Olá Generosa de Valença!

 Ainda está para ser encontrado pela arqueologia o local onde na época de Paulo se reunia a comunidade de Tessalônica. Provalmente por ter sido uma das primeiras Comunidades eles se reuniam nas casas conforme o costume. Assim se torna mais difícil ainda uma localização, qual a casa que funcionou como local de oração e  Igreja.

Lembro que na época de estudante em Jerusalém, em uma das férias de julho, no verão europeu, fizemos uma excursão pelos locais Bíblicos da Turquia e Grécia. Visitamos os locais das Igrejas do Apocalipse, e na Grécia, a cidade de Corinto, o estreito de Corinto e Atenas. O professor não incluiu a cidade de Tessalônica na visita por não existirem ainda sítios arqueológicos que demarcassem o local onde se reuniam esta comunidade. Porém a cada passo nas escavações para alguma edificação na cidade de Salónica (nome atual de Tessalônica) aparecem restos arqueológico da antiga cidade, como foi o caso em 1962, , quando da demolição de um antigo terminal de ônibus foram encontradas estruturas de uma casa de banhos, ruas pavimentadas, um fórum e outras importantes edificações dos séculos 1 e 2 em seu subsolo confira foto abaixo.

 No ano  1962,na demolição do antigo terminal de ônibus  foram encontradas restos

de uma casa de banhos, ruas pavimentadas, um fórum e outras importantes edificações

dos séculos 1 e 2 (foto acima)

O que os livros do Novo Testamento nos falam:

O livro dos Atos dos Apóstolos relata que Paulo de retorno de Filipos com Silas e Timóteo (cf. At 17,1-10), fala da fundação da comunidade cristã em Tessalônica é que Paulo motivado por perseguição é obrigado a interromper bruscamente a pregação do Evangelho ali, e refugiar-se em Beréia. Provavelmente, o coração do Apóstolo deve ter se sentido por demais irrequieto ao deixar uma recente comunidade cristã "abandonada" durante uma dura perseguição que se iniciou na cidade por parte de alguns judeus.

Escreve Paulo duas belíssimas cartas aos Tessalonicenses que nos ajudam conhecer a ação missionária de Paulo e sua convivência com as comunidades que fundava. Certamente 1 Tessalonicenses escrita em 49 d.C é o escrito mais antigo do Novo Testamento, mesmo antes dos Evangelhos. A segunda carta aos Tessalonicenses foi escrita pouco depois da primeira.

O que resta da construção da Igreja de Tessalônica?

Na cidade de Salónica (Tessalônica na época de Paulo) quase nada resta da sua época, a não ser algumas poucas muralhas do tempo da dominação romana. Ainda é um desafio aos Arqueólogos descobrirem o que esta soterrado sob a atual cidade de Salónica.

Outro ponto a considerar é que nesta época de início de evangelização as comunidades se reuniam nas casas e certamente está será uma das dificuldades em localizar estas casas soterradas pela nova cidade.

Descobertas recentes em Salónica:

Estrada do tempo dos romanos encontrada em Salónica.

Cidade grega continua a revelar-se fértil em achados arqueológicos.

2012-06-26

 Os restos arqueológicos encontrados em Salónica (foto acima)

 

Os 70 metros que restaram da estrada romana achada em Tessalônica são apresentados à imprensa. (foto acima)

“Uma das principais rotas de transporte construída pelos romanos na Grécia foi descoberta recentemente por arqueólogos, em Salónica. Com 1800 anos de existência, a estrada sobreviveu apenas com apenas 70 metros. Os restos apareceram durante as obras de construção de uma nova linha de metro naquela que é a segunda cidade mais populosa da Grécia. As pedras utilizadas no pavimento são de mármore e, algumas delas, têm desenhos de tabuleiros de jogos tradicionais infantis. Outras conservaram as marcas das carroças que por lá passavam. Por baixo desta foram ainda encontrados sobras de uma ainda mais mais antiga, construída 500 anos antes.Os achados arqueológicos em Salónica não são raros. Em 2008, foram desenterradas mais de mil sepulturas, das mais variadas formas e tamanhos.A estrada recentemente descoberta poderá ser vista dentro de poucos anos. Será retirada do local das obras e colocada numa mostra pública permanente quando a linha de metro for inaugurada”.

Fonte:  http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=54632&op=all

Hoje, Salónica é uma das mais importantes cidades da Grécia no sudeste europeu, com forte economia ainda que hoje seja abalada pela intensa crise financeira pela qual passa a Grécia e toda a Europa). Salónica ‘e um dos grandes centros educacionais da região, com o maior número de estudantes do país. É considerada também um polo turístico grego, com muitos hotéis e atrações naturais.