Como converter côvado em metros?

Pergunta de José Amaro, Recife
Resposta de Luiz da Rosa, em 01/02/2012


Leia mais sobre Medidas, pesos e moedas

O côvado é uma das medidas de comprimento existentes na Bíblia. Como você pode ver na lista abaixo, aparece seja no Antigo que no Novo Testamento. Um côvodo corresponde a 45 centímetros, ou seja, a dois palmos. Na tabela encontra o valor em centímetros de cada uma das medidas de comprimento – entre parênteses está o nome em hebraico.

Côvado (amma) = 45 cm
Palmo (zaret) = 22,5 cm
Mão (tofah) = 7,5 cm
Dedo (eçba) = 1,8 cm

Essas são os valores clássicos, porém se lemos Ezequiel (40,5; 43,13) parece que em relação ao côvado existiam duas medidas. Ezequiel usa um côvado de 7 mãos, ou seja 52,5 centímetros.


As citações de côvado na Bíblia, segundo a versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel

Gênesis 6,16 - Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.

Êxodo 25,10 - Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.

Êxodo 25,17 - Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.

Êxodo 25,23 - Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.

Êxodo 26,13 - E um côvado de um lado, e outro côvado do outro, que sobejará no comprimento das cortinas da tenda, penderá de sobra aos lados do tabernáculo de um e de outro lado, para cobri-lo.

Êxodo 26,16 - O comprimento de uma tábua será de dez côvados, e a largura de cada tábua será de um côvado e meio.

Êxodo 30:2 - O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado, e dois côvados a sua altura; dele mesmo serão as suas pontas.

Êxodo 36,21 - O comprimento de cada tábua era de dez côvados, e a largura de um côvado e meio.

Êxodo 37,1 - FEZ também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura de um côvado e meio; e a sua altura de um côvado e meio.

Êxodo 37,6 - Fez também o propiciatório de ouro puro; o seu comprimento era de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.

Êxodo 37,10 - Fez também a mesa de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.

Êxodo 37,25 - E fez o altar do incenso de madeira de acácia; de um côvado era o seu comprimento, e de um côvado a sua largura, era quadrado; e de dois côvados a sua altura; dele mesmo eram feitas as suas pontas.

Deuteronômio 3,11 - Porque só Ogue, o rei de Basã, restou dos gigantes; eis que o seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos filhos de Amom? De nove côvados, o seu comprimento, e de quatro côvados, a sua largura, pelo côvado comum.

Juízes 3,16 - E Eúde fez para si uma espada de dois fios, do comprimento de um côvado; e cingiu-a por baixo das suas vestes, à sua coxa direita.

1Reis 7,31 - E a boca da pia estava dentro da coroa, e de um côvado por cima; e era a sua boca redonda segundo a obra da base, de côvado e meio; e também sobre a sua boca havia entalhes, e as suas cintas eram quadradas, não redondas.

1Reis 7,32 - E as quatro rodas estavam debaixo das cintas, e os eixos das rodas na base; e era a altura de cada roda de côvado e meio.

1Reis 7,35 - E no alto de cada base havia uma peça redonda de meio côvado de altura; também sobre o alto de cada base havia asas e cintas, que saíam delas.

2Crônicas 4:3 - E por baixo dele havia figuras de bois, que cingiam o mar ao redor, dez em cada côvado, contornando-o; e tinha duas fileiras de bois, fundidos juntamente com o mar.

Ezequiel 40,5 - E havia um muro fora da casa, em seu redor, e na mão do homem uma cana de medir, de seis côvados, cada um dos quais tinha um côvado e um palmo; e ele mediu a largura do edifício, uma cana, e a altura, uma cana.

Ezequiel 40,12 - E o espaço em frente das câmaras era de um côvado, e de um côvado o espaço do outro lado; e cada câmara tinha seis côvados de um lado e seis côvados do outro.

Ezequiel 40,42 - E as quatro mesas para o holocausto eram de pedras lavradas; o comprimento era de um côvado e meio, e a largura de um côvado e meio, e a altura de um côvado; e sobre elas se punham os instrumentos com que imolavam o holocausto e o sacrifício.

Ezequiel 42,4 - E diante das câmaras havia um passeio de dez côvados de largo, do lado de dentro, e um caminho de um côvado, e as suas entradas eram para o lado do norte.

Ezequiel 43,13 - E estas são as medidas do altar, em côvados (o côvado é um côvado e um palmo): e o fundo será de um côvado de altura, e um côvado de largura, e a sua borda em todo o seu contorno, de um palmo; e esta é a base do altar.

Ezequiel 43,14 - E do fundo, desde a terra até a armação inferior, dois côvados, e de largura um côvado, e desde a pequena armação até a grande, quatro côvados, e a largura de um côvado.

Ezequiel 43,17 - E a armação, catorze côvados de comprimento, e catorze de largura, nos seus quatro lados; e o contorno, ao redor dela, de meio côvado, e o fundo dela de um côvado, ao redor; e os seus degraus davam para o oriente.

Mateus 6,27 - E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

Lucas 12,25 - E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

39083 visitas

18 comentários

Postar um comentário

  • Carlindo Lelis de Carvalho (BELO HORIZONTE) - 15/07/2014

    Gentileza, estou aguardando resposta sobre a minha colocação.

  • Carlindo Lelis de Carvalho (BELO HORIZONTE) - 11/07/2014

    A QUEM INTERESSAR DIALOGAR COMIGO A RESPEITO DA MEDIDA CÔVADO, ESTOU À DISPOSIÇÃO. Tenho escrito 207 livros em que abordo toda a verdade e desmascarando todas as mentiras. E-mails.: carlindo.escritorartistaplastico@yahoo.com.br yahuhshua_benyahuh999@yahoo.com.br

  • Carlindo Lelis de Carvalho (BELO HORIZONTE) - 11/07/2014

    Prezados Senhores, Gostaria de poder conversar com V.Sas, a respeito de minha posição com respeito à minha explicação sobre o côvado. Atenciosamente, Carlindo Lelis de Csarvalho

  • Carlindo Lelis de Carvalho (BELO HORIZONTE) - 07/07/2014

    É hora de sermos medidos e de sermos tomados e separados. “Toma um cana e mede o Santuário, o Altar e os que nele adoram.” Apc.11:2 O Caráter na edificação é o que se apura e separa. Tomar uma medida e separá-la, significa que os nossos serviços são medidos e aferidos pelo Caráter. Estes serviços é pela edificação do Reino, a Igreja. Sai de Babilônia, povo meu! O Altíssimo revela os seus segredos aos seus pequeninos. e-mails: carlindo.escritorartistaplastico@yahoo.com.br yahuhshua_benyahuh999@yahoo.c...

  • Josue Goncalo da silva (RECIFE) - 01/07/2014

    graça e paz,a bíblia é um livro maravilhosa nela a tudo que queremos saber,é rico de mais...só Deus faz isso!se homem com price os mandamentos como seriamos abençoados.

  • Antonio Lucas de Jesus (Pindamonhangaba) - 27/04/2014

    E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó. Mateus 21:44 Quem cair aos pés de Cristo se quebrará e será transformado mas ai daquele a quem Cristo disser: E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mateus 7:23

  • Celso (Rio) - 21/11/2013

    Amém, Lázaro! Realmente acho a bíblia cheia de sabedoria, toda ela. Pessoalmente gosto do Salmo 137, a parte que recomenda o seguinte: 'Ah! filha de Babilônia, devastadora; feliz aquele que te retribuir consoante nos fizeste a nós; feliz aquele que pegar em teus pequeninos e der com eles nas pedras'.

  • LAZARO ANTONIO ALVES PIMENTA (RIO BRANCO-MT) - 20/11/2013

    A Escritura Sagrada é mesmo uma maravilha, de tudo que quer aprender é só ler continuamente. Tudo de hoje é reflexo do ontem. Nela está toda verdade, toda sabedoria, tudo é Deus, sobre tudo e sobre todos. Amém!!!

  • Joao Silva Oliveira (sao vicente) - 18/10/2013

    que maravilha eu não sabia gracias?

  • josiane santana guimarães (Canudos bahia ) - 23/05/2013

    como fiquei feliz em obter a minha resposta ,ficar a dica :só vamos ficar felizes quando lembrarmos sempre ,de que só DEUS é a solução,para tais atrocidades das quais vivemos enfrentando nesse mundo...

  • TIAGO OLIVEIRA MRQUES (são paulo) - 24/10/2011

    na minha opinião depois de fazer alguns calculos,ainda que não sejam precisos.pelo peso da couraça de 57k que Golias portava ele não conseguiria porta se tivesse 2,92.com base nesse calculo cheguei a conclusão de que Golias teria 4,18 de altura.

  • Pb. Elzio (MANAUS-AM) - 11/09/2011

    A Bíblia é Deus falando ao homem, é Deus falando atraves do homem, é Deus falando como homem. A Bíblia é sempre Deus falando. "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." (Apocalipse 1 : 3) Que Deus abençoe grandiosamente todos nossos irmãos em Cristo, amém

  • Nilza Oliveira (Salvador/Bahia) - 17/07/2011

    Para mim a Biblia não é apenas um livro; é muito mais que isso,é a palavra de Deus para salvação de todos que Lê e acreditar.É uma carta aberta para Salvação de todas as criatuaras.Aleluia!!

  • Carmelia S.Rodrigues (Vitoria) - 11/07/2011

    Acho maravilhoso podermos sabermos, mesmo que não seja com total exatidão, mais coisas à respeito da Bíblia.Que livro fascinante, não é à-toa que é o livro dos livros ! Grato.

  • LUIZ ANTONIO DE SOUZA (INDAIATUBA S.P) - 14/09/2010

    Segundo escritos Biblicos para unidade cÔvado temos trêS versões a primeira ecÔvdo curto depois comum e legal oprimeiro equivale 40cm ocomum 45cm o legal 56cm .Quanto a origem dos padrões lineares Israeltas os Metrologistas não chegam a uma soluÇão satisfatoria pois nos sistemas Orientais,os Babilonios usavam o cÔvado duplo aproximadamente 1m o simples 50cm o real 55cm o curto 45cm .Qual a unidade a ser conciderada?

  • martins lopes (cambe) - 09/07/2010

    sobre covados minha biblia não podera acrescentar um só covado a sua existencia...

  • adao da macena lima (ceilandia df) - 17/12/2009

    não e um comentario e sim uma pergumta se 1 covado e 45centimetro 1000 covados seria por acaso 450 metros?

  • sandoval silva (RIO DE JANEIRO-RJ) - 20/01/2009

    Em geral os teólogos dão como 45cm a medida de um covado e um palmo seria 22cm logo Golias deveria ter 2.92 fora o sapato que era de acordo com sua estatura e seu capacete chegando a aproximadamente 3.30m. Entretanto estudando o assunto e baseado em estudos arqueológicos tb existe a possibilidade do côvado medir 66cm e o palmo 22cm calculando-se assim a altura de Golias em cerca de 4.18m de altura...com sapato adequado ao seu peso e altura e o capacete ele chegaria a aproximadamente 4.30m. Essa pesquisa foi feita a...