Olá Regina Veloso do Rio de janeiro / RJ!

Urim e Tumim (do hebraico אורים ותמים luzes e perfeições), no hebraico a terminação “im” significa que a palavra está no plural. Estas duas palavras muito utilizadas no Antigo Testamento, durante um longo período até a época do Rei David, fazia parte de um conjunto de adivinhações utilizado pelos antigos israelitas com o intuito de descobrir a vontade de Deus sobre determinado fato ou acontecimento. Só poderia ser usado para o conhecimento de fatos ou eventos que estivessem relacionados com o público e o coletivo.

Na visão judaica, o Urim e Tumim estão relacionados às funções do Sumo Sacerdote de Israel. Seria a placa peitoral usada pelo sumo sacerdote, uma espécie de estola dobrada ao meio, em forma de bolso que guardava um pergaminho no qual estava escrito o nome de Deus. O nome de Deus ali gravado fazia com que determinadas letradas gravadas sobre as pedras preciosas acendessem de acordo com as questões que o sumo sacerdote perguntava. A pessoa que buscasse uma resposta (questões relevantes na comunidade israelita) ia até ao sumo sacerdote e perguntava. O sumo sacerdote por sua vez virava-se para a arca da aliança, e a pessoa em pé atrás do Sumo-Sacerdote em voz baixa fazia a pergunta. Cabia ao sumo sacerdote, olhar a letra que se acendiam e recebia a inspiração de Deus para decifrar a resposta de Deus. Estes oráculos funcionaram até a destruição do Primeiro Templo.

Os cristãos passaram a entender o Urim e Tumim como duas pedras colocadas no peitoral do Sumo Sacerdote de Israel, contendo uma resposta positiva e em outra resposta negativa. Uma vez quer era feita a pergunta, jogavam-se as pedras, e se confirmava uma resposta negativa, positiva ou sem resultados nenhum.

 

Alguns versículos onde aparecem Urim e Tumim nos livros do Antigo Testamento.

 

30“Também porás no peitoral do juízo o Urim e o Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do Senhor; assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do Senhor continuamente. (Êxodo 28, 30)

 

 “8colocou-lhe, então, o peitoral, no qual pôs o Urim e o Tumim”;(Levítico 8, 8)

 

21“Ele, pois, se apresentará perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele inquirirá segundo o juízo do Urim, perante o Senhor; segundo a ordem de Eleazar sairão, e segundo a ordem de Eleazar entrarão, ele e todos os filhos de Israel, isto é, toda a congregação”.(Números 27, 21)

 

63“e o governador lhes intimou que não comessem das coisas santíssimas, até que se levantasse um sacerdote com Urim e Tumim”. (Esdras 2, 63)

 

65“E o governador lhes disse que não comesse das coisas sagradas, até que se levantasse um sacerdote com Urim e Tumim”. (Neemias 7, 65)

 

Fonte: O Novo Dicionário da Bíblia, Vida Nova, São Paulo, 1986, pág.1642-3.