Uma janela sobre o mundo bíblico

Aproximadamente em que ano surgiu a primeira Igreja Evangélica no Brasil?



  • Pergunta de Celso Neris da Silva, Campo Bom / RS
  • 59761
  • 18/08/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Igrejas |


Olá Celso Neris da Silva de Campo Bom / RS!

 Olhei a pergunta e quase deixei de responder, pois ela caberia mais a uma resposta na área da História da Igreja Evangélica no Brasil. Sem pretensões maiores deixo algumas informações que poderão ser complementadas no espaço dos comentários, se alguém quiser fornecer mais informações.

No estudo da História do Brasil temos o conhecimento das invasões francesas e holandesas que aconteceram logo após o descobrimento. Pois foi justamente nesta época que junto com os invasores chegaram missionários calvinistas (huguenotes-franceses), e que passaram dar assistência religiosa aos invasores recém chegados.

 

Fundação da Igreja Reformada Francesa na França Antártica (Rio de Janeiro)

 

Assim podemos dizer que em 7 de março de 1557, em nome da Igreja Reformada Francesa chegaram ao Brasil os primeiros missionários calvinistas (huguenotes-franceses), enviados por João Calvino à França Antártica antiga colônia francesa na Baía de Guanabara atual Estado do Rio de Janeiro, (assim os franceses começaram a chamar a nova terra) liderados pelos Reverendos Pierre Richier e Guillaume Chartier

 

1º Culto Protestante na Igreja Reformada Francesa, França Antártica (Rio de janeiro)

 

Em 10 de março de 1557 foi realizado o primeiro Culto Protestante nas Américas, oficiado pelo Reverendo Pierre Richier, na presença dos militares franceses presentes.

 

1ª Santa Ceia na Igreja Reformada Francesa, França Antártica (Rio de janeiro)

 No domingo dia 21 de março de 1557 foi realizada a primeira ceia sob o rito calvinista.

 Observação:

Pelos fatos históricos sabemos que o protestantismo chegou ao Brasil na ocasião da invasão francesa (1555-1567) e holandesa (1630-1654), que foram duas tentativas ousadas em se criar colônias protestantes no Novo Mundo. Entretanto a história nos diz que os invasores foram expulsos por Portugal, descobridores do Brasil, e que a partir de então a colônia brasileira pertencente a Portugal passa a ser  essencialmente católica. Igreja e Estado passam a agir muito estreitamente sob o chamado  Regime do Padroado, onde os sacerdotes passam a ser considerados funcionários da coroa portuguesa. Assim se passam aproximadamente 300 anos quando muda o cenário internacional com a expulsão da família real portuguesa de portugal, e sua vinda para o Brasil em 1808 e que Portugal se alia a Inglaterra imaginando possível proteção frente a furia de Napoleão.

Foi então a partir de 1808, com um cenário político diferente que o protestantismo começa a criar suas primeiras raízes no Brasil. A Inglaterra começa a exercer pressões, forçando a assinatura de alguns tratados comerciais com Portugal, mudando-se o quadro político, econômico , social e religioso. do Brasil. A Inglaterra garantiu aos ingleses residentes no Brasil a liberdade para terem casas de adoração religiosa.

Mas foi somente na segunda metade do século XIX que o protestantismo se desenvolveu, com a atuação de missionários representados pelas denominações: Congregacional, Metodista, Presbiteriana e Batista

Em 1882 foi fundada a primeira Igreja Batista em Salvador depois se espalha pelo restante do país, e em 1914 e na cidade de Cajazeiras, alto sertão paraibano.

Com estes dados poderás ter um bom começo para conhecer as origens e desenvolvimento das Igrejas Evangélicas no Brasil. Nos últimos anos a multiplicação de locais de culto e oração, de fiéis que são batizados nas Igreja Evangélicas cresceu enormente. Atestando a seriedade e trabalho dos membros destas igrejas.

59761 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook