Olá Raquel de Cachoeirinha / RS!

 A pergunta é pelo nome da mulher de Putifar, que tenta a José do Egito, e não obtendo sucesso o acusa a seu marido, (patrão de José) que irritado o coloca na Prisão.

A História de José nós ouvimos tantas vezes a tal ponto que quase sabermos decor, mas, no meu caso, nunca perguntei-me pelo nome da mulher de Putifar. Assim tive que olhar a literatura que fala da história de José, ler o acontecimento Bíblico na tentativa de encontrar alguma resposta.

A literatura que conhecemos e seguimos, não tras o nome da mulher, simplesmente cita a “mulher de Putifar”, nada mais. Assim a pergunta que fazes passa ao número das que não tem resposta.

Mesmo assim vamos colocar algumas considerações que podem ajudar entender melhor a palavra de Deus contida na História de José.

Verificando o texto Bíblico:

“7 E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo.

8 Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem;

9 ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?

10 Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela.

11 Mas sucedeu certo dia, que entrou na casa para fazer o seu serviço; e nenhum dos homens da casa estava lá dentro.

12 Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora.....” (Gênesis 39,7-12..)

 Se pode verificar que o interesse do escritor não foi citar o nome da mulher de Putifar, simplesmente, a identifica como a “mulher de seu Senhor”, assim o autor do escrito prefere valorizar mais no episódio, a retidão de José seu temor a Deus e a missão que possui.

 Resumo da históriade José. José e sua vida atribula.

 A história de José parece percorrer um rumo oposto aos sonhos que vivia e revela. Teve duros desencontros: foi jogado no poço no deserto, foi escravo no Egito, acusado de adultério pela mulher de Putifar e colocado na prisão. Entretanto José acreditava que cada tribulação Deus o colocava mais perto de seus planos. Deus o conduzia nestas circunstâncias difíceis.

 A fidelidade de José sendo tentado pela mulher de Putifar.

 A mulher de Putifar tentou seduzir José, homem de confiança de seu marido. Ela imaginou, que não era mau o que faria, pois, seu marido era capitão da guarda do Faraó e portanto era eunuco. Na antiguidade o eunuco não possuía vida sexual ativa, mas muitos dos eunucos para conservar geração se casavam. Não podiam ficar sem geração. Putifar comprou José dos mercadores e o colocou dentro da própria casa para trabalhar. José sendo jovem era um homem formoso e fazia o trabalho prosperar. A mulher de Putifar casada com um homem que não era homem e com um jovem dentro de sua casa era lógico que iria querer José. Assim a história aconteceu. José foi tentado pela mulher de Putifar, mas não se contaminou com ela. José foi fiel em todo lugar e em toda situação a seu patrão.

 A vitória de José.

 No final José chegou a governar do Egito. As promessas de Deus se cumpriram em sua vida.

 NOTA:Esta consideração abaixo não segue o que eu penso da história de José. Pelo descrito estava à mão de Deus dirigindo a vida de José e livrando de todas as dificuldades. O contrário que é exposto abaixo no romance mediúnico que fala que José foi instruído pelo mago caldeu chamado Schebna, que o introduziu na ciência das revelações de sonhos. Usando do conhecimento da pedra e dos conhecimento de Schebna.

Observação: Apenas como destaque de pesquisa encontrei na Wikipédia, a enciclopédia livre o seguinte sobre o nome da mulher de Putifar. Esta é apenas uma nota de cunho ilustrativo.

“Podemos encontar o nome da mulher de Putifar, nomeado no romance.

“O Chanceler de Ferro” que é um  romance mediúnico espírita inglês, ditado pelo espírito do Conde John Wilmot Rochester para a médium russa Vera Kryzhanovskaia, que conta a vida de José do Egito sob a visão da Doutrina Espírita.

O livro começa sua narrativa contando a vida de José com dezoito anos de idade na tribo onde morava com seu pai Jacó e seus irmãos. Nessa época ele era pupilo de um mago caldeu chamado Schebna, que o iniciou nessa misteriosa ciência antiga. Em um episódio Schebna mostra-lhe uma cobra com quem luta e acaba arrancando dela uma pedra especial que Schebna diz-lhe ter o poder de conquistar e dominar as pessoas.

José era muito inteligente e sempre descobria as armações de seus irmãos e relatava a seu pai, além de ser o primeiro filho da mulher que Jacó mais amava, por isso recebia um carinho especial de seu pai. Assim, invejando-o seus irmãos o vendem como escravo a mercadores ismaelitas que o levam para o Egito.

No Egito José é comprado por Putifar (oficial e capitão da guarda do rei do Egito) de quem conquistou a confiança e torna-se o diligente dos criados. Putifar deseja muito casar-se com Ranofrit mas não conseguia que esta o aceitasse. Então, José, usando da pedra e dos conhecimentos aprendidos com Schebana, consegue 'hipnotizar' Ranofrit e ela casa-se com Putifar. Assim, José adquire a confiança de Putifar e acaba se tornando a admistrador dos negócios do Egito. Na casa de Putifar, acaba estudando com um escriba e aprende o antigo egípcio.