Você acena à idade de Matusalém, que, segunda a Bíblia, viveu 969 (Gênesis 5,27). Além desse caso, outros personagens que viveram antes do dilúvio têm uma idade muito grande, quando morrem (Adão 930 anos, Set 912, Enosh 905, Qenan 910, Mahalalel 895, Yared 962, Enoch 365 e Lameck 777). Portanto a dificuldade não se limita à idade de Matusalém, mas àqueles que viveram antes do dilúvio.
Uma das resposta que, às vezes, escutamos em referência a esta dificuldade é que naquele tempo o ano era mais curto. Porém essa resposta não tem fundamento, pois na narração do dilúvio é evidente que o ano tem cerca de 360 dias.

Uma das tentativas de explicação mais séria foi feita por Walton. Ele sugere um paralelo com o mundo sumérico. Textos daquele povo contam que os 8 reis que reinaram antes do dilúvio (também na tradição sumérica houve um dilúvio) viveram cerca de 241.200 anos. �? claro que isso comprova que era uma prática comum no Oriente Médio, narrações com personagens com muita idade, mas não explica a questão particular da Bíblia. Outros cálculos matemáticos foram feitos, considerando, por exemplo a simbologia dos números, mas resultaram inúteis na tentativa de explicar as idades citadas na Bíblia. Barnouin, outro autor, sugere que o cálculo dos anos não foram feitos de acordo com o nosso sistema (terra que gira entorno do sol), mas contanto a passagem de certos planetas. Mas também essa teoria é muito confusa e não satisfaz.

Provavelmente a questão da idade elevada desses patriarcas é uma influência do costume literário do ambiente do Oriente, mas tem também um sentido teológico. Sobretudo sublinha como esses personagens, mesmo que fossem os primeiros da humanidade, não são imortais. O autor do Gênesis quis contar uma história muito antiga e na sua perspectiva, os tempos antigos precisavam ser indicados com algo de extraordinário, que, na perspectiva do autor, devia ser diverso das nossas categorias. O elemento escolhido foi a idade. Tudo isso, contudo, não significa que essas pessoas viveram efetivamente tantos anos, mas levaram uma vida normal, como toda a humanidade.