Olá Marcos de Diadema /SP!  São dois personagens diferentes! Aproveito a resposta a pergunta feita em 14/07/2012 pelo Marco Antonio: Quantos Judas são descritos na Bíblia?, pois nela está a descrição, embora sucinta destes dois personagem: Passamos a descrição deles:

A figura de Judas Iscariotes, já incorporada na mente popular, faz parte do vocabulário com muitos termos: exemplo: judiar, judiaria, judiação, chamar alguém de Judas tem o significado de traidor etc.... Na Semana Santa, o folclore popular faz a queima do boneco que representa Judas Iscariotes, tido como o traidor de Jesus, destroem o boneco a pauladas.

 

1 - Judas Iscariotes:

Citado no Novo Testamento. Discípulo de Jesus, filho de Simão (conf. João 6,71). Aparece com o apelido Iscariotes. Nas listas dos apóstolos citados no Novo Testamento (Mateus 10,4; Marcos 3,19; Lucas 6,16) aparece sempre em último lugar. Identificado como o traidor de Jesus. Do grupo de Jesus era aquele que detinha as economias (seria o tesoureiro) do grupo dos apóstolos. Nas representações de pinturas, ele aparece sempre segurando a bolsa do dinheiro e não possui a áurea em torna a cabeça (símbolo de santidade).

 

2 - Judas Tadeu (apóstolo)

O outro personagem, São Judas Tadeu, um dos escritores do novo Testamento possuindo a carta de São Judas Tadeu, também muito venerado no Brasil, existindo muitas Igrejas que levam o nome dele.

Possuía nome duplo chamado de Judas irmão de Tiago (conf. Lucas 6,16) e Judas Tadeu (conf. Mateus 10,3). Autor da Carta de São Judas Tadeu. (conf. Judas 1,1)

Os dados acima descritos encontramos em: Dicionário Enciclopédico da Bíblia, Vozes 1977, pag. 840ss; O Novo Dicionário da Bíblia, Vida Nova 1986, vol II, pág. 881ss; Chave Bíblica, Sociedade Bíblica do Brasil 1971, pág. 270.