Olá José Carlos Felisberto de Mauá / SP!

A tua pergunta José Carlos tem muito a dizer com a formação do texto dos evangelhos. Ela vem confirmar junto com tantas outras dúvidas que as pessoas encontram na leitura do evangelho a forma como o texto foi redigido. Buscar uma resposta às dúvidas que vão surgindo em nossa mente, nos ajuda a compreender como as primeiras comunidades, utilizaram os ensinamentos de Jesus, entenderam sua proposta e transformaram em vida.

Desde as perguntas mais simples, do porque dos quatro evangelhos, se apenas um seria o suficiente para contar os feitos de Jesus.

 

Como Jesus escrevia no chão se estava no Templo? Está é a pergunta!

 

Um grande número de estudiosos da literatura Joanina, (Evangelho, cartas e apocalipse) interpretam este fato ocorrido em Jo 8,1-11 como um episódio a parte do texto do evangelho de João. Ele foi ali colocado, mais tarde no texto do evangelho porque a comunidade joanina utilizava em suas celebrações ouvindo a palavra de Jesus que era anunciada, isto é passou ser importante para ela. De fato se nos lermos o evangelho de João numa sequência vemos que este fato esta deslocado ele se encaixa em uma sequência de acontecimentos que estão em andamento.

Outro agravante é que a linguagem do texto esta mais para ser de Lucas do que um escrito de João.

Mas mesmo colocando todas estas questões, este texto foi se firmando e se incorporou dentro do evangelho, e mais ainda nunca gerou dúvidas como sendo palavra de Deus ou mesmo que tenha sido questionado.

Os autores consideram como um texto encaixado dentro do evangelho e por este motivo tenha sido colocado no templo de Jerusalém. O ambiente do fato é o Templo durante a festa das tendas para mostrar a rejeição do sistema do Templo a pessoa de Jesus. Todas as lideranças o rejeitam. No fato da mulher adultera esta o mesmo motivo rejeição e morte. Neste episódio vem à proposta nova de Jesus que substitui a proposta do Tempo. Jesus afirma em Jo 8,15-16:

 

“15 Vós julgais conforme a carne, mas eu a ninguém julgo: “16 eu julgo, porém o meu julgamento é verdadeiro, porque eu não estou só, mas comigo está o Pai que me enviou;” (João 8,15-16) Bíblia de Jerusalém

 

O episódio de Jesus com a mulher adultera quer nos dizer o que acontece no interior das pessoas quando se confrontam a prática de Jesus. Se rejeitarmos Jesus estaremos nos condenando.

Respondendo a questão do como Jesus escreveu no pavimento do Templo temos somente uma consideração que os estudioso do texto apresentam...

 

“.... Mas Jesus inclinando-se, escrevia na terra com o dedo”(João 8,6) Bíblia de Jerusalém.

 

Para esta frase o que aparece de interpretação é: “O significado deste gesto permanece obscuro”, (conforme notas de roda pé da Bíblia de Jerusalém e Bortolini, Como ler o evangelho de João, pág.91) Podendo ser interpretada à palavra escrever como “redigir uma acusação”.

O final da narração é significativo inicia-se um novo diálogo entre Jesus e a mulher e Ele propõe nova vida:

“Eu também não condeno. Pode ir, e não peque mais”.