Olá Ary Moreira Cantanhede de Campinas / SP!

 Quando Abraão chegou a Canaã, vindo da cidade de Ur, na Mesopotâmia, encontrou já estabelecidos nesta região várias tribos que ali habitavam e tinha descendência Canaanita. Os Cananeus como conhecemos são chamados também de Canaanitas (na língua hebraico se escreve : כנענים) que segundo os escritos bíblicos teriam sido uma das sete divisões étnicas ou "nações" expulsas pelos israelitas após o Êxodo. O livro do Deuteronômio 7,1 enumera todas elas

 

“Quando o Senhor teu Deus te houver introduzido na terra a que vais a fim de possuí-la, e tiver lançado fora de diante de ti muitas nações, a saber, os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu” (Deuteronômio 7, 1) Biblia Almeida

 

Nesta enumeração do livro do deuteronômio estão nomeados todos os habitantes do reino antigo de Canaã, situado no Oriente Próximo, correspondendo ao território de Israel nos dias de hoje.

Esta Tabela das Nações apresentada no do Livro do Gênesis, da Bíblia hebraica, nomeia os Cananeus como vindos de um ancestral comum chamado Canaã (na língua hebraica: כְּנַעַן, Kanaan). Em Gênesis, 10,15–19, aparece o nome dos filhos de Cam:

 

"Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, depois Het, e ao jebuseu, o amorreu, o gergeseu, o heveu, o araceu, o sineu, o arádio, o samareu e o emateu. Em seguida dispensaram-se os Clãs cananeus. A fronteira dos cananeus ia de Sidônia, em direção a Gerara, até Gaza; e depois em em direção a Sodoma, Gomorra, Adama e Seboim, até Lesa." (Genêsis 10, 15-19) Bíblia de Jerusalém

 

O 'Sidom' encontrado na Tabela como o filho primogênito de Canaã leva o mesmo nome que a cidade de Sídon ,(litoral do atual Líbano). Esta cidade dominava a costa da antiga Fenícia, e se sobressaia sobre diversos grupos étnicos que pertenciam à chamada "Terra de Canaã".

Conforme descrições do Antigo Testamente estas populações de origem canaanitas habitaram os litorais do Mediterrâneo (conforme Josué, 5,1), incluindo a Fenícia (conforme livro de Isaías 23,11) e a Faixa de Gaza situado no sul também conhecida por Filistéia no (livro de Sofonias, 2,5) e o Vale do Jordão (Josué, 11,3; Números, 13,29; Gênesis, 13,12).

Enquanto a Bíblia hebraica contrapõe os canaanitas, etnicamente, aos antigos israelitas, estudiosos modernos afirmam que o reino de Israel e o Reino de Judá seria um subgrupo da cultura canaanita, confirmada por achados da arqueologia e na comparação das formas linguística.