Olá Maria Alves de São Paulo / SP!

Antes de responder a pergunta, que é muito significativa, e rica em ensinamentos e conclusões, teremos que direcionar a resposta. Isto é, a partir do texto indicado.

A resposta que apresento parte do próprio texto:

 

36“O teu servo venceu o leão e o urso, e assim será com esse incircunciso filisteu, como se fosse um deles, pois desafiou o exército do Deus vivo. 37 Davi acrescentou mais: Iahweh que me livrou das garras do leão e do urso, me livrará das mãos deste filisteu.” (1 Samuel 17,36-37) Bíblia de Jerusalém.

 

Partindo do texto Bíblico de 1 Samuel 17,36, buscamos a compreensão do termo incircunciso, já que nos textos bíblicos o mesmo termo aparece mais de 40 vezes em diferentes livros e circunstâncias.

Sabemos que a circuncisão (remoção do excesso de prepúcio, pratica dos povos que vivem no deserto devido à falta de água para higiene), faz parte de um dos rituais religiosos do judaísmo. Pratica religiosa conhecida como “berit miláh” (significando aliança, pacto bíblico da circuncisão). Esta cerimônia religiosa deve acontecer até o oitavo dia após o nascimento. O próprio Jesus pertencendo ao judaísmo passou por este ritual da circuncisão realizado no templo de Jerusalém.

 

Assim o termo que aparece em Samuel, “este incircunciso” se refere a alguém que não pertence ao povo de Deus. Refere-se ao Filisteu, Golias. Observemos a narrativa do texto de Samuel relata como Davi derrotou o gigante Golias, acertando uma pedra em sua cabeça e depois, que caiu, retirou sua espada e o degolou. Porém antes que isso se tornasse realidade Davi tomou posições e atitudes que fizeram a diferença e possibilitaram que ele derrotasse aquele gigante.

Penso que a compreensão do termo incircunciso, esta claro, mas antes de terminar algumas conclusões que brotam da compreensão do texto e o que ele sugere para nós.

Quem de nós no dia a dia não luta com gigantes, que nos desafiam em questões: familiares, financeiras, de trabalho, de saúde, educação de filhos etc... Podemos aprender com o gesto e a confiança de Davi como derrotar os gigantes que nos atacam.

 

- Acreditar que é Deus que nos livra dos gigantes que atrapalham vida

 

Davi acreditou que Deus lhe deu forças para matar o leão e o urso e faria o mesmo diante do gigante Golias. E assim aconteceu. Isto provou que Deus está disposto a dar vitória em uma causa justa. Ele não abandona seus filhos.

 

- Sempre acreditar que a guerra é do Senhor.

Golias afrontou o exército do Deus vivo. Imaginava que fosse um povo qualquer. Entretanto somos um povo marcado por Cristo, não somos qualquer um! Nosso Deus nunca perdeu uma só batalha. Devemos acreditar que é o Senhor que luta por aqueles que entregam suas vidas a Ele.

 

- Devemos considerar os gigantes que nos incomodam como derrotados.

O texto de Samuel nos diz que Davi sempre considerou o gigante como um Filisteu, um homem comum, prestes a ser morto, Davi o via no mesmo nível do leão e do urso que havia vencido antes um pouco antes com a ajuda de Deus.

 

- Não devemos dar importância, além da merecida, a um problema que nos aflige. O problema não pode transformar-se em um gigante. O Senhor nosso Deus que já concedeu-nos muitas vitórias, Ele o fará novamente.

Hoje Deus esta nos convidando para olhar para Ele e confiar somente n'Ele. A vitória que esperas alcançar sobre os gigantes na tua vida chegará às tuas mãos antes que você imagine!