O livro de Oséias tem uma mensagem muito importante, um convite à conversão. Escrito por volta do ano 740 antes de Cristo, o profeta, partindo do seu drama pessoal (abandonado pela esposa amada), lê a história do povo. Israel é um povo que Deus escolheu como esposa, mas comportou-se como uma mulher infiel, como uma prostituta, e provocou a ira e o ciúme do esposo, Deus, que pretende castigá-lo, com o objetivo de conduzí-lo a si e restabelecer a harmonia.

O início do capítulo 6 deve ser lido dentro deste contexto. Os primeiros 3 versículos dizem:
�?�Vinde, retornemos a YHWH. Porque ele despadaçou, ele nos curará; ele feriu, ele nos ligará a ferida. Depois de dois dias nos fará reviver, no terceiro dia nos levantará, e nós viveremos em sua presença. Conheçamos, corramos atrás do conhecer a YHWH; certa, como a aaurora, è sua vinda, ele virá a nós como a chuva, como o aguaceiro que ensopa a terra�?�.

Com esta passagem, o profeta imagina uma litrugia penitencial e parece até que o vocabulário usado é tomado de alguma liturgia expiatória usada naquele tempo, como se pode ver em outros textos bíblicos (1Reis 8,31-53; Jeremias 3,21-25; Joel 1 �?? 2; Salmos 85). O povo, como aparece no capítulo precedente (5,14-15), é aterrorizado por causa do abandono de Deus e por isso exorta a si mesmo a voltar a YHWH.

Existe ainda outro elemento interessante no texto: Depois de dois dias nos fará reviver, no terceiro dia nos levantará. O sentido literal desta expressão (conferir Amós 1,3) é �??um breve período de tempo�?�. Mas é verdade que a tradição cristã, já no início (Tertuliano) usou essa passagem para dizer que as escrituras tinham falado da ressurreição de Cristo, depois de 3 dias. Porém a menção a esta passagem não aparece no Novo Testamento, enquanto que aparece, por exemplo, a estada de Jonas no ventre do peixe (Jonas 2,1 em Mateus 12,40). Mas é possível que quando Paulo diz que Cristo ressuscitou no terceiro dia conforme as escrituras (1Coríntios 15,4) esteja efetivamente referindo-se a esta citação.