Quero saber se na passagem da ressurreição de Lázaro houve mesmo a ressurreição ou é simbólico.

Pergunta de Maria Dirce, Registro
Resposta de Luiz da Rosa, em 24/04/2008


Leia mais sobre Ressurreição Lázaro João

A história da morte e ressurreição de Lázaro é contada pelo Evangelho de João. Segundo a narração, tudo aconteceu numa cidadezinha próxima a Jerusalem, chamada Betânia. Já no VI século se tem notícia de um túmulo cavado na rocha que seria aquele no qual Lázaro tinha sido colocado após a sua morte. Hoje ele se encontra embaixo de uma mesquita e pode ser visitado pelos pelegrinos. Esse personagem é muito importante nos Evangelhos. O nome em si já revela um aspecto interessante. De fato, “Lázaro” é uma derivação grega do nome hebraico “Elzeário”, que significa “Deus ajudou”.

Na parábola do Rico e do Pobre (Lucas 16,19-31) também aparece um personagem, o pobre, que se chama Lázaro, mas não tem relação histórica com o personagem de João.

O personagem histórico, invés, aparece somente em João. No capítulo 11 o evangelista narra o drama de 3 irmãos: Marta, Maria e Lázaro. Este último ficou doente e as irmãs avisam Jesus e pedem que venha, dizendo: “Aquele que amas está doente”. Jesus, recebendo o aviso diz: “Essa doença não é mortal, mas para a glória de Deus”. Depois de alguns dias Jesus vai a Betânia e encontra Lázaro sepultado há 4 dias. Marta então diz a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”. Em seguida Jesus diz: “Eu sou a ressurreição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em miim jamais morrerá”. Então vai ao sepulcro onde está Lázaro e ordena: “Lázaro, vem para fora! ”. João conta que em seguida “o morto saiu, com os pés e mãos enfaixados e com o rosto coberto com um sudário”.
O mesmo Lázaro aparece no capítulo seguinte do evangelho de João, quando, seis dia antes da Páscoa, Jesus vai a Betânia e Maria unge os pés de Jesus com bálsamo. Nessa ocasião, João conta: “Grande multidão de judeus, tenod sabido que ele estava ali, veio, não só por causa de jeuss, mas também para ver Lázaro, que ele ressucatara dos mortos. Os chefes dos sacerdotes decidram, então, matar também a Lázaro, pois por causa dele, muitos judeus se afastavam e criam em Jesus” (João 12,9-11).

Depois disso o Evangelho não diz nada mais sobre Lázaro. A tradição, invés, conta que ele chegou até a França, tornando-se o primeiro bispo de Marsilha.

A questão que você põe, sobre a historicidade da ressurreição de Lázaro, é muito delicada. A dificuldade nasce a partir do momento que conhecemos Jesus não através de seus escritos, mas por meio do movimento que ele criou. Os evangelistas, representantes desse movimento, têm um único objetivo: testemunhar o acontecimento da salvação trazida por Jesus. Por causa desse objetivo primário, os evangelhos que nós lemos hoje não são crônicas e nem biografia de Cristo, mas documentos de fé. Jesus descrito em João é muito transcendente, dando quase a impressão que os aspectos históricos desaparecem sob a luz do evento fundamental da Páscoa. Isso é muito claro no texto da ressurreição de Lázaro. Tudo ali fala da ressurreição. Esse é um claro sinal que o evangelista, mesmo se escreveu sobre um fato realmente acontecido, deu um colorido todo especial ao acontecimento, fruto de um longo processo de reflesão teológica. É por isso que muitos se perguntam se é ainda possível determinar as ipsissima verba Jesu, aquilo que Jesus realmente disse.

A resposta dos teólogos durante os séculos têm sido diversas. Bultmann representa a radicalização da não importância da historicidade de Jesus, dizendo que os evangelhos estão cheios de mitos. A sua opinião, contudo, foi contestada já por seus próprios discípulos e, hoje em dia, os teólogos sublinham que o Jesus da fé está em continuidade com o Jesus histórico: Jesus adorado como Deus é ao mesmo tempo o filho do carpinteiro.

A ressurreição de Lázaro, mesmo se não presente nos evangelhos sinóticos, certamente foi um milagre realizado por Jesus. Contudo, as circunstâncias históricas desse milagre provavelmente não são exatamente aquelas contadas por João. O evangelista deve ter tomado a recordação de um fato histórico e inserido no texto narrativo diversos elementos, também esses com raízes na história, para enfatizar conceitos teológicos que visam transmitir a fé na ressurreição.

6275 visitas

77 comentários

Postar um comentário

  • ALEX (BH) - 05/08/2014

    ... Em verdade te digo HOJE( DOIS PONTOS) estarás Comigo no Paraíso.” ou “...Te afirmo agora: Estará comigo no Paraíso.” COMO A PONTUAÇÃO FAZ A DIFERENÇA ELE FOI PARA O CÉU NO TERCEIRO DIA NÃO NAQUELE DIA.

  • André (São Paulo) - 11/08/2013

    Onde, na bíblia está escrito que Paulo refere-se à morte espiritual? Além disso, se já estiverem mortos em espírito, para que o juízo? "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso o juízo (Hebreus 9:27)."

  • douglas (Sao Joao Del Rei) - 11/08/2013

    quando diz ,"Ao homen cabe morrer apenas uma vez" paulo se refere À morte espiritual,a qual acontecera no dia da volta do rei dos reis,Jesus cristo, opiniões existen muitas,mas so Deus da o discernimento para interpretar a palavra, ore mais e busque a presença do espirito santo.ele dara as respostas que procura.abraço

  • ad (aracruz) - 09/08/2013

    olha a caducidade da letra aí...

  • Claudio (São Paulo) - 09/08/2013

    O escritor do Hebreus é absolutamente claro: para ele só se morre uma vez. Logo, os ressuscitados estão vivos, vez que não podem morrer novamente!

  • LORENZ (NH) - 08/08/2013

    Não se pode pegar um texto isoladamente das escrituras e torná-lo uma doutrina. Tanto a ressurreição quanto o perdão dos pecados dependem do poder de Deus. O escritor aos Hebreus estava se referindo ao sacrificio de Jesus para perdoar os pecados e usou um exemplo natural para exemplificar a questão. Por exemplo, se pegarmos o texto de Romanos 6:23 isoladamente e literalmente poderiamos dizer que todos os pecadores estão mortos, mas isso não é real.

  • Márcio (Rio) - 17/05/2013

    Também sou dessa opinião, Ana. Acho que o Paulo não se lembrou dos ressuscitados quando disse o que disse. E os editores da bíblia deixaram passar a falha. É só mais uma dessas tantas contradições que aparecem nos textos bíblicos. Com o tempo e agora com os textos digitalizados fica mais fácil encontrar essas contradições. Por isso que é legal legar a bíblia toda, e não apenas aqueles versículos e passagens que outros ficam repetindo feito papagaios. Agora o que eu acho mais interessantes são as explicações que as ...

  • Erivaldo (Salvador) - 17/05/2013

    Gostaria muito que essas pessoas tomassem vergonha e fossem honesta, conheci este blog. como se fosse mais uma forma de aprender e como tambem passar alguma form de conhecimento, lamentável isso agora, ver pessoas ocupando essas paginas para colocarem para fora as suas frustações, brincando com a palavra de DEUS, desfazendo de textos, que foram construidos na mais pura intenção para a nossa aprendizagem, lamento muito por voces, poderiam estar aprendendo, más preferem ficar brincando.

  • Erivaldo (Salvador) - 17/05/2013

    Almas inquientas, cheias de maldades para com DEUS, más vai passar, Deus tem misericordia e ama voces.

  • Ana (São Paulo) - 17/05/2013

    Eu acho que o apóstolo Paulo se enganou e, na verdade, ao contrário do ele diz, ao homem NÃO está ordenado morrer só uma vez! Os ressuscitados, se vivos até hoje, não teriam como se esconderem assim.

  • Flávio (São Paulo) - 14/05/2013

    Mas, o mais curioso da história do Lázaro é onde ele está. É como já foi colocada ali em baixo: "Se a bíblia diz que Lázaro ressuscitou, então a ressurreição de Lázaro (e de vários outros) foi real, está na bíblia. Também é verdade que morre-se uma vez só, está na bíblia. Como Lázaro morreu (uma vez) antes de ser ressuscitado, então ele não morre de novo. Logo, ele ainda está vivo!" Sendo assim, onde se meteu o Lázaro?

  • Flávio ( São Paulo) - 14/05/2013

    Agora a receita 2 para a purificação da lepra (esta a recita inspirada por Deus): "Arrume dois pássaros. Mate um. Molhe o pássaro vivo no sangue do morto. Espirre o sangue no leproso sete vezes, e então solte o pássaro vivo no campo. Depois ache dois cordeiros e mate-os. Esfregue um pouco de seu sangue na orelha direita do paciente, no dedo polegar, e no dedo polegar do pé. Espirre óleo sete vezes e esfregue um pouco do óleo na orelha direita dele, no dedo polegar e no dedo polegar do pé. Finalmente, arrume um par ...

  • Flávio ( São Paulo) - 14/05/2013

    A lepra chegou aqi também? Vejamos duas receitas para purificar-se do bacilo Mycobacterium leprae. Leia as duas e escolha aquela que você acredita ser mais eficaz: A receita da ciência: Tratamento para hanseníase paucibacilar Rifampicina 1x por mês + Dapsona 1x por dia por 6 meses. São fornecidas 6 cartelas como a exemplificada abaixo. 1 vez por mês o paciente precisa se encaminhar ao posto de saúde para tomar a dose mensal da rifampicina e pelo menos uma da dapsona sob supervisão médica. Tratamento para h...

  • Erivaldo (Salvador) - 14/05/2013

    Voce é ridiculo ZUCARRA- Onde está escrito que a LEPRA seria curada? Voce tem certeza que é isto que está escrito? Se compreenda e tenha vergonha dessa sua atitude, não faça isso com A BIBLIA, voce é um covarde que se esconde por trás de seus comentarios maliciosos em relação a DEUS, voce não está sendo honesto para consigo mesmo, e ainda fica levando mais pessoas nos seus comentário, assim como voce faz isso com a biblia, faz com pessoas, se voce não respeita esse livro, imagine as pessoas? Mentira sua que Deus ma...

  • Alexandre (Brasília) - 11/05/2013

    Que absurdo! Isso tá mesmo na Bíblia?

  • Zucarra (Cabo Frio) - 09/05/2013

    E a cura para a "lepra"? Você acha que essa recita funciona? Veja e avalie: Adquira dois pássaros. Mate um. Molhe o pássaro vivo no sangue do morto. Espirre o sangue no leproso sete vezes, e então solte o pássaro vivo no campo. Depois ache dois cordeiros e os mate. Esfregue um pouco de seu sangue na orelha direita do paciente, no dedo polegar, e no dedo polegar do pé. Espirre óleo sete vezes e esfregue um pouco do óleo na orelha direita dele, no dedo polegar e no dedo polegar do pé. Finalmente, arrume um par de pom...

  • Erivaldo (Salvador) - 09/05/2013

    levitico é um dos 5 livros do TORÁ, pentateuco. Voce sabe o que significa? Levitico amigo, leia sobre esse livro e depois voce irá entender. Já lhe disse que acredito naquele Jovem de Lucas.4;16 que fala de Jeremias 61. Libertou os cativos, curou, e ressuscitou, foi crucificado e morto, más ressuscitou no terceiro dia e está com DEUS PAI. Virá nos buscar para ELE. Eu acredito e voce?

  • Zucarra (Cabo Frio) - 09/05/2013

    Certo, Erivaldo! Agora respire e responda: você acredita que essa receita funciona contra a lepra? A receita é a seguinte: Adquira dois pássaros. Mate um. Molhe o pássaro vivo no sangue do morto. Espirre o sangue no leproso sete vezes, e então solte o pássaro vivo no campo. Depois ache dois cordeiros e os mate. Esfregue um pouco de seu sangue na orelha direita do paciente, no dedo polegar, e no dedo polegar do pé. Espirre óleo sete vezes e esfregue um pouco do óleo na orelha direita dele, no dedo polegar e no dedo ...

  • Erivaldo (Salvador) - 09/05/2013

    Voce é um OTÁRIO(A), NÃO SABE ZORRA NENHUMA, não consegue entender nenhum texto iblico, voce realmente precisa ter vergonha em chamar Paulo de mentiroso, mentiroso(a) é voce um(a) abestalhada, Paulo não tem como se defender mais eu tenho. Se liga e procure ser mais um pouco honesto(a), aqui neste blog há pessoas que podem lhe ensinar, e ensinar muito a respeito dessas coisas, deixa de ser idiota e vá aprender com essas pessoas.

  • Zucarra (Cabo Frio) - 09/05/2013

    Imagino, Erivaldo, que você também acredita no Levítico 14:2-52! Vamos repetir: Adquira dois pássaros. Mate um. Molhe o pássaro vivo no sangue do morto. Espirre o sangue no leproso sete vezes, e então solte o pássaro vivo no campo. Depois ache dois cordeiros e os mate. Esfregue um pouco de seu sangue na orelha direita do paciente, no dedo polegar, e no dedo polegar do pé. Espirre óleo sete vezes e esfregue um pouco do óleo na orelha direita dele, no dedo polegar e no dedo polegar do pé. Finalmente, arrume um par d...

  • Erivaldo (Salvador) - 09/05/2013

    Eu acredito em; Isaias.61- Eu acredito naquele jovem de Luc.4;16,17,18,19,20. Lamento más eu acredito, lamento que voce não acredita tambem lamento por isso, más não posso fazer nada por voce, só JESUS pode, se voce abrir o seu coração para ELE, ZU, eu acredito em JESUS, veio a esse mundo e morreu por mim e por voce, isso é fato, ressuscitou e foi aos ceus, ficar ao lado do PAI DEUS, eu acredito. O que voce precisa é aprender a ler, voce não conhece e não sabe nada da biblia, voce é muito fraco para discutir esses ...

  • Zucarra (Cabo Frio) - 09/05/2013

    [Levítico 14:2-52]Adquira dois pássaros. Mate um. Molhe o pássaro vivo no sangue do morto. Espirre o sangue no leproso sete vezes, e então solte o pássaro vivo no campo. Depois ache dois cordeiros e os mate. Esfregue um pouco de seu sangue na orelha direita do paciente, no dedo polegar, e no dedo polegar do pé. Espirre óleo sete vezes e esfregue um pouco do óleo na orelha direita dele, no dedo polegar e no dedo polegar do pé. Finalmente, arrume um par de pombas. Mate uma. Molhe a ave viva no sangue da morta e espal...

  • Erivaldo (Salvador) - 09/05/2013

    Nós temos uma informação contida no nosso dna, e é por isso que a ciencia está provando a biblia, nosso dna amigo, voce quer ser inteligente desfazendo da biblia? Homens de grande renome confessam Deus, Cientista da nasa acredita em DEUS, más alguns "inteligentes" não acreditam, e ainda fazem piadinhas, patéticos, idiotas. Podia ser MARIA, JOANA, más foi EVA o nome que os cientistas deram, qual e o problema? Voce sabe porque deram esse nome?

  • Sandro (Goiânialmnts) - 08/05/2013

    Mal sabe o Erivaldo que Eva mitocondrial da ciência sequer conheceu (seja no sentido literal, seja no sentido bíblico) o Adão cromossomo-Y. Pelas últimas datações (e isso sofre atualizações), a diferença entre eles beira os 100 a 200 mil anos. Podem nem mesmo terem vivido no mesmo local! E entre os dois, além do tempo e do espaço, existiu o "amante": o neandertal, o terceiro ancestral comum. Agora é verdade que a brincadeira com os nomes confundiu os menos informados que buscam apoio na ciência para comprovar as c...

  • Diego (Diadema) - 08/05/2013

    Então deixemos a ciencia com os cientístas! Fiquei curioso mesmo mesmo foi com o comnetário do Márcio: "Se a bíblia diz que Lázaro ressuscitou, então a ressurreição de Lázaro (e de vários outros) foi real, está na bíblia. Também é verdade que morre-se uma vez só, está na bíblia. Como Lázaro morreu (uma vez) antes de ser ressuscitado, então ele não morre de novo. Logo, ele ainda está vivo!" Sendo assim, onde se meteu o Lázaro?

  • Sérgio (Brasília) - 08/05/2013

    Realmente Erivaldo acho que você devias seguir seu próprio conselho e desfazer da ciência, já que, nesse assunto você parece ser completamente ignorante: Eva mitocondrial ou Adão cromossomo-Y citados pelos cientístas nada têm a ver com Eva e Adão lá do Édem! Os nomes são apenas uma bem humorada metáfora com o mito bíblico, uma brincadeira!. Você não precisa entender de ciência, mas também não precisa falar bobagens!

  • Erivaldo (Salvador) - 08/05/2013

    Ficar em cima do muro? Eu acredito naquele menino que disse ao ler ISAIAS 61 dentro daquela SINAGOGA, perante aos da LEI- Lucas.4- Eu acredito neste jovem, muitos, más milhares, milhões acreditaram e até alguns chegaram a serem mortos por acreditarem, então me expliquem como morrer por algor inexistente? Deixem de tantas HIPOCRISIAS, se convertam dos seus maus caminhos e creiam em JESUS o FILHO de DEUS, pois esse é o caminho da SALVAÇÃO do HOMEM, quer voces queiram ou NÃO. Deus será DEUS e não depende de NÓS para s...

  • Cabral (Rio) - 08/05/2013

    A Biologia não considera ser possível a história de Eva e Adão! Cuidado com os livros de Biologia que tu andas lendo... Se você acredita em Eva Adão real, ótimo, eu também acredito! Agora dizer a biologia considera a história possível é mentira!

  • Erivaldo (Salvador) - 08/05/2013

    O fato é que a BIOLOGIA considera possivel a HISTORIA de ADÃO e EVA (o mito), Eva mitocondrial ou Adão cromossomo-Y. é absolutamente viavel? Acredito que a biblia supera a toda e qualquer expectativa do homem em desvendar os misterios da humanidade, más o que nos impede é; aceitá-la. Somos uns verdadeiros idiotas querendo saber mais que o que está escrito, amigos. Está escrito eu acredito. Temos uma informação no nosso DNA. è por aí e não devemos ficar especulando a veracidade da biblia, desfaça da biblia e desfaça...

  • Marta (Araçatuba) - 08/05/2013

    Hoje convivem duas perspectivas para a leitura da bíblia: uns acreditam que os textos bíblicos não são históricos: mas têm um caráter simbólico. Por essa perspectiva, Eva e Adão não são históricos. Pelas mesmas razões, os casos de ressurreição, por essa perspectiva, também seriam simbólicos. Se Eva e Adão parecem, hoje, inverossímeis frente a visão histórica e científica vigente, também assim o é o fenômeno das ressurreições. Assim como Eva e Adão é uma metáfora da criação do homem por Deus, Cristo é uma metáfora...

  • Alves (São Paulo) - 30/04/2013

    A grande frustração é a de não conhecermos esses ressuscitados que estão entre a gente. Imaginem o quanto de histórias esses caras têm prá contar!

  • Erivaldo (Salvador) - 30/04/2013

    Estranho, realmentemuito estranho isso, tanta gente idiota, procurando colocar o que fora as suas frustações, se valendo de um livro sagrado. Muito estranho, pensei que naõ existia esses tipinhos frustados, acusando a biblia que tem crediilidade por parte de pessoas dos mais altos niveis intelctuais, cientificos e literários, idiotas se prevalecendo dos comentários aqui postos, fica facil fazerem isso, mais no fundo não passam de pessoas que precisam de carinho por parte dos creistãos, vamos amar essa gente, não s...

  • Fabricio (S Paulo) - 29/04/2013

    Não terem feito "sucesso" na época em que foram ressuscitados é entranho. Mas ainda mais estranho é eles estarem vivos e ninguém notar!

  • Lúcia (São Paulo) - 28/04/2013

    É absolutamente impressionante o fato de pessoas ressuscitarem e depois simplesmente sumirem! Isso hoje seria um acontecimento fantástico; nenhum ressuscitado teria mais sossego. Mas naquela época parecia ser coisa corriqueira. Muito estranho isso!

  • Nina (Ipatinga) - 26/04/2013

    Olha, mais uma interpretação curiosa: se se morre só uma vez, é claro que os que morreram e foram ressuscitados não morreram (nem morrerão) de novo. Logo, estão entre a gente!

  • Valery (BH) - 24/04/2013

    No caso de Hebreus, os "especialistas" têm dúvidas sobre autor dos textos, acredita-se que tenha sido um discípulo de Paulo quem escreveu. De qualquer forma, há uma contradição: se morre-se uma vez só, quem foi ressuscitado não morre de novo!

  • Marcelo (Maceió) - 24/04/2013

    Se a bíblia diz que Lázaro ressuscitou, então a ressurreição de Lázaro (e de vários outros) foi real, está na bíblia. Também é verdade que morre-se uma vez só, está na bíblia. Como Lázaro morreu (uma vez) antes de ser ressuscitado, então ele não morre de novo. Logo, ele ainda está vivo!

  • Erivaldo (Salvador) - 24/04/2013

    Foram mortos a fio da navalha hi..hi..hi. então morreram de novo!! Mas Paulo não disse.. Olha amigo voce é um tremendo cara de pau, como voce consegue? Rapaz faça mais brincadeiras com a Biblia, é bacana isso, continua fazendo gozações com os textos biblicos, voce tem direito mesmo, mostra o quanto voce é capaz, mostra toda a sua inteligencia, o quanto voce consegue em tentar ridicularizar DEUS.

  • Erivaldo (Salvador) - 24/04/2013

    Se a ressurreição de LAZARO é simbolica ou se foi REAL? Voce é abestalhado? Paulo escreve um texto; no qual está escrito; E, COMO AOS HOMENS ESTÁ ORDENADO- Amigo, quanta imbecibilidade é essa? Paulo diz que está ordenado, se está ordenado é PORQUE ALGUEM ESTÁ ORDENANDO- mais o que é que voce entende quando se fala que ESTÁ ORDENADO? Voce é normal? Não entende que quando colocamos que está ORDENADO é porque existe uma ORDEM dada por alguem ou pelas circunstancias? ESTÁ ORDENADO- Paulo não é DEUS para ordenar zorra n...

  • Marcelo (Maceió) - 24/04/2013

    Os ressuscitados foram mortos ao fio da navalha; então morreram... de novo!!! Mas o Paulo não disse que se morre uma só vez?!!

  • Erivaldo (Salvador) - 24/04/2013

    João.12;17- João.12;9,10 - AS mulheres pela RESSURREIÇÃO receberam os seus MORTOS; UNS foram torturados, NÃO ACEITANDO O SEU LIVRAMENTO, para akcançarem uma melhor RESSURREIÇÃO. Foram APEDREJADOS, SERRADOS, TENTADOS, MORTOS AO FIO DA ESPADA, Senhores deixem de fazer gozação com a PALAVRA de DEUS, a BIBLIA, Paulo explica o que aconteceu a essas PESSOAS que foram ressucitadas, voces são uns nojentos, fazendo quando expressam suas personalidades e caráter, tentando desacreditar a BIBLIA, não façam isso, todos que for...

  • Teixeira (Natal) - 23/04/2013

    Um morto pode ressuscitar: a bíblia tá cheia deles! E ao que parece, a terra também tá cheia de mortos ressuscitados, já que eles, segundo a Bíblia, não podem morrer de novo!

  • ad (aracruz) - 23/04/2013

    Um morto pode ressuscitar mas Deus não pode criar um homem do barro?

  • Marcelo (Maceió) - 23/04/2013

    Claro, estamos considerando que as ressurreições foram verdadeiras (isso era comum naquela época: até os ossos de Eliseu ressuscitaram um!), o que intriga é o que aconteceu com os ressuscitados! Se Paulo diz que ao homem é ordenado morrer uma só vez, e se os defuntos estavam mortos, então eles não podem morrer de novo, logo, depois de ressuscitados eles continuarão vivos até o dia do juízo! Ou seja, eles estão vivinhos da silva, aqui entre a gente!

  • Erivaldo (Salvador) - 23/04/2013

    A pergunta é se é SIMBOLICA A RESSURREIÇÃO? É verdadeira, pois Jesus ressuscitou Lazaro, mortos foram ressuscitados, Apostolos ressuscitaram pessoas mortas, o Poder de deus foi dado a Jesus e jesus os deu aos APOSTOLOS, o nosso prolema é acreditar que isso seja verdade, é só isso, agora ficam questionando este poder de Deus? O homem só irá morrer uma vez, más será que DEUS e CRISTO e os APOSTOLOS tiveram poder para RESSUSCITÁ-LOS? Esqueçam " ao homem é dado a morrer apenas uma vez" só porque Paulo disse que é ORDEN...

  • Erivaldo (Salvador) - 23/04/2013

    Mat.27;51,52,53-Voces amigos não devem comentar que o Apostolo Paulo é mentiroso, porque senão é uma blasfemia contra Deus- Mat.11;4 E JESUS..disse-lhes - 5- Os cegos veêm..os MORTOS SÃO RESSUCITADOS? más no versiculo 6 diz: Bem AVENTURADOS É AQUELE QUE NÃO SE ESCANDALIZAR EM MIM. Enfim voces são uns BOSTÉTICOS que ficam desafiando a DEUS e a seu FILHO. Jesus tem o poder de ressuscitar ou não tem? Más voce não entendem que AO HOMEM - AO HOMEM só é dado a morrer uma unica vez, bostéticos de plantão, AO HOMEM É DADO ...

  • Marcelo (Maceió) - 22/04/2013

    De acordo com Hebreus 9:7, então todos aqueles que ressuscitaram ainda estão vivos! Se está ordenado ao homem morrer uma só vez, os ressuscitados não podem morrer de novo. Se morressem de novo, teriam morrido duas vezes, o que contraria a palavra de Deus. Então, Lázaro e outros ressuscitados estão vivos entre a gente!

  • Teixeira (Natal) - 22/04/2013

    Desisto de entender o que o Erivaldo quer dizer. Obviamente essa é mais uma contradição do Paulo: Se se morre só uma vez, os ressuscitados, como Lázaro, ainda estão vivos! Se os ressuscitados morreram de novo, então não se morre só uma vez! É simples assim, não tem que ficar inventando explicações: o Paulo entra em contradição!

  • Erivaldo (Salvador) - 22/04/2013

    Paulo não está dando OPINIÃO NENHUMA voce está agindo sem o minimo de escrupulo com este APOSTOLO, Paulo está colocando que; ESTÁ ORDENADO- significa que há uma ordem- ORDENADO é ordem dada por alguem ou por algum estatuto, lei etc, ESTÁ ORDENADO, Paulo não ordena nada nas escrituras, Paulo é um profundo conhecedor das escrituras, e voce está querendo somente ficar aqui sacaneando, já te falei que está muito feio isso, não vejo voce sendo nada coerente com o que se comenta aqui, destoa de tudo com tipos de provocaç...

  • Erivaldo (Salvador) - 22/04/2013

    Paulo se refere que; Está ordenado- Paulo conhece as escrituras, não é como nós, SE REFERE A; ESTÁ ORDENADO. que significa que é uma ordem- ESTÁ ORDENADO- Agora voce quer se fazer de abestalhado, então fica nessa de se fazer de otário, isso é artimanha de gente ruim mesmo, não fica fazendo isso, voce não quer entender, é voce que está colocando uma questão simples para se compreender, Voce está ordenado a morrer quantas vezes? Uma, Duas? Voce sabe que na biblia existem muitos versiculos do tipo Rom.6;7-11- Leia 1 C...

  • Teixiera (Natal) - 22/04/2013

    Sim, e o que tem isso a ver com a opinião do Paulo de que "E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo...".?! Continuo entendendo o texto bíblico: se Paulo diz que "aos homens está ordenado morrerem uma só vez" então eu entendo que "aos homens está ordenado morrerem uma só vez"! Continuo sem entender o que o Erivaldo tá falando!

  • Erivaldo (Salvador) - 22/04/2013

    Coisas simples e voces ficam brincando? Todos sabem que homem em alguns textos quer dizer humanidade Gen.5;2 Bobinhos, são realmente engraçados

  • Erivaldo (Salvador) - 22/04/2013

    que trio! os tres patetas? Voces não entendem? É poruqe são cômicos, acho legal fazerem parodia com textos biblicos, muito bem, continue que estou começando a gostar de ver esses comentários, comentem que tambem não entendem que os mortos ressucitarão e os vivos terão os corpos transformado, e que Jesus virá nos levar para junto de DEUS? Façam alguma parodia sobre isso tambem, voces são otimos.

  • Luis (Macapá) - 21/04/2013

    Eu achava que os ressuscitados ainda estavam vivos, porque Paulo diz que se morre só ma vez! Agora que o Paulo conta que os ressuscitados morreram, aí já entendo mais nada: o Paulo deu nó na minha cabeça!

  • Bel (Brasilia) - 21/04/2013

    Ih! O autointitulado apóstolo Paulo aprontando mais uma... Agora é a questão dos ressuscitados que morreram! Essa é boa, como os ressuscitados podem ter morrido, se segundo a opinião do Paulo, morre-se uma só vez! Eu digo que tem que ter cuidado com as bobagens que esse alucinado escreve!

  • Teixeira (Natal) - 21/04/2013

    "E, como aos homens AOS HOMENS, AOS HOMENS, AOS HOMENS, AOS HOMENS) está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo..." Então os ressuscitados que morreram de novo, pela 2ª vez eram todos MULHERES? Já que AOS HOMENS, AOS HOMENS, AOS HOMENS, AOS HOMENS está é ordenado morrerem uma só vez! Entendi o que está escrito na Bíblia, mas realmente não estou entendendo o que você está dizendo...

  • Erivaldo (Salvador) - 21/04/2013

    Voce acha lindo ficar desafiando as palavras do Apostolo Paulo? Atos.13;1,2? Não devemos ficar brincando com as palavras da biblia, devemos levar a serio, não continue fazendo isso, procure ser mais honesto possivel consigo mesmo, voce sabe a verdade dos ensinamentos biblicos, Jesus vai nos levar com ELE ao paraiso, nos teremos nossos corpos transformados, viveremos junto a gloria de DEUS, Cristo nos salvará para uma vida eterna. Deus te abençoe Teixeira.

  • Erivaldo (Salvador) - 21/04/2013

    Teixeira, vou te pergunta uma coisa; Onde está escrito que foi ordenado ao homem morrer mais de uma vez? Porque voce não lê a biblia com honestidade de coração? Alguma vez DEUS ordenou que ao homem morrer mais de uma vez? Voce não entende? o que é que está escrito?Leia com atenção; 9;27-E, como AOS HOMENS está ordenado MORREREM UMA VEZ, TEIXEIRA voce está confundido, Pois o que está escrito é ORDENADO AOS HOMENS, AOS HOMENS, AOS HOMENS, AOS HOMENS, Teixeira, isto é ordenado aos HOMENS, más é ordenado a DEUS? Isso é...

  • Teixeira (Natal) - 21/04/2013

    Desenhando: os ressuscitados morreram...de novo; pela 2ª vez! Mas não se morria apenas uma vez?!

  • Teixeira (Natal) - 21/04/2013

    ... em sendo o Paulo não se deve levar a sério quando ele diz que "E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo...". Logo em seguida ele vai dizer que os ressuscitados...morreram!

  • Teixeira (Natal) - 21/04/2013

    Claro, é o milagre da contradição! Mas, em sendo o Paulo...

  • Erivaldo (Salvador) - 21/04/2013

    Teixeira, deixa de ser bobinho, voce não é otário, na biblia historica houve muitas vezes esses milagres, Paulo é quem tambem por intermedio do espirito santo realiza esse milagre a um jovem, cara deixa de ficar tentando tirar credibilidade da Biblia, voce sempre será um derrotado nestas questões, vamos conhecer o poder de Deus honestamente.

  • Erivaldo (Salvador) - 21/04/2013

    Heb.11;35-40 Teixeira eu entendo voce, preguiça de prestar atenção nas palavras da Biblia, é isso, todas as nossas indagações, são possiveis de serem respondidas pela biblia. Esses foram ressucitados e depois foram mortos, e nos mostra que milagres não sao basa de fe.

  • Teixeira (Natal) - 21/04/2013

    Valeu a dica do apócrifo Marlene: vou ler. Quanto aos ressuscitados terem morrido (de novo) gera problemas com o Hebreus 9:27: para Paulo, só se morre uma vez!

  • Marlene (Cruz Machado-Paraná) - 20/04/2013

    Teixeira, leia o livro apócrifo da descida de Jesus ao inferno, vai ver como e bom. Esse livro esta disponível na internet. Eu gostei. Mas pelo que entendi alguns voltaram novamente para o tumulo para esperarem outra ressurreição melhor que é a no juízo final.

  • Teixeira (Natal) - 20/04/2013

    E os outro ressuscitados, aqueles que saíram dos sepulcros na hora exata em que Jesus morreu: depois que essa gente foi vista pela cidade, para onde eles foram? O que aconteceu com eles? Eles, e também o Lázaro, morreram de novo?

