Como costumamos sublinhar, na Bíblia não encontramos recomendações literais para realidades modernas. A televisão (como calça cumprida, rádio, internet, etc.) é um elemento típico da sociedade de hoje e completamente ausente da perspectiva bíblica. Ela nasceu a partir da década de 20, no século passado, há apenas 100 anos.

Apesar disso, não é errado tentar captar o que a Palavra de Deus nos pode dizer para nos conduzir a um bom comportamento diante das coisas de hoje. De fato, o ser humano não deve pensar que ele pode decidir, por conta própria, o que é bom ou mau. A consciência não basta para tomar uma decisão. Nós cristãos temos a Palavra de Deus, vinda até nós por meio da Bíblia e de Jesus Cristo. Pensar que somos completamente autônomos é um grande pecado.

Não é simples indicar um parâmetro bíblico para aplicar no caso da televisão. Acredito que cada um, lendo, em cada passagem pode encontrar inspirações diversas para entender bem como, como cristão, estar diante da televisão. Com certeza não podemos pedir que vivamos sem TV, pois a informação e a diversão é um direito de todos. Precisamos aprender a dicernir o que é bom e o que é contrário à ética cristã.

O cristão é chamado a ser sal da terra (Mateus 5,13) e viver no meio da socieade, tentando convertê-la à mensagem de Cristo (veja o exemplo da primeira comunidade, em Atos dos Apóstolos 2,42-47). O sal só dá sabor quando é misturado com a comida, