Uma janela sobre o mundo bíblico

A mulher que aparece diante do dragão no livro do Apocalipse (cap. 12) seria Maria, mãe de Jesus?



  • Pergunta de Brenda Cristy Souza Dias, Engenheiro Caldas / MG
  • 54992
  • 16/10/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Maria, mãe de Jesus | Apocalipse |


Olá Brenda Cristy Souza Dias de Engenheiro Caldas / MG!

Os estudiosos do Apocalipse, querendo responder esta pergunta, já escreveram muitos artigos e encontramos muitos livros que fazem a hermenêutica do texto Bíblico.

Uma resposta definitiva dizendo:  a mulher que fala o apocalipse 12 tem este significado, penso que empobrece a resposta. Encontramos para a mulher três significados todos eles muito importantes.

Na pergunta já aparece o primeiro sentido. Os católicos devido a muitas semelhanças da mulher do texto com Maria preferem dar o significado para Maria a Mãe de Jesus. Mesmo porque o texto diz que a mulher esta para dar a luz um filho, este seria Jesus, estando ele em perigo de vida por causa do dragão. Ela foge para o deserto.

Segundo significado:
Encontramos na cena da mulher e do dragão no livro do apocalipse (cap.12) uma correspondência com o Gênesis 3,15-16. A mulher deverá dar a luz na dor e no sofrimento (v.2) aquele que vai ser o messias para a humanidade (v.5) A mulher sofre a tentação de Satanás que a persegue e quer eliminar seu filho, o Messias, que seria a perdição para Satanás.

Terceiro significado:
A mulher do Apocalipse 12 indica a representante do povo de Deus nos tempos messiânicos (Miquéias 4,9-10) e também Isaías 66,7:

“Antes de sentir as dores de parto ela deu à luz, antes de lhe sobrevirem as contorções ela pôs no mundo um menino” (Isaías 66,7) Bíblia de Jerusalém.

Entendemos esta passagem como sendo a Igreja em luta. Este segundo significado tem a preferência dos comentaristas protestantes do livro do Apocalipse. (Conforme: Cebi, Evangelho de João e Apocalipse, roteiros para reflexão IX, pág. 123 ss)

Ainda sobre o primeiro significado:
Poderíamos considerar que João ao escrever esta segunda parte do Apocalipse, que inicia no Capítulo 12 pense em Maria como sendo a nova Eva. Fazendo um paralelo entre uma e outra. Pela Eva do Antigo Testamento veio à perdição para a humanidade, resgatada por Maria em vida abundante a nova Eva, Maria, que nos deu o salvador. É de Maria a filha de Sião que nasce o Messias o salvador conforme João 19,25.

54992 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook