Uma janela sobre o mundo bíblico

Ouvi dizer que o nome da mulher do fluxo de sangue era Verônica. É verdade?



  • Pergunta de J. S. M., Campo Grande
  • 7722
  • 07/10/2012
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Verônica |


Os Evangelhos contam (Mateus 9,20-22; Marcos 5,25-34 e Lucas 8,43-48) contam que uma mulher sofria com hemorragia há 12 anos. Ela se aproximou de Jesus, tocou no seu manto, e o fluxo de sangue parou. No fim da narração Jesus lhe diz: "minha filha, tua fé te salvou; vai em paz".

Infelizmente não sabemos qual era o nome dessa mulher e dizer que se chamava Verônica provavelmente não é uma verdade histórica. Todavia essa suposição tem uma origem muito antiga, nos apócrifos.

O Evangelho apócrifo de Nicodemos, escrito em grego provavelmente no Século II, essa mulher aparece durante o processo de Jesus, onde testemunha inultimente em seu favor. No original grego essa mulher também é anônima. Todavia existem diversos manuscritos antigos desse apócrifo e em um manuscrito copto e em outro latino ela recebe um nome: Verônica. O nome é uma adaptação do grego "Berenice", que significa "aquela que traz vitória".

É provável que na passagem do grego para o latim a assonância do nome "Verônica" com vera icon (verdadeira ícona-imagem) gerou a fantasia popular da legenda sobre verônica, retomada também em uma das estações da via crucis, que faz parte do devocionário tradicional católico.

7722 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook