Apócrifos é uma palavra que descreve, em termos bíblicos, livros que tratam de temas paralelos àqueles presentes na Bíblia, mas que não têm a mesma consideração dos livros que formam efetivamente os livros considerados bíblicos, 73 para os católicos e 66 para os protestantes. A lista dos livros bíblicos é chamada de Cânon. Os livros que não entraram nesta lista são livros apócrifos.

Com o termo "apócrifo" se entendem livros diferentes, dependendo de quem a pronuncia. No mundo protestante os apócrifos são os 7 livros do Antigo Testamento que constam na bíblia católica e que estão ausentes da própria bíblia. Os católicos chamam esses livros de deuterocanônicos (entraram no cânon mais tarde). Esses livros são:

* Tobias
* Judite
* Sabedoria
* Eclesiástico
* Baruc
* 1 Macabeus
* 2 Macabeus
(além de trechos de Ester e Daniel - Ester 10,4-16,24; Daniel 3,24-90; 13-14).

Entre os católicos, invés, os apócrifos são todos os livros que não entraram na lista da Bíblia, que não fazem parte do Cânon. Esses livros são muitos (veja aqui uma possível lista). Os protestantes, invés, chamam esses livros de Pseudo-epígrafos, ou seja com uma falsa atribuição. De fato são livros que dizem ser de certos autores, mas sabemos que não é verdade.

 

Há muita especulação sobre os apócrifos. A própria palavra (apócrifo = o que é escondido) se presta a confusão. Na verdade não há nenhum mistério neles. Até o século XIX muitos desses textos não eram divulgados, sobretudo pelo medo de poder influenciar negativamente a fé do povo. De fato eles são cheios de aspectos teológicos confusos, que se afastam da doutrina da Igreja. Todavia eles são ótimos instrumentos para estudar a fé da igreja nascente, embora não representam a autoridade que têm os livros do cânon.