é essa Igreja hoje? Só não é a pro-tes-tan-te pois, só surgiu com Lutero em 1520. Por isso que devemos lê bílbia com a Igreja, como Ela nos orienta e nunca só. Por isso essa BABEL PRO-TES-TAN-TE. Por vêzes tenho usado esta passagem Ap12, referindo a Maria não como Mariolatra mas, para mostrar a VOCÊS (protestantes) que bíblia lida ao pé da letra e interpretada individualmente gera confusão. Tenh...

  • Taís (São Paulo) - 22/10/2013

    Bom, se na divisão de tarefas entre os 3 deuses cristãos, coube ao deus Espírito Santo dar entendimento sobre a palavra divina, então este deus está de férias: cada um entende a palavra de uma forma! Agora, se "mulher" no Ap significa Maria, por que o cara não escreveu Maria. Da mesma forma, se a "mulher" significa igreja, por que não escreveu igreja? Agora, se o cara preferia a linguagem mística, deveria ter treinado melhor os futuros sacerdotes cristãos...

  • Ronyel Bernardino (Paulistana ) - 22/10/2013

    É claro que a mulher que aprece no céu é Nossa senhora! (E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.) Apocalipse 12:6 ou seja aqui se revela oque nós católicos sempre dizemos ´´Maria não tem poder mais Deus olhou tanto pra nossa senhora que ele já tinha preparado um lugar pra ela, hoje ela esta no céu intercedendo por nós como ela fez nas bodas de caná ´´façam tudo oque ele disser´´ ela sempre esta preocupada conosco e...

  • André (Rio) - 22/10/2013

    É verdade, Cátia, os protestantes parecem se ocupar mais com Maria do que os próprios católicos!

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 22/10/2013

    O QUE ERINALDO??Vc sempre AFIRMOU Q ESSA passagem se referia a MARIA sim!!Sempre q eu falava que os apostolos, ninguém NUNCA HAVIA ENSINADO sobre Maria, para orarmos a ela, q ela poderia fazer milagres, etc, vc citava essa passagem, falando q Maria=Igreja de Apoc ..agora vc viu q a mulher grávida é a IGREJA de CRISTO!

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 22/10/2013

    Cátia me preocupo sim com os católicos,são excessões com DBonfim que procuram examinar as escrituras!Me preocupo pois nas escrituras está claro que devemos prestar culto,nos ajoelhar,orar somente a Deus,q somente Jesus nos leva a Deus por meio de SEU sangue vertido na Cruz(outros,santos, ñ nos levam a Deus)e outros ensinamentos q é contrário ao que Jesus nos deixou,se eu sei essas coisas vou falar, isto ñ é p/ minha glória,vc não me vê,não sabe quem sou, + sim pra glória de Deus,pois se eu sei q estão andando no e...

  • Erinaldo (Recife) - 22/10/2013

    Dbonfim, como Católico sempre tive estas explicações que deste abaixo sobre Ap12. Por isso que devemos lê bílbia com a Igreja, como Ela nos orienta e nunca só. Por vêzes tenho usado esta passagem Ap12, referindo a Maria não como Mariolatra mas, para mostrar a Eles (protestantes) que bíblia lida ao pé da letra e interpretada individualmente gera confusão.

  • Cátia (Cuiabá) - 22/10/2013

    Curioso ver o quanto os protestantes se ocupam com os católicos: será que nunca serão autônomos?! De outro lado é curioso ver o quanto os católicos se empenham em "dar satisfações" aos protestantes sobre os cultos aos santos e à Maria... Mas é isso: cada fé defende a sua verdade.

  • DBonfim (Jaguarari) - 22/10/2013

    3. Em todo caso, Célia, é sempre gratificante perceber que nós cristãos, independente da igreja a que frequentamos, podemos concordar em muitas coisas. Afinal, uma coisa é a denominação, outra a religião. E nesse sentido, católicos, evangélicos, protestantes têm em comum uma mesma religião: a cristã. Pois que religião não é sinônimo de segmento denominacional.

  • DBonfim (Jaguarari) - 22/10/2013

    Sra. Célia, é como eu disse, a Igreja Católica não ensina oficialmente que Ap 12 seja referência a Maria. Também, o que define a salvação de cada um não é a placa da Igreja a frequenta. Há inúmeros livros e comentários produzidos por católicos e publicados por editoras católicas sobre Ap 12 sem atribuir essa passagem a Maria, mas interpretando aquele texto à luz da forma de expressão própria da apocalíptica e suas imagens literariamente construídas, mas que equivocadamente são tratadas como imag...

  • DBonfim (Jaguarari) - 22/10/2013

    Amém, Gabriela, que Deus te abençoe também. Destaco, porém, que a Igreja Católica não ensina oficialmente que Ap 12 seja descrição de Maria, apesar de alguns de dentro da Igreja, motivados por uma interpretação mariológica da passagem assim o procedam. Porém, do ponto de vista mais coerente com o texto, as questões históricas e eclesiológicas que o envolvem, essa visão mariana da passagem é insustentável. Mas nós católicos não vemos obstáculo algum por parte da Igreja a estudarmos a Escritura, i...

  • Célia (São Paulo) - 22/10/2013

    Parabéns, DBonfim! teve a aprovação da Gabriela: és um dos poucos, senão o único católico que irá pro céu, já que não segue o que a ICAR ensina!

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 22/10/2013

    DBonfim fico impressionada q vc sendo católico não se deixa levar por aquilo q a ICAR ensina, mais vc acredita naquilo q as escrituras ensinam, a mulher de Apc é a Igreja...Deus te abençõe!

  • DBonfim (Jaguarari) - 22/10/2013

    Obrigado, sr.Cesar, pela observação. E, sra. Barbara, desculpe-me, mas é por ter estudado Teologia que procuro respeitar o assunto do texto sagrado e, mesmo sendo católico, reconhecer que essa tentativa de associar a figura de Ap 12 a Maria é forçar o texto a tratar de assunto que não lhe interessava, nem era foco para os cristãos da Igreja Primitiva, pois a doutrina do NT tem como foco Jesus e a Igreja, não Maria.

    Não podemos fazer do catolicismo quase que uma seita maria...

  • Cesar (Sorocaba) - 22/10/2013

    A explicação mais coerente é do DBonfim, a mulher em apocalipse 12 é a igreja...

  • barbara (caico) - 21/10/2013

    Sou católica, e sei que essa passagem da Bíblia é a assunção de Nossa Senhora ao Céu, que pena que os católicos não tem coragem de fazerem um curso de Teologia para conhecer a Bíblia melhor, vivemos em um mundo dão medíocre que temos mais é de estudar a nossa religião e aumentar nossa fé.

  • DBonfim (Jaguarari) - 19/08/2013

    Sr. Ednilson, sou católico, mas há que se reconhecer que se Ap aparentemente descreve Maria nessa imagem que citaste, tudo não passa de aparência. O livro é simbólico e a mulher grávida é um símbolo, também, não uma descrição pessoal. A mulher que o livro descreve é a Igreja perseguida (não se trata de identificar essa ou aquela denominação, como costumam fazer grupos que arrogam para si identidade com essa mulher de Ap 12, a fim de se autoafirmarem como a “igreja verdadeira”). O autor de ...

  • Ednilson Rabelo Boais (Rio de Janeiro) - 19/08/2013

    Se vocês não acreditam em sinais conforme o que está escrito na bíblia, que dirá então na transfiguração de Jesus no livro de números cap 21,6-9 apresentada em João 3,15-17.

