O que quer dizer Oséias 6 versículos 1,2 e 3?

Pergunta de Maria Alice, Curitiba/Pr
Resposta de Luiz da Rosa, em 07/02/2008


Leia mais sobre Oséias

O livro de Oséias tem uma mensagem muito importante, um convite à conversão. Escrito por volta do ano 740 antes de Cristo, o profeta, partindo do seu drama pessoal (abandonado pela esposa amada), lê a história do povo. Israel é um povo que Deus escolheu como esposa, mas comportou-se como uma mulher infiel, como uma prostituta, e provocou a ira e o ciúme do esposo, Deus, que pretende castigá-lo, com o objetivo de conduzí-lo a si e restabelecer a harmonia.

O início do capítulo 6 deve ser lido dentro deste contexto. Os primeiros 3 versículos dizem:
”Vinde, retornemos a YHWH. Porque ele despadaçou, ele nos curará; ele feriu, ele nos ligará a ferida. Depois de dois dias nos fará reviver, no terceiro dia nos levantará, e nós viveremos em sua presença. Conheçamos, corramos atrás do conhecer a YHWH; certa, como a aaurora, è sua vinda, ele virá a nós como a chuva, como o aguaceiro que ensopa a terra”.

Com esta passagem, o profeta imagina uma litrugia penitencial e parece até que o vocabulário usado é tomado de alguma liturgia expiatória usada naquele tempo, como se pode ver em outros textos bíblicos (1Reis 8,31-53; Jeremias 3,21-25; Joel 1 – 2; Salmos 85). O povo, como aparece no capítulo precedente (5,14-15), é aterrorizado por causa do abandono de Deus e por isso exorta a si mesmo a voltar a YHWH.

Existe ainda outro elemento interessante no texto: Depois de dois dias nos fará reviver, no terceiro dia nos levantará. O sentido literal desta expressão (conferir Amós 1,3) é “um breve período de tempo”. Mas é verdade que a tradição cristã, já no início (Tertuliano) usou essa passagem para dizer que as escrituras tinham falado da ressurreição de Cristo, depois de 3 dias. Porém a menção a esta passagem não aparece no Novo Testamento, enquanto que aparece, por exemplo, a estada de Jonas no ventre do peixe (Jonas 2,1 em Mateus 12,40). Mas é possível que quando Paulo diz que Cristo ressuscitou no terceiro dia conforme as escrituras (1Coríntios 15,4) esteja efetivamente referindo-se a esta citação.

8695 visitas

4 comentários

Postar um comentário

  • Juliana (São Paulo) - 09/02/2013

    Boa tarde, queria que me ajudasse. Onde eu posso achar a história de Oséias ? Pois no livro dele (Oséias) fala mais sobre Israel. Queria os capitulos que falassem sobre Oséias, e os livros também. Obrigada

  • jeffersom roberto da silva (campo limpo paulista ) - 05/12/2011

    eu presizo de uma resposta concreta de oseias c6v2 porque me parese que e uma pasagen escatologica

  • Marques (Cabo de Santo Agostinho) - 16/11/2011

    Gosto de seus comentários, e tenho aproveitado para passar algumas coisas deles para outras pessoas, não sei se o caro senhor [a] qual religião pertence, seja qual for gosto de te ler.

  • levita-yerudiktus (Rio de Janeiro) - 24/03/2010

    Olá, De início PARABÉNS ao Profº Luiz pelo excelente comentário.Este texto me emociona. Ele é na minha opinião uma epígrafe cujo o convite é um regresso a vida.O mundo com as suas (fantasias) iludem o filho que regressa ao lar.O Pai por sua vez (corrige)o filho rebelde.E é nesta correção que o sintagma de OSEIAS 6;1...) repousa.O contexto aqui e um passeio pelo SALMO 23, onde a vara eo cajado ao invés de serem (açoites) são para o (penitente) recursos de (consolo)"..Se a tua vara e o teu cajado me consolam..?,é...