Olá Tiago de Tanguá / RJ!
Encontramos esta passagem da escritura em dois livros do Novo Testamento:

1 – Mateus 5,18:

“18 porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só i, uma só vírgula da Lei, sem que tudo seja realizado” (Mateus 5,18) Bíblia de Jerusalém.

2 – Lucas 16,17:

17 É mais fácil passar o céu e terra do que uma só virgula cair da Lei”. (Lucas 16,17” Bíblia de Jerusalém.

Nesta passagem Jesus ensina como devemos observar a lei de Deus e como deve ser sua prática. Jesus mostra o pleno cumprimento da lei (conforme Mt 5,17-19). A realidade do evangelista Mateus é a cidade de Jerusalém e escreve para ajudar as comunidades de judeus convertidos que ali vivem e que continuavam frequentando o Templo em superar as críticas dos Judeus, que os viam no Templo e que os acusavam dizendo: “Vocês são infiéis à Lei de Moisés”. Jesus não tinha escapado destas criticas recebendo acusações de infidelidade à lei de Deus. Mateus nesta passagem responde de forma esclarecedora aos que o acusava Jesus. Quer ajudar as comunidades a resolver seu problema com as criticas dos judeus.

Na perícope de Mateus 5,17-18 aparece a frase: Nenhuma vírgula da lei vai cair (v.18).

- Na compreensão de alguns não era necessário observar as leis do Antigo Testamento, pois é pela fé em Jesus que somos salvos e não pela observância da Lei (Rm 3,21-26).

- Para outros aceitavam Jesus como Messias, mas não aceitavam a liberdade de Espírito, sendo judeus, deviam continuar observando as leis do Antigo Testamento (At 15,1.5).

- E um grupo radical vivia plenamente a liberdade do Espírito, não olhavam nem para a vida de Jesus de Nazaré nem para o Antigo Testamento (conforme 1 Cor 12,3).

Mateus procura neste escrito um equilíbrio. A resposta dada por Jesus tenta responder estas dificuldades: “Não vim abolir a lei, mas dar-lhe pleno cumprimento!”. Os cristãos não podiam ser contra a Lei, nem ir para outro extremo fechar-se dentro da observância cega da lei. Vivendo o ensinamento novo de Jesus, deviam mostrar na prática, a forma em que a Lei  ajudaria na prática perfeita do amor.