Os Evangelhos contam (Mateus 9,20-22; Marcos 5,25-34 e Lucas 8,43-48) contam que uma mulher sofria com hemorragia há 12 anos. Ela se aproximou de Jesus, tocou no seu manto, e o fluxo de sangue parou. No fim da narração Jesus lhe diz: "minha filha, tua fé te salvou; vai em paz".

Infelizmente não sabemos qual era o nome dessa mulher e dizer que se chamava Verônica provavelmente não é uma verdade histórica. Todavia essa suposição tem uma origem muito antiga, nos apócrifos.

O Evangelho apócrifo de Nicodemos, escrito em grego provavelmente no Século II, essa mulher aparece durante o processo de Jesus, onde testemunha inultimente em seu favor. No original grego essa mulher também é anônima. Todavia existem diversos manuscritos antigos desse apócrifo e em um manuscrito copto e em outro latino ela recebe um nome: Verônica. O nome é uma adaptação do grego "Berenice", que significa "aquela que traz vitória".

É provável que na passagem do grego para o latim a assonância do nome "Verônica" com vera icon (verdadeira ícona-imagem) gerou a fantasia popular da legenda sobre verônica, retomada também em uma das estações da via crucis, que faz parte do devocionário tradicional católico.