  • Ednilson Rabelo Boais (Rio de Janeiro) - 19/08/2013

    Recapitulanto: Apocalipse 12 E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. ERB:(Meus amigos que igreja é essa? me mostrem). E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz. ERB:(Que igreja é essa que sentiu dores de parto?) E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a sua cauda l...

  • DBonfim (Jaguarari) - 28/05/2013

    “criticar é fácil...quero ver encontrar outra doutrina coerente...quando descobri a verdade, não pensei duas vezes em aceitá-la”. Criticando estava o senhor, Ad, condenado o Papa por esse supostamente apresentar discurso exclusivista (embora quem realmente ler com atenção o que disse o Bispo de Roma, perceberá que as declarações não têm esse sentido que deram por aqui). Mas curioso é que quem critica um líder religioso que supostamente monopoliza a interpretação a um grupo, na verdade, reivindica para seu grupo o s...

  • ad (aracruz) - 27/05/2013

    criticar é fácil...quero ver encontrar outra doutrina coerente, que de sentido as profecias. Continue a correr atrás do vento se preferir, mas quando descobri a verdade, não pensei duas vezes em aceitá-la e pregá-la.

  • DBonfim (Jaguarari) - 27/05/2013

    2. O texto não está diretamente falando de interpretações religiosas por outras igrejas cristãs. Esse realce contestatório a outras igrejas quem dá é a mídia. Até lembra a declaração de Ronaldinho Gaucho no intervalo do jogo com o São Paulo (pela libertadores-2013). Para quem assistiu ao vivo o que ele disse no intervalo do jogo, sabe que quando falou de “brincadeira” apenas criticava a postura nervosa de um time que poderia jogar mais à vontade (mas o repórter distorceu tudo, logo que tomou o microfone, e até eu...

  • DBonfim (Jaguarari) - 27/05/2013

    1. Longe de mim querer fazer defesa de qualquer pensamento exclusivista, mas alguns pontos há que se considerar: se o Papa quis mesmo dar esse sentido à sua colocação, certo mesmo é que nenhum católico mais esclarecido pactua com esse tipo de discurso. Agora, senhores adventistas, é comum entre os senhores alguém questionar alguma coisa dita pela senhora White? Outro ponto, lendo a reportagem publicada, no G1, é dito: “O Papa Francisco expressou nesta sexta-feira (12) seu compromisso com o pleno respeito à tradição...

  • ad (aracruz) - 27/05/2013

    Chico tá queimando fosfato para enganar o povão...o pior que de grão em grão está dando certo.

  • VIEIRA ANDRADE (osasco) - 27/05/2013

    obrigado pelos estudos

  • Antonio de mello (Londrina) - 26/05/2013

    Oh Erinaldo desculpe aí, foi mal.... Só o Sr. FRANCISCO PODE INTERPRETAR A BIBLIA. ”””.. O papa Francisco afirmou dia 12 de abril que somente a Igreja Católica está habilitada a interpretar a Bíblia. As demais interpretações são subjetivas, segundo ele. “(((O Concílio [Vaticano II] lembrou com grande clareza: tudo o que está relacionado com a maneira de interpretar as Escrituras está, em última análise, sujeito ao julgamento da Igreja, que realiza o seu mandato divino e o ministério de preservar e interpretar a pa...

  • Cristiano Burgos (São Paulo) - 26/05/2013

    Erivaldo, perfeita a caracterização que você faz do texto do Apocalípse: "ao meu ver se trata de uma linguagem literária cheia de interpelação, diminuida pela sensibilidade aguçada pelo contexto cultural da epoca, declinando em figuras interpelativas de cunho mitologico, descrevendo uma centralização no sentido figurativo, fugindo de uma realidade contextual". É exatamente isso!

  • Erivaldo (Salvador) - 26/05/2013

    Vejam a incoerencia de alguns- Hà zilhões de anos que venho colocando isso; A IGREJA já EXISTE hà mais de 2000 anos, E OBSERVO NOS COMENTÁRIOS QUE OS SENHORES A CITAM e explicando os detalhes dessa IGREJA. Más quando coloco que ELA já existe e que nenhum de NÓS no passado ou no presente, temos o direito de inventar e fundar outra e qualquer IGREJA, aí vem todos contra mim, absurdo isso, DBonfim está dizendo que a igreja IGREJA estava sendo perseguida pelo IMP. ROMANO? Ou existia IGREJA? É isso, sempre caem em contr...

  • Erivaldo (Salvador) - 26/05/2013

    Mello. Fica pensando que SUPREMACIA PAPAL- IMPOSTA PELO IMPERIO ROMANO? Quando isso Mello? Papas na epoca de JOÃO? Essa eu não sabia, explica isso amigo, preciso saber, é serio mesmo. Outra para voce me explicar o que significa "esses verdadeiros Cristãos não tinham acesso a BIBLIA? Que Biblia Mello? Agora eu te pergunto isso já aconteceu? Tá de brincadeira comigo. Mello, interpretações de Apocalipse não são para voce amigo, não dessa forma, Igreja é aquela MULHER até aí concordo, más essa MULHER é aquela que desce...

  • Antonio de mello (Londrina) - 26/05/2013

    Recapitulando:...E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias. Apocalipse 12:6... .. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. Apocalipse 12:17...O livro de Apocalipse foi escrito por João quando se encontrava na Ilha de Pátmos, por conta da perseguição do Império Romano onde foi inspirado pelo Espí...

  • DBonfim (Jaguarari) - 24/05/2013

    A proposta de Apocalipse é fazer uma descrição figurativa da realidade. Logo, não se deve procurar sentido imediato na figura que se descreve nele. Ou seja, se a descrição tomada em sentido literal implica ver a figura da mãe do Salvador, certo mesmo é que essa é descrição figurativa de outra coisa ou realidade. Considere-se ainda que nenhum livro do NT tem interesse mariológico, e que a questão do livro em si era motivar a comunidade religiosa cristã em meio às perseguições que sofria. E essa mulher que carregava ...

  • sonia davila dias (Aracaju se) - 24/05/2013

    brenda eu tb sou de eng caldas, moro em Aracaju sergipe e tenho Dias talvez possamos ate ser parentes e eu concordo com o Marcelo ferreira ,podes crer esta resposta esta de acordo com a biblia

  • Adailton (São José) - 29/04/2013

    EDNILSON RABELO, Maria ('μαριαν') é Theotokos ('Θεοτόκος') por ser mãe de Cristo Jesus, que é Deus e homem, mas não é mãe do Pai nem do Espírito Santo!

    O Espírito Santo procede do Pai (e do Filho, mas ai aparece o 'filioque')!
    "No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. No começo ela estava voltada para Deus. Tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela....

  • EDNILSON RABELO (SAO LUIS) - 29/04/2013

    Meus queridos amigos com Certeza no cap 12 é Maria. Mãe de Deus(trindade Santa: Pai, Filho e Espírito Santo). Afinal, Deus poderia ter mandado Jesus Cristo a este mundo de qualquer maneira, porque ele é Deus e pode tudo. Mais ele escolheu uma mulher e foi Maria, a nova Eva. Por favor deixem de ser machistas e tentem compreender a mensagem em Espírito. Maria não ficou com Jesus por mais de trinta anos por acaso, imagine Jesus no ventre de sua mãe.

  • Marcelo ferreira Rosa (Guapimirim- RJ) - 28/04/2013

    A mulher perseguida no deserto pelo dragão é a igreja , que dara a luz, a os salvos em cristo, para nascerem em uma nova vida, na gloria com Deus.

  • ad (aracruz) - 23/04/2013

    Nova Eva...só se for Nova Era. Idolatria é pecado.

  • Erivaldo (Salvador) - 23/04/2013

    A explicação é muito simples, só basta ter um pouco de entendimento; A mulher de Apoc.12. É a JERUSALEM QUE DESCE DO CEU-Apoc.12;1 - Apoc.21;2-Apoc.21;9,10- Vejam Gal.4;26-27. A Mulher ainda está em dores de parto, a igreja ainda está sendo formada, Atos.2;47 Deus ainda está acrescentando à sua igreja os que irão se salvar, 1 Tess.5;9,10- Mortos ou vivos iremos estar com Cristo um dia. Apoc.12;4-5 Assim que nasce o filho (IGREJA) É ARREBATADO PARA DEUS. Jesus não foi arrebatado, más a igreja é ARREBATADA. 1 Tess.4...

  • Erivaldo (Salvador) - 23/04/2013

    A explicação é muito simples, só basta ter um pouco de entendimento; A mulher de Apoc.12. É a JERUSALEM QUE DESCE DO CEU-Apoc.12;1 - Apoc.21;2-Apoc.21;9,10- Vejam Gal.4;26-27. A Mulher ainda está em dores de parto, a igreja ainda está sendo formada, Atos.2;47 Deus ainda está acrescentando à sua igreja os que irão se salvar, 1 Tess.5;9,10- Mortos ou vivos iremos estar com Cristo um dia. Apoc.12;4-5 Assim que nasce o filho (IGREJA) É ARREBATADO PARA DEUS. Jesus não foi arrebatado, más a igreja é ARREBATADA. 1 Tess.4...

  • Maria (Rio) - 23/04/2013

    "Os estudiosos do Apocalipse, querendo responder esta pergunta, já escreveram muitos artigos e encontramos muitos livros que fazem a hermenêutica do texto Bíblico" Ou seja: a Bíblia é um livro que pode ser interpretado de diversas formas. Deus foi incapaz de inspirar as pessoas a escrever com clareza?

  • Óscar (.) - 23/04/2013

    Sou simplesmente cristão. Olhem que dos católicos que conheço penso que nenhum tem essa interpretação acerca da \"mulher\". Portanto acho que deveriam pôr \"alguns católicos\". Isso de generalizar pode tornar-se inconveniente nalguns casos. Mais vale termos cuidado com o que escrevemos para não ferir a suscetibilidade de ninguém. Que a Paz de Jesus esteja convosco! Reneguem todo o mal amigos :) Força!

  • Erivaldo (Salvador) - 17/01/2013

    Certo, a Igreja ARREBATADA, tem um sabido que disse que 1260 dias são 1260 anos, só se for na cabeça dele. A igreja verdadeira ainda está em gestação, e irá nascer. Depois arrebatada, o Dragão vai voltar para aqueles quem? ISRAEL. Porque? Quem ainda guarda os mandamentos de Deus? Quem foi testemunha de Cristo? Foram nós Gentis? Ou foram Eles?

  • BRENDA CRISTY SOUZA DIAS (Engenheiro Caldas) - 18/12/2012

    Só aceitei a resposta que menos ofendia minha religião, explicou de forma clara, e não impôs em mim o que devo ou não devo acreditar, pois para isso já tenho fé suficiente !!

  • DBonfim (Jaguarari) - 29/10/2012

    1.2 Portanto, nada a ver com uma suposta defesa minha acerca do culto ao santos, como o senhor equivocadamente interpretou.

  • DBonfim (Jaguarari) - 29/10/2012

    1.1 Isso eu disse em resposta ao senhor Samuel, que insatisfeito pelo fato de Brenda concordar com minha interpretação de AP 12, alegou que eu estava repetindo o que os demais colegas haviam postado, ao qeu lhe respondi demonstrando que não, nos seguintes termos: “Ou o senhor não notou que as respostas giraram em torno da intercessão ou não dos santos, ou da interpretação adventista anti-católica no tocante ao livro?”

  • DBonfim (Jaguarari) - 29/10/2012

    1. Ad, suas críticas ao que digo devem ser por mero prazer de discordar, porque não é possível que o senhor leia uma coisa e comente outra. Em momento algum fiz defesa ou ataque à doutrina da intercessão dos santos, apenas constatei que as respostas dos colegas, no tocante a AP 12, giravam em torno desse assunto, OU de uma interpretação anti-católica do Livro do APOCALIPSE, comum na literatura adventista acerca desse livro.

  • ad (aracruz) - 29/10/2012

    Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5 Essa parte da Bíblia foram os adventistas que escreveram DBOnfim?? Então porque diz é adventismo anti-catolicismo dizer que Maria estar morta e os santos da ICAR não servirem para nada a não ser talvez um bom exemplo de fidelidade? Na Bìblia católica retiraram esse texto ou vcs fingem que não está lá? Esse é um daqueles trechos que até uma criança tem discernimento para ter vergonha de errar.

  • DBonfim (Jaguarari) - 29/10/2012

    5. “COMO UMA PESSOA QUE VOCIFERA CONTRA AS OPINIÕES COLOCADAS E QUANDO VOCÊ DIZ A MESMA COISA, SÓ QUE COM MAIS RODEIOS E ELA ACEITA ASSIM”. Se é assim mesmo, senhor Samuel, procura nas respostas dos colegas que postaram antes de mim essa “mesma coisa” e mostra. Ou o senhor não notou que as respostas giraram em torno da intercessão ou não dos santos, ou da interpretação adventista anti-católica no tocante ao livro? Onde, aqui, o senhor viu as informações que prestei?

  • DBonfim (Jaguarari) - 29/10/2012

    4. Não aceitas a resposta porque ela não segue o padrão que o senhor simpatiza. É só isso e nada mais. Interpretar Ap não é fazer conjecturas para acomodação de doutrina anti-católica, nem anti-igreja cristã alguma. O livro é anti-imperialismo e combate o anti-cristianismo.

  • DBonfim (Jaguarari) - 29/10/2012

    3. ‘O QUE VOCÊ DISSE, OS OUTROS JÁ HAVIAM DITO, SE TRATA DE UM PODER PERSEGUIDOR À IGREJA. DRAGÃO = SATANÁS ; MULHER = IGREJA.” Noto que o senhor não entendeu o que escrevi, pois do que declaraste, a única coisa que eu disse é que a mulher é figura da Igreja perseguida. As demais explanações que fiz não foram abordadas por ninguém que postou antes de mim.

  • DBonfim (Jaguarari) - 29/10/2012

    2. Se Brenda aceitou minha resposta é porque a julgou razoável. Se as outras não aceitou, é porque não entendeu assim. Não fiz rodeios, senhor, apenas aprofundei a explicação, tratando do gênero, do contexto e das razões de adoção do gênero. Além de responder à pergunta, coisas que o senhor não fez.