  • Marcelo gabriel (Rio de Janeiro) - 09/03/2012

    A maior importância é a sua FÈ em quem você cre?No DEUS que criou o céu e a terra e tudo de maravilhoso que está a sua volta foi feito pela mão de DEUS, seus feitos que relatam na Bíblia sagrada Evangêlica que os homens inspirados por Deus os escreveram, é facil sentir a Magestade a Soberania desse Deus que move o seu Espirito,só pode crê nas coisas sagradas de DEUS quem já experimentou esse DEUS, infelismente quem não experimentou esse DEUS não teve ainda comunhão para desernimento das coisas do seu Reino é chegad...

  • Iris (Eskilstuna) - 01/10/2011

    Cada dia am mais a Deus, por nos mostrar que qual seja as dificuldades que estamos passando , Ele tem poder de mostrar sua Gloria atraves de nos, que sejamos seus instrumentos e que cada dificuldade eh para sua Honra e Gloria, tenho vivido isto....

  • Antonio (Senha) - 23/05/2010

    Gente que coisa linda. Veja isso.... O quarto Evangelho pode ser dividido em três partes principais, além do prólogo (1:1-18), do epílogo (20:30 e 31) e do apêndice (cap. 21): (1) o ministério de Cristo ao mundo, na pessoa dos judeus (1:19–12:50); (2) o ministério de Cristo à Igreja, na pessoa dos apóstolos (13:1–17:26); e (3) a narrativa da paixão, que inclui Sua ressurreição ao terceiro dia e aparição aos discípulos (18:1–20:29) A ressurreição de Lázaro é um fato que avança para o final do ministério de Cris...

  • Celso Ribeiro (DF) - 13/04/2010

    Irma Adriana Almeida, A sua pergunta sobre qual a enfermidade que levou Lazaro a morte, não foi muito importante, você mesma com professora da Escola Dominical deveria ter respondido. Note bem, a bíblia não relata qual o tipo de enfermidade e todos nós que conhecemos a Palavra de Deus sabemos disso, qual a importância do tipo de enfermidade, o que importa é o maior milagre, Lazaro foi ressucitado por Jesus, para a glória de Deus. Algumas pessoas fazem certos tipos de pergunta simplesmente para você ficar com dú...

  • celsoribeiro2 (Brasilia/DF) - 13/04/2010

    Meu irmão, quanto a passagem de Lazaro, percebi que voce se especializou nessa pesquisa, se voce nasceu de novo e foi recriado em Cristo Jesus e acredita que Ele morreu por nós, que fomos comprados por um alto preço, e preço de morte e morte na cruz. O cristão foi comprado para crer e não para duvidar, quando nos preocupamos com a Teologia do homem, pessoas estão morrendo sem conhecer a Jesus, quantos casamentos destruidos, quantas enfermidades no meio do povo de Deus, e você o que tem feito para mudar essa situaçã...

  • AlexSandro Ferreira (Contagem) - 20/03/2010

    O interessante foi que nessa hitória a vergonha e o preconseito que havia sobre a pessõa de Marta foi quebrada por que foi Marta que fez toda a diferencia dizendo á Jesus que mesmo o seu irmão estando morto ela ainda cria que se Jesus orasse o quadro de Lazaro poderia ser restido. As igrejas estão cheias de Marias ou seja de pessoas que quando recebem uma noticia negativa desfalessem, Marta disse ainda assim eu creio.

  • levita-yerudiktus (Rio de Janeiro) - 20/03/2010

    Olá,talvez se analisássemos,com aprêço,o contexto de uma passagem que se interliga ao exato momento da morte de JESUS,nós,estaríamos em parte,resolvendo esse (labirinto)de(excegese)O texto a que me refiro é;(Mt 27;52)E se esta for a questão, com toda a certeza Lázaro, estará inserido nela.

  • Adriana Almeida (São Bernardo do Campo) - 08/07/2009

    Olá!Sou professora de escola dominical e durante uma aula em que falva sobre a ressureição de Lázaro,uma aluna me perguntou de qual doença ele tinha morrido.E agora eu pergunto:Há algum estudo a esse respeito?

  • Aureo Kosin (Porto Velho RO) - 23/05/2008

    A Palavra de Deus é a verdade, quer ouçam, quer deixem de ouvir. O relato Bíblico sobre a ressureição de Lazaro deve ser aceito literalmente. Para nós, crente em Cristo Jesus, o Espírito Santo testifica sua veracidade literal. Em Cristo. Aureo Kosin

  • Carlos (Santo Amaro) - 13/05/2008

    O texto ensina a pescar, invés de dar o peixe...

  • marivan soares ramos (Mauá) - 13/05/2008

    Achei o texto muito vago, minha impressão é que o autor do texto ficou um tanto melindrado, já que no início diz que a citação bíblica em questão é um tanto quanto "delicado". Penso que o autor do texto poderia ser bem mais claro em sua hermenêutica. Podendo assim nos ajudar um pouco mais com a reflexão. Obrigado