Olá Jéssica de Recife / PE. Andas procurando resposta para uma curiosidade bíblica que vai alimentar uma gincana Bíblica. Este teu esforço em buscar uma solução a pergunta é louvável, e outras verdades bíblicas vais conhecer. Na pergunta estão embutidas outras perguntas todas se relacionando,

Texto Bíblico: Deuteronômio 9,9-18.

É interresante ler o texto e teremos as outras respostas:

 

Deuteronômio

9, 9   Quando subi ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas do pacto que o Senhor fizera convosco, fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água.

9, 10   E o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e nelas estavam escritas todas aquelas palavras que o Senhor tinha falado convosco no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia.

9, 11   Sucedeu, pois, que ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas do pacto.

9, 12   E o Senhor me disse: Levanta-te, desce logo daqui, porque o teu povo, que tiraste do Egito, já se corrompeu; cedo se desviaram do caminho que eu lhes ordenei; fizeram para si uma imagem de fundição.

9, 13   Disse-me ainda o Senhor: Atentei para este povo, e eis que ele é povo de dura cerviz;

9, 14   deixa-me que o destrua, e apague o seu nome de debaixo do céu; e farei de ti nação mais poderosa e mais numerosa do que esta.

9, 15   Então me virei, e desci do monte, o qual ardia em fogo; e as duas tábuas do pacto estavam nas minhas duas mãos.

9, 16   Olhei, e eis que havíeis pecado contra o Senhor vosso Deus; tínheis feito para vós um bezerro de fundição; depressa vos tínheis desviado do caminho que o Senhor vos ordenara.

9, 17   Peguei então das duas tábuas e, arrojando-as das minhas mãos, quebrei-as diante dos vossos olhos.

9, 18   Prostrei-me perante o Senhor, como antes, quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocar a ira” (Deuteronômio 9,9-18) Bíblia Almeida.

 

Qual foi o Jejum mais longo descrito na Biblia?

Encontramos no livro do deuteronômio o Jejum mais longo, que foi aquele em desagravo a fúria de Iahweh pela rebeldia do povo de Deus. Este foi o motivo: “fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocar a ira”

 

Quantos dias?

Total de 40 dias (conf. Dt 9,9) e depois novamente 40 dias (conf. Dt 9,18)

 

Quem foi?

Moisés quando recebeu as tábuas da lei no Monte Sinai.