  • DBonfim (Jaguarari) - 29/10/2012

    1. “VOCÊ DÁ UMA RESPOSTA MAIOR QUE O LIMITE DE 500 CARACTERES DESTE BLOG (PORQUE VOCÊ TEM ESTE PRIVILÉGIO, NÃO QUERO NEM SABER”). Não é privilégio, quando o senhor for postar observe se na caixa há permissão para inclusão de mais caracteres. Não é sempre, tanto que respondi às suas objeções tendo de observar o limite de caracteres, mas as vezes, não sei porque, é possível postar mais. Sempre testo; se não dá divido o texto.

  • Samuel Zoffin (Serra) - 28/10/2012

    Você dá uma resposta maior que o limite de 500 caracteres deste blog (porque você tem este privilégio, não quero nem saber). O que você disse, os outros já haviam dito, se trata de um poder perseguidor à igreja. Dragão = Satanás ; Mulher = igreja. O que estou encucado é : Como uma pessoa que vocifera contra as opiniões colocadas e quando você diz a mesma coisa, só que com mais rodeios e ela aceita assim tão facilmente. Não tem nada de estranho?

  • Samuel Zoffin (Serra) - 28/10/2012

    Este blog é feito notadamente por católicos, é só ver a biografia de quem responde. A pessoa faz uma pergunta já expressando uma opinião. Quem responde dá três significados para passagem. Quem fez a pergunta não aceita nem a resposta dada e nem as opiniões dos que participam, mesmo sendo opiniões baseadas em textos bíblicos e mesmo que sejam opiniões um tanto quanto divergentes uma das outras.

  • DBonfim (Jaguarari) - 28/10/2012

    9. Não misture críticas a sistemas anti-cristãos com predisposições anti-católicas que levam a interpretação do livro a um fim para o qual ele não se presta.

  • DBonfim (Jaguarari) - 28/10/2012

    8. Não fiz da postagem forma de privilegiar denominação nenhuma. Me ocupei apenas com texto e seu eventual sentido, levando informações acerca do gênero adotado e as possíveis razões dessa adoção (isso é analise objetiva, válida para qualquer denominação que queria interpretar a obra. Não eleva nem diminui denominação cristã nenhuma, porque isso não faz parte do objetivo do livro).

  • DBonfim (Jaguarari) - 28/10/2012

    7. Essa liberdade de discordar que tenho, o senhor certamente não tem, porque, para o senhor, análise objetiva de textos não existe, o que vale é a opinião da sua Igreja, por que questionar, parece ser algo válido somente se for em relação ao que dizem pessoas de outras denominações.

  • DBonfim (Jaguarari) - 28/10/2012

    6. Isso é dizer nada? Só porque não sou adepto das suas ideias o senhor vem falar que isso é nada! Eu declarei ser católico, mas nem por ser católico, saio dizendo amém a essa interpretação equivocada, privilegiada na Igreja, associando a imagem de Ap 12 a Maria.

  • DBonfim (Jaguarari) - 28/10/2012

    5. E concluído apresentei o objetivo da obra: descrever que a maldade encarnada na perseguição tinha dias contados, pois os perseguidores da comunidade “serão vencidos pela força de Deus que controla a história e age nos acontecimentos, protegendo seu povo e punindo os perseguidores”.

  • DBonfim (Jaguarari) - 28/10/2012

    4. Explicando por que Ap é expresso em imagens literárias, não literais, declarei que essa forma de escrever dá a “liberdade de que o autor precisa para escrever de forma a não ser compreendido por aqueles que não fazem parte dos destinatários da obra, os quais geralmente estavam na condição de perseguidores, a quem se pretendia combater, resistir e contestar”.

  • DBonfim (Jaguarari) - 28/10/2012

    3. Outrossim, expliquei que “no caso do Ap, o próprio gênero adotado é sugestivo, visto que era tipo de produção textual de caráter contestatório em tempos de perseguição, comum entre judeus”.

  • DBonfim (Jaguarari) - 28/10/2012

    2.3 Ainda: “as comunidades cristãs primitivas não faziam leitura mariológica dessa passagem, sobretudo porque o contexto lhes apontava para outro caminho e era a motivação e chave de compreensão da obra”. Com lisura, continuei: “O foco é a Igreja e a perseguição que essa sofria de uma estrutura anti-cristã”

  • DBonfim (Jaguarari) - 28/10/2012

    2.2 Continuando, informei o porquê da confusão, dizendo: “A aplicação do texto a Maria deve-se à tendência de se tomar a imagem desenvolvida literariamente pelo autor como descrição literal”. Isso eu disse, dado que, se tomada literalmente a descrição, realmente seria Maria, mas como não se trata de descrição a ser tomada na literalidade, não se trata de Maria.

  • DBonfim (Jaguarari) - 28/10/2012

    2.1 Eu disse: “Sou católico, mas há que se reconhecer não ser foco de Ap tratar sobre Maria”. Isso não é informação pertinente à pergunta? (“A mulher que aparece diante do dragão no livro do Apocalipse (cap. 12) seria Maria, mãe de Jesus? – Eu respondi que não.

  • DBonfim (Jaguarari) - 28/10/2012

    2. Disseste: “VEM ALGUÉM E NÃO DIZ NADA”. Eu, talvez não disse nada QUE FOSSE DO TEU AGRADO. Até porque o senhor parece bem subjetivista; não analisa com objetividade, mas com sentimentos. Só para retomar. Como eu não disse nada?!

  • DBonfim (Jaguarari) - 28/10/2012

    1. Disse Samuel Zoffin: “O QUE ESTRANHO NESTA PERGUNTA É QUE O CARA QUE RESPONDEU, COLOCOU TRÊS POSSIBILIDADES PARA RESPOSTA. A MENINA NÃO FICOU SATISFEITA , POREM VEI ALGUÉM E NÃO DISSE NADA, SÓ VEIO COM RODEIOS E ELA ACEITOU ASSIM RAPIDINHO”. Senhor Samuel, suponho que se refira à concórdia de Brenda ao comentário que fiz, pois foi o único para o qual ela se manifestou satisfeita.

  • Almeida.Souza (Londrina (Pr)) - 28/10/2012

    Sr Clodoaldo. O rancor escraviza. Nos prende ao passado, esqueça tudo. Vire-se para o futuro. Falou gente boa.

  • Clodoaldo Soares (Cornélio Procópio Pr) - 28/10/2012

    Prezado senhor Samuel Zoffin (Rio de Janeiro). Em sua mensagem de 23.10.2012 o senhor afirma; Quem é a mulher vestida de sol? Segundo Apcalípse 12.1: Representa e significa o povo de ISRAEL, Por favor dê uma olhada na minha mensagem sobre o assunto de 23.10.2012. Com relação a sua afirmação de que o período de tempo em que os santos deveria ser entregues à quele que mudaria Lei?. Isto é baseado no SUPOSICISMO ADVENTISTA, EXTRA BÍBLLICO.. A Lei foi mudada pelo nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz do Calvário,...

  • Matheus Bueno Gomes (Campo Grande ) - 25/10/2012

    Queila,leia melhor o capitulo 8 do apocalipse,e verá a intercessão dos santos quando os anjos com um turibulo de ouro incensam o altar,representando as orações de todos os santos subindo aos céus.. Maria foi uma serva de Deus,maria intercedeu no primeiro milagre de Jesus,Maria é um santa pois deu a sua vida a Deus.. =)

  • Queila (Região de Campinas) - 23/10/2012

    sempre verificar se as coisas que ele ensinava estavam nas Escrituras, não se deixe enganar, estude a Biblia, faça esse propósito com você. Um abraço e fique na paz!

  • Queila (Região de Campinas) - 23/10/2012

    Olá Brenda! Como você mesmo disse, não conhece bem a Biblia, gostaria de desafiá-la a estudar ela do começo ao fim, perceberá que em momento algum a Biblia diz que Maria interroga por nós. Amada, meu pastor, ex-monge descobriu a verdade estudando para ser padre, hoje é um dos pastores mais inteligentes e sábio que já vi em minha vida. Conto-lhe isso para que reflita, não acredite apenas no que as pessoas dizem, me refiro a todas as pessoas, aprendo com esse pastor que tinhamos que sempre...

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 23/10/2012

    Não desconsidero a fé dos católicos apesar de estar errado. o que estranho nesta pergunta é que o cara que respondeu, colocou três possibilidades para resposta. a menina não ficou satisfeita , porem vei alguém e não disse nada, só veio com rodeios e ela aceitou assim rapidinho. Ei Qual foi apalavra mágica? Teria sido bola levantada? Será que alguém esta precisando chutar?

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 23/10/2012

    Quem é a mulher vestida de sol? Mt 13:43. Justo? Justiça ? Diz alguma coisa?

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 23/10/2012

    Porque a mulher teve que fugir para o deserto? e lá passar o mesmo período de tempo que a besta de apocalipse 13 dominou o mundo? e é o mesmo período de tempo em que os santos deveriam ser entregues à quele que mudaria lei ? e porque este tempo também seria depois da morte de Jesus? tudo coincidência ?

  • Clodoaldo Soares (Cornélio Procópio Pr) - 23/10/2012

    Estes detalhes fazem referência ao sonho de José em Gn. 37.9: “E teve José outro sonho, e o contou aos seus irmãos, e disse: “Eis que tive ainda outro sonho: E eis que o Sol, e a Lua, e onze estrelas se inclinavam para mim.””------As estrelas não podem ser os apóstolos, pois seguindo a linha do tempo, a mulher ainda geraria o messias. Portanto, a mulher não simboliza a Igreja fundada por Cristo, muito menos a Igreja Adventista do Sétimo Dia que arrogantemente se identifica com ela. A mulher é símbolo de uma nação...

  • Clodoaldo Soares (Cornélio Procópio Pr) - 23/10/2012

    Prezada Brenda Cristy Souza Dias, a seguir demonstraremos a interpretação, bíblica, sobre A mulher que aparece diante do dragão no livro de Apocalípse (cp12) seria Maria, mãe de Jesus. ---- Apocalípse 12.1ª: “E viu-se um grande sinal....” A palavra no grego para sinal é shmeion (semeion), que tem o sentido de símbolo. Respeitando o literalismo da Bíblia, a mulher é um símbolo. Este grande sinal que aparece no céu tem um sentido espiritual. Sem discernimento podemos dar à mulher qualquer sentido que pudermo...

  • Adailton (São José) - 19/10/2012

    Está página é sobre Bíblia, eu posto um comentário sobre Bíblia, a pessoa não lê, desconversa e depois enchem com coisas que não tem nada a ver com o assunto. Teoria da conspiração e outras podem ser encontradas em muitas páginas sensacionalistas na internet. Vontanto a Bíblia: Lucas 16:22-25 e Apocalipse 6:9-11 são referências, sendo a primeira bem clara e feita por Jesus!

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    ........ Já a frase “metade de um tempo”, portanto é meio ano judaico, ou seja: 180 anos proféticos. Portanto, “um tempo, e tempos e metade de um tempo” resume-se em 360 + 720 + 180, o mesmo que 1260 dias proféticos ou anos literais.. Amem e Até mais.

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    Em interpretação profética se aplica a norma de que um dia (profético) representa um ano (literal) conforme Num 14:34 e Eze 4:6. Portanto, 1260 dias representam 1260 anos. Um “um tempo” em termos judaicos representam “um ano judaico” (360 dias). A palavra “tempos” (plural) representa dois anos, ou seja, 720 anos proféticos.

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    Nestes dias, nem mesmo um príncipe assumia o seu reino se não fosse com a autorização do papa. Se bem que Carlos Magno (Inglaterra) tentou mas, ludibriado, aceitou pedir permissão (bênçãos) ao papa. Apocalipse 12 relaciona duas vezes o período de “um tempo, e tempos e metade de um tempo”. Quando a mulher foge para o deserto, repete-se novamente, no capítulo, este período, porem como sendo 1260 dias.

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    Portanto, vemos que os 1260 anos proféticos começaram em 538 d.C. e continuaram até o ano de 1798. Quando João, o revelador, viu a esta mulher sentada sobre uma besta no deserto,estava contemplando os 1260 de poder absoluto do papa.

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    Em Daniel 7:25; 12:7 e Apocalipse 12:14, mensiona-se "tempo e tempos e metade de um tempo", ou seja, três tempos e meio, que na verdade, equivalem a três anos e meio. Três anos e meio, multiplicados pelos 12 meses do ano, dão 42 meses, que, multiplicados por 30 dias de cada mês, resultam outra vez em 1260 dias. ... (1 tempo = 1 ano = 360 dias) –(2 tempos – 2 anos = 720 dias) – (Metade de um tempo= meio ano= 180 dias) - Total= 1.260 dias..

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    O poder perseguidor não podia aceitar que seus ensinamentos fossem confrontados com a Bíblia. Esse período de tempo, em que a verdadeira Igreja de Deus foi perseguida por sua fidelidade à Palavra de Deus, encontra-se registrada na Bíblia de várias maneiras: 1. Em Apocalipse 11:3 e 12:6, faz-se menção de 1260 dias. 2. Em Apocalipse 11:2 e 13:5, são mencionados 42 meses, que, multiplicados por 30 dias do mês, resultam também em 1260 dias.

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    Se o Sol é símbolo da justiça de Deus, onde estão refletidos os Seus ensinos e princípios? Outra vez Davi responde: "Lâmpadas para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para os meus caminhos." (Salmo 119:105)........ A conclusão é clara: a Igreja de Deus fundamenta seus ensinos não em tradições humanas, mas na Bíblia, que é a Palavra de Deus. Esse foi o motivo da grande perseguição religiosa.

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    O que provocava tão furiosa perseguição era a obediência que a verdadeira Igreja prestava à Palavra de Deus. Afinal, aquela mulher é apresentada no capítulo 12 de Apocalipse como "vestida do Sol". O que significa o Sol? Veja como Davi responde: "Porque o Senhor Deus é Sol e escudo." (Salmo 84:11) Essa é a Igreja de Deus sem dúvida alguma. E por que tem a Lua sob os pés?

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    O que quer dizer que a Igreja verdadeira de Deus se esconderia no deserto por um período de 1260 anos. Durante esse período, as pessoas que "teimavam" em obedecer à Bíblia, e somente a Bíblia, foram cruelmente perseguidas. Muitos, como os Valdenses, tiveram que se esconder nas cavernas das montanhas para poder sobreviver. Quase literalmente, a terra abriu a boca para esconder a "mulher".

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    A Igreja e o Estado se uniram e, conseqüentemente, começaram a entrar no seio da Igreja costumes pagãos que a Palavra de Deus condenava..... A profecia, porém, indicava que a verdadeira Igreja de Deus não perseguiria, mas seria perseguida e, por isso, fugiria ao deserto por um período de 1260 dias. Já vimos que, profeticamente, um dia equivale a um ano (Ezequiel 4:6 e 7; Números 14:34).

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    Essa profecia fala de perseguição. "O dragão perseguiu a mulher que dera à luz o Filho varão"(Apocalipse 12:13).... Foi a Igreja perseguida em alguma época da História? Os relatos da História provam que sim. A História registra um período escuro da humanidade. Uma época em que se tentou dominar a consciência das pessoas. Perseguiu-se por causa da fé.

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    Lares dividido. Filhos desobedientes. Pais ditadores. Ideais desfeitos. Sonhos estraçalhados. Tudo tem um autor: o dragão que tentou devorar o "Filho da mulher"; e que tentará, hoje, devorar os nossos filhos....... Fugindo para o deserto Apocalipse 12 continua apresentando a luta entre a Igreja de Deus e o dragão: "A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias." (Apocalipse 12:6).

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    "Você é o sonho de seus pais", disse para ele, colocando a mão em seu ombro. "Ah, pastor" - respondeu-me - "eu não estou a fim de realizar os sonhos dos meus pai; quero é realizar meus próprios sonhos." Mas, que tipo de realização é essa que leva o jovem a perambular pelas ruas madrugada adentro, sentindo-se um lixo? Que tipo de sonho é esse que só cria nele vazio, o desespero e a loucura, depois que o efeito da droga passa? Existe uma força oculta por trás de tudo isso.

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    Quem você acha que está por trás das sensações alucinantes das drogas? Quem está por trás das idéias de liberdade, que não passa de libertinagem, mas que leva a juventude de hoje a viver sem princípios éticos nem morais? "Tudo é permitido", dizem. Mas se machucam, ferem-se a si mesmos e destroem seu futuro. Outro dia, eu falava com um jovem que fugira da casa dos pais para viver uma vida dissoluta.

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    . Marionetes do inimigo - Evidentemente a mulher que foi possuída pelo inimigo, na noite em que eu pregava, e Herodes, ambos não passavam de marionetes nas mãos do antigo enganador. Ele tentou destruir "o Filho da mulher" e tentará, hoje também, destruir os nossos filhos. Porventura, está você, como pai, sofrendo por causa de algum filho que se encaminha rumo à destruição?

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    quando Jesus nasceu. A profecia diz que o dragão estava a fim de "devorar o Filho", e a História registra que Herodes decretou a morte das crianças...... Quem estava por trás de Herodes? Você percebe mais uma vez a astúcia e o método do inimigo? Ele não se mostra como é. Usa as pessoas, esconde-se atrás delas. Controla-as, domina-as e as leva a cumprir seus propósitos escusos.....

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz." (Isaías 9:6). O salmista Davi O identifica melhor, quando ele diz que Ele regerá as nações com vara de ferro (Salmo 2:7 a 9); do jeito que é revelado em Apocalipse..... A profecia afirma ainda que "a serpente antiga, que se chama diabo e Satanás" tentaria destruir a Criança logo que Ela nascesse. Não é preciso entender muito de História para saber que Herodes decretou a morte de todas as crianças judias

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    ........ O dragão ataca a criança. No capítulo 12 de Apocalipse vemos outro aspecto da luta entre o diabo e a Igreja de Deus. A mulher está grávida, a ponto de dar à luz um \"Varão que regerá as nações\". Este sem dúvida alguma, é Jesus, o Salvador do mundo. O profeta Isaías já o profetizara muitos anos atrás da seguinte maneira: \"Porque um menino nos nasceu, um Filho se nos deu; o governo está sobre Seus ombros;

  • Antonio de mello (Londrina) - 19/10/2012

    Dois comandantes com seus respectivos exércitos..... Assim, quando em Gênesis capítulo 3, verso 15, Deus falou da luta entre a serpente e a mulher, estava profetizando a luta dos séculos entre o diabo e a Igreja de Deus. "Esta" - diz a profecia referindo-se à Igreja - "te ferirá a cabeça e tu [a serpente] lhe ferirás o calcanhar." Quando Satanás provocou a morte de Cristo no Calvário, feriu a Igreja no calcanhar. Mas Jesus, através da fidelidade de Seu povo, ferirá a diabo na cabeça...

  • Antonio de mello (Londrina) - 18/10/2012

    Ele estava falando de Sua Igreja neste planeta. Na Bíblia, a Igreja de Deus é simbolizada de várias maneiras. Algumas vezes, ela é comparada ao corpo humano (Efésios 4:12). Noutras, a uma mulher pura que espera pelo noivo (II Coríntios 11:12). Esse simbolismo é confirmado no Apocalipse. Uma mulher pura, vestida do sol, é símbolo da Igreja de Deus (Apocalipse 12:1) e uma mulher prostituta, vestida de vermelho, simboliza a igreja que pertence ao inimigo de Deus (Apocalipse 17:1 a 5).

  • Antonio de mello (Londrina) - 18/10/2012

    Ao momento triste do confronto do ser humano caído com Deus. Naquela ocasião, estavam presentes o casal de seres humanos e a serpente que os enganara. Note o que Deus disse a serpente: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre tua descendência e o seu descendente. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." (Gênesis 3:15).... Essa é a primeira profecia bíblica. Ao mencionar nesse verso a "mulher", Deus não estava se referindo unicamente à mulher ser humano,

  • Antonio de mello (Londrina) - 18/10/2012

    e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas." (Apocalipse 12:1 a 3). Quem é essa mulher? O que ela simboliza? E o dragão? De onde vem e o que quer? O relato bíblico continua dizendo que "o dragão se deteve em frente à mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o Filho quando nascesse... mas o Filho foi arrebatado para Deus até ao Seu trono." (Apocalipse 12:4 e 5).... Para entender essa profecia, precisamos retornar ao Jardim do Éden.

  • Antonio de mello (Londrina) - 18/10/2012

    Olá Ana, tudo bem? Veja este estudo, é incrivel!....Apocalipse 12 fala de uma guerra ou um conflito entre o bem e o mau que começou lá no Céu e transferiu-se para a Terra. E, ao longo da história humana, as tentativas e os métodos que o inimigo tem usado para arruinar o ser humano e desvirtuar a adoração e a obediência devidas a Deus, foram os mais variados..... No capítulo 12 de Apocalipse encontramos profetizada mais uma etapa dessa guerra. "Viu-se grande sinal no céu" -

  • DBonfim (Jaguarari) - 18/10/2012

    Grato pela tua atenção, Brenda. Ap é um livro de temática complexa; de mensagem bonita e de uma visão acerca da realidade q coloca a concepção de um cristianismo averso às realidade social e política em questão. Até porque, o cristianismo se desenvolveu como movimento apocaliptico, o que não se fazia sem a contestação de uma ordem política injusta e desumana. Assim, "Reino de Deus" carrega em si uma contestação à ordem dos "reinos dos homens", que muitas vezes nos escapa, mas ela é parte dele.

  • BRENDA CRISTY SOUZA DIAS (Engenheiro Caldas) - 18/10/2012

    DBonfim obrigado por sua explicação, esta sim era a explicação que eu buscava, e não ofensas contra Maria, custava a nossos amigos evangélicos dizer nestas palavras ? não, pra eles não bastava isso, tinha que ofender tbm nossa religião.

  • DBonfim (Jaguarari) - 18/10/2012

    Sou católico, mas há que se reconhecer não ser foco de Ap tratar sobre Maria. O foco é a Igreja e a perseguição que essa sofria de uma estrutura anti-cristã, que não podendo contra Cristo glorificado, perseguia os filhos da mulher (membros da comunidade de fiéis). A aplicação do texto a Maria deve-se à tendência de se tomar a imagem desenvolvida literariamente pelo autor como descrição literal. Mas as comunidades cristãs primitivas não faziam leitura mariológica dessa passagem, sobretudo porque o contexto lhes apon...

  • BRENDA CRISTY SOUZA DIAS (Engenheiro Caldas) - 18/10/2012

    SÓ SEI DE UMA COISA, A IGREJA CATÓLICA É A MAIOR DO MUNDO, POSSUI MUITO MAIS FIÉIS, VÃO DIZER QUE MAIS DA METADE DO MUNDO ESTÁ ERRADO, E QUE ELES NÃO VÃO PRO CÉU PORQUE PECAM PEDINDO PELA INTERCESSÃO DA VIRGEM? ACHAM QUE O LUGAR LA EM CIMA É SÓ SEUS ? DEIXEM JESUS JULGAR, OLHEM PARA SEU UMBIGO E PAREM DE JULGAR, CONTINUEM COM SUA CRENÇA E RELIGIÃO, NÃO JULGO VOCÊS, PORQUE JULGAM A MINHA ?

  • Aline (santo andre) - 18/10/2012

    desculpe Brenda foi só um exemplo... Adorar: Render culto a uma divindade. Amar exageradamente.

  • BRENDA CRISTY SOUZA DIAS (Engenheiro Caldas) - 18/10/2012

    Peço somente uma coisa, entrei nesse site, para aprender mais sobre a Biblia, o qual tenho grande interesse, entendam, não vim aqui para ver vocês falarem mal da minha religião, nem para ver vocs julgarem algo que não conhecem, então PEÇO RESPEITO, nunca julguei vocês, porque tbm já fui evangélica, respeito as suas opções de escolha, MAS RESPEITEM A MINHA, nada que disserem irá mudar meu amor por Maria, nad aque disserem vai fazer eu parar de pedir a ela que reze e olhe por mim.

  • BRENDA CRISTY SOUZA DIAS (Engenheiro Caldas) - 18/10/2012

    Tenho 20 anos, já passei por muitas coisas em minha vida apesar da idade, NÃO VENHAM ME DIZER QUE ELA ESTÁ MORTA E NADA PODES FAZER ! não sou conhecedora da palavra assim como vocês evangélicos são, mas eu SINTO O ESPIRITO SANTO DE DEUS, E TBM POSSO DIZER E AFIRMAR QUE SINTO MARIA, E AFIRMO COM TODA CERTEZA ELA INTERCEDE E PROTEJE SIM AQUELES QUE PEDEM POR ISSO. MAS EM PRIMEIRO LUGAR EM MINHA VIDA VEM JESUS, MAS CLARO QUE ELA TBM TEM SEU LUGAR DE RESPEITO.

  • BRENDA CRISTY SOUZA DIAS (Engenheiro Caldas) - 18/10/2012

    Aline, não ajoelho diante dela, porque a palavra é bem clara, "todo joelho se dobrará e toda língua proclamará que Jesus Cristo é o Senhor", me desculpe mas você não sabe como é minha oração, muitos menos conhece minha forma de pedir pela intercessão dela, não é preciso me ajoelhar, porque só Jesus merece isso, eu simplismente peço a ela, em minhas orações, que ela olhe por mim, reze por mim, simples assim :)

  • Carla Santos (Salvador) - 18/10/2012

    Vamos olhar para Jesus. O Senhor não exaltou Maria, nem Pedro nem nenhum outro nome. Ele exaltou somente um nome JESUS. Em Fp 2.9-11 diz: "Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de JESUS se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que JESUS CRISTO È O SENHOR, para glória de Deus Pai". Eu faço somente o que está escrito nas escrituras e não o que me falam para fazer, examino a biblia todos os dias. Precisamo...

  • Carla Santos (Salvador) - 18/10/2012

    Jesus diz: Ao Senho, teu Deus, adorarás e só a Ele darás culto. (Mt 4. 9). Maria foi escolihida por Deus p/ ser mãe de Jesus, também por ser uma mulher pura e de coração justo. Mas o principal motivo é que ela era a ESPOSA de José, descendente de DAVI.Se José estivesse escolhido uma outra espôsa com o temor de Maria pelo Senhor ela também, poderia ser a mãe de Jesus. Em Jo 19: 26 e 27 Jesus disse: MULHER, eis aí teu filho. Depois disse AO DISCÌPULO: Eis aí tua mãe. Jesus quiz dizer p/ ela que o filho dela era ...

  • Aline (santo andre) - 18/10/2012

    Não conheço textos na biblia que nós interferimos em alguma coisa algum pedido ou qualquer coisa com os mortos.o que pode fazer alguem que morreu pór nós? LUCAS16.27,28e29 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu,Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.

  • Adailton (São José) - 18/10/2012

    E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram. (Apocalipse 6:11) Então como podem dizer que os que nos precederam não podem interseder por nós?

  • Adailton (São José) - 18/10/2012

    E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? (Apocalipse 6:9-10)

  • Adailton (São José) - 18/10/2012

    Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. (Lucas 16:25)
    Isso é ensinamento de Jesus

  • Adailton (São José) - 18/10/2012

    E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. (Lucas 16:22-24)

  • Aline (santo andre) - 17/10/2012

    eu voltei e li o que vc escreveu.Brenda não quero ser grossa mais uma coisa me chamou atenção vc disse que não adora maria mais pede intercesao dela.(Nunca fiz isso =/)imagino que seja + o- assim:vc ajoelha na frente da santa junta as maos e pede pra ela.infelizmente isso é uma adoração.Se alguem se ajoelhar na minha frente e pedir minha ajuda é uma adoração não importa o motivo.Não sei se vc vai ler isso ou se vai achar uma idiotice mais leia a BIBLIA ela vai te mostras o que é certo ou errado

  • Aline (santo andre) - 17/10/2012

    Brenda Jesus veio pra dar Vida,Deus criou o ceu e a terra,o espirito santo consolador é quem trabalha por vc.Maria como eu e vc teve uma missão e ela cumprio e eu admiro muito toda essa coragem dela. Jesus mudou a historia e te deu o direito de ser filha de Deus. Jesus é o unico que merece adoração.Tudo o que falei não é sobre religiao mais sobre a biblia.Se eu estiver enganada na biblia por favor me corrija.

  • Aline (santo andre) - 17/10/2012

    mais encontrei na biblia textos que se referem as imagens de esculturas como abominações para Deus,isaias fala muito disso como os livros de Moises onde o povo de Israel por varias vezes viraram as costas para Deus e adoraram deuses que eles faziam de ouro.Deus não precisa de Maria para saber o que vc sente o que vc passa no seu dia a dia e ele permitiu que o seu filho Jesus morrece para vc ter o direito de falar direto com Deus sempre que dobrar os seus joelhos.

  • ad (aracruz) - 17/10/2012

    Brenda, Maria foi uma grande mulher. Mãe de Jesus. Não estou desfazendo. Mas pára por aí. Maria está morta, descansando, como o pai de Jesus, e como os irmãos de Jesus. O trecho de Apocalipse, que se refere a Igreja de Deus, nada tem a ver como Maria. O protesto não é contra os católicos, mas contra a mentira. Assim como Deus vai destruir o mentiroso com a mentira, eu vou advertir. Doa a quem doer.

  • Aline (santo andre) - 17/10/2012

    Sou extremamente apaixonada pela biblia e me esforço para aprender e seguir o que aprendo com ela ,ela eh o manual mais perfeito para a felicidade e eu realmente encontrei essa felicidade que os crentes pregam. Nao falo mal de Maria mais nunca encontrei nada sobre ela na minha biblia sobre ser santa ou esta no céu intercedendo por mim,nada alem dela ser uma mulher que chamou a atenção de Deus e foi escolhida para uma missao maravilhosa.

  • Aline (santo andre) - 17/10/2012

    Vc tem razao sobre os problemas com evangelicos que pregam o amor mais nao vivem ele,as maiores guerras do mundo sao por religioes e dinheiro.vc tmbm tem razao sobre maria ter sido uma grande mulher Deus viu graça nela por isso deu a ela a incrivel misao de trazer o filho de Deus ao mundo essa era a promessa de Deus na vida dela.Todos nos somos diferentes e somos usados de formas diferentes por Deus.

  • BRENDA CRISTY SOUZA DIAS (Engenheiro Caldas) - 17/10/2012

    Se um filho maltrata sua mãe, e sai de casa, você pode ter certeza que aquela mãe irá pedir por ele da mesma maneira, pedir a Jesus, pq só ele pode curar, mas ela pede, pq ela é mãe, e outra Jesus entregou Maria para ser nossa mãe: Filho eis aqui a tua mãe, mãe eis aqui o teu filho, você rejeita sua mãe ?

  • BRENDA CRISTY SOUZA DIAS (Engenheiro Caldas) - 17/10/2012

    Deus poderia ter tido um filho sem precisar de Maria, ora, ele é Deus, bastava a ele colocar seu filho na terra, mas escolheu Maria Santíssima pra dar a luz a seu filho, então, ela é uma mulher comum ? Sim comum, mas por ser tão comum e tão digna, que juntamente com Jesus, estão no céu, orando por este mundo, e rogando por todos nós, ela reza por você, mesmo que você não creia nela, porque a misericórdia de uma mãe, vale muito mais do que a rejeição de alguns filhos por ela.

  • BRENDA CRISTY SOUZA DIAS (Engenheiro Caldas) - 17/10/2012

    O que ocorre no mundo hoje, ao invés das igrejas se unirem, fazerem laços de amizade e respeito umas com as outras, existem discursões, um julgando a crença do outro, um querendo diminuir o outro, porque não são mais unidas? as igrejas deveriam ser, o mundo seria muito melhor, não haveria tanta guerra, tanta morte, porque as próprias instituições que pregam paz e amor, não colocam isso em ação. É algo que nos deixa com grande revolta.

  • BRENDA CRISTY SOUZA DIAS (Engenheiro Caldas) - 17/10/2012

    Não estou de maneira alguma julgando sua opnião, afinal somos todos irmãos em cristo, não é pelo fato deu crer em Maria, que me faz diferente, amo a Jesus, sou apaixonada por ele, em todos os dias de minha vida o levo comigo, é só questão de religiões diferentes, e acho digno aquele que sabe respeitar as religiões, então só peço o seguinte, evangélicos não creêm nela, mas podiam pelo menos não falar mal também, ou acham que Jesus gosta que maltratem sua mãe ?

  • BRENDA CRISTY SOUZA DIAS (Engenheiro Caldas) - 17/10/2012

    Aline, tudo é questão de fé, quando defendo esta mulher, a defendo porque realmente ela intercede por nós, já tive diversas experiencias com Maria, Ninguém vai ao pai se não por Jesus, está corretissimo, se você não busca pela intercessão de Maria, seus pedidos serão atendidos da mesma forma, mas te digo já fui evangélica, hoje sou católica meus pedidos são atendidos de uma forma diferente, e só quem crê em Maria sabe o que digo, ela ora por nós, você não gostaria de ter alguém rezando por vc ?

  • Aline (santo andre) - 17/10/2012

    João 14:6"Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados.Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo Isaías 44:9-10 LEIA Lc 16,19-31 um morto não pode fazer nada por nos Maria foi uma grande mulher abencoada uma mulher comum que morreu

  • Aline (santo andre) - 17/10/2012

    E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. Apocalipse 12:17 Claramente percebe que não se trata de uma mulher "comum" como eva ou maria,mais de uma simbologia assim como a biblia se referere a igreja como uma noiva em outros textos se refere a ela como uma mulher nesse. outros paises ainda hj perceguem cristaos até a morte por amor a palavra de Deus.

  • BRENDA CRISTY SOUZA DIAS (Engenheiro Caldas) - 17/10/2012

    Agora acha que desfazendo de Maria, vai levar você a chegar em algum lugar? ela deve ser respeitada,e MUITO !! tenho pena de quem rejeita essa mulher tão maravilhosa, um EX: Quando você precisa de uma ajuda do prefeito de sua cidade e só ele tem o poder para te ajudar, você o procura certo, mas se você está brigado com a mãe desse prefeito, você acha que ele irá te atender com a mesma prontidão e zelo? claro que não, assim é Maria e Jesus, só Jesus cura, salva, liberta e Maria intercede por nós.

  • BRENDA CRISTY SOUZA DIAS (Engenheiro Caldas) - 17/10/2012

    ERRADO dizer que adoramos Maria, existem católicos e católicos, devemos pedir somente pela intercessão dela, claro quem crê, não é obrigatório, mas pense bem, quando você pede por alguém ore ou reze por mim, você está pedindo a um ser de carne e osso certo ? mas e se você crê que se disser, Maria ore por mim, interceda por mim, peça a Jesus que acolha meus pedidos, com toda certeza sua oração será mais forte e Jesus ouve a sua mãe, assim como se fez em bodas de canaã.

  • BRENDA CRISTY SOUZA DIAS (Engenheiro Caldas) - 17/10/2012

    Tapado é quem rejeita a mãe de Deus, não adoro ela, respeito ela, e peço pela intercessão dela em minha vida, e isso tem dado muito certo, Caro Ademar não acho que deva postar comentários ofendendo a religião dos outros, se existem aqueles que creêm, quem é você para dizer que é errado ? siga a sua fé e procure fazer o bem, eu acredito que seja ela sim a mulher que se trata lá, essa é minha opnião, vai discordar ? cada um tem a sua opnião, fique com a sua guardada.

  • Aline (santo andre) - 17/10/2012

    E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias. Apocalipse 12:6 E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. Apocalipse 12:13 E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. Apocalipse 12:14

  • Ademar (ARACRUZ) - 17/10/2012

    Pode engolir o "então", pois nada do que eu disse leva a sua conclusão, assim como nada do que a Bíblia diz nos leva a adorar uma mulher. Porém, concordo que para Deus nada é impossível, inclusive os que estão acomodados com a mentira abrirem os olhos.

  • Adailton (São José) - 17/10/2012

    Para Deus nada é impossível!
    Ademar, então você nega que Jesus seja o Cristo, Filho de Deus?

  • Ademar (ARACRUZ) - 16/10/2012

    E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz. Basta LER O CAPITULO TODO...é RIDÍCULO alegar que essa mulher é maria...Maria foi alimentada no deserto 1260 dias? É TAPADO QUEM CRÊ NISSO...