Olá Thays de Macaé / RJ!

 Encontramos a lista com o nome dos 12 apóstolos tanto no evangelho de Mateus 10,2-5; Marcos 3,18-19; Lucas 6,13-16 e Atos dos Apóstolos 1,13. Vamos conferir a lista de nomes apresentada por Mateus:

 “2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

3 Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;

4 Simão Cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu”. (Mateus, 10,2-5) Bíblia Almeida.

 Pontos a considerar:

Jesus no inicio de seu ministério público chamou discípulos escolhendo doze, aos quais deu o nome de apóstolos.

Encontramos quatro listas com o nome dos apóstolos no Novo Testamento: Mateus 10, 2-5; Marcos 3,18-19; Lucas 6,13-16 e Atos dos Apoastolos 1,13 (esta lista contem onze nomes, omitindo o de Judas Iscariotes). A ordem dos nomes apresentados são muito semelhantes.

O nome de Pedro ocupa sempre o primeiro lugar nas listas e a última posição está para Judas Iscariotes. As listas começam com Pedro o apóstolo que negou a Cristo, e terminam com Judas aquele que O traiu entregando aos Romanos. Pedro se recupera, mas Judas caiu para não mais voltar.

 

Dados curiosos:

- Três ocupavam lugar especial e tinham intimidade com o Senhor: Pedro, Tiago e João. Quando Jesus precisava de três testemunhas levava junto estes apóstolos.

- João o discípulo mais jovem foi o mais bem quisto por Jesus. O texto apresenta-o como o discípulo amado. Na última ceia ele reclinou a cabeça no coração de Jesus.

- Os doze apóstolos se dividem em três grupos, cada qual contendo quatro nomes

1 º  Grupo de Pedro:

2º grupo: liderado por Filipe;

3º grupo: liderado por Tiago de Alfeu.

- Encontramos na lista dos nomes três pares de irmãos: 1) Pedro e André; 2) Tiago e João; 3) Tiago de Alfeu e Judas (não o Iscariotes).

- Encontramos na lista dos nomes três pares com o mesmo nome: 1) Simão: Pedro e Zelote; 2) Tiago: de Zebedeu e de Alfeu; 3) Judas: de Tiago e Iscariotes.

- Jesus cognominou três dos discípulos: Simão, em quem pôs o nome de Pedro; Tiago e João, nos quais pôs o nome de Boanerges

- Jesus inicia seu ministério na Galiléia escolhendo 11 de seus discípulos naturais da Galiléia e apenas Judas Iscariotes da Judéia.