Olá Danielle, de Campos dos Goytacases,

 

O livro de Atos dos Apóstolos segundo a tradição foi escrito pelo evangelista Lucas e é a segunda parte de sua obra.Veja o que o autor registra em At 1,1. A Primeira parte da obra foi o evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, cf. Lc 1,1-4. O destinatário das duas obras é chamado de Teófilo. Pode ter sido uma pessoa que patrocinou o trabalho efetuado, uma vez que na época não era barato a escrita de livros. Pode também ter sido um amigo, ou coordenador de uma comunidade. O nome Teófilo tem como significado: amado por Deus. Esse nome aparece somente em Lc 1,3 e At 1,1.

Segundo José Comblin, o mais provável é que o livro de Atos dos Apóstolos tenha sido escrito para diversas comunidades, que embora, tivessem recursos financeiros, fizeram uma opção pelos empobrecidos, acolhendo-os em seu meio (fonte: José Comblin. Atos dos Apóstolos, Vol I:1-12. Petrópolis:Vozes, 2001). Observe-se que nos Atos dos Apóstolos encontramos pessoas ricas que converteram-se ao cristianismo e partilharam de seus bens com a comunidade cristã, como podemos verificar em  At 4,32-37.

O livro de Atos dos Apóstolos tem como tema principal o Espírito Santo, que irá animar os seguidores de Jesus Cristo. Inicia com o batismo do Espírito Santo sobre os discípulos e discípulas. Inaugura-se uma nova etapa no advento do Reino de Deus. A primeira foi a encarnação de Jesus, seu ministério, morte e ressurreição e em Atos, o Espírito Santo irá continuar a obra de Deus, agora através das pessoas que se deixaram plenificar pela sua força e poder. Tudo isso para realizar o que Jesus prometeu em Lc 24,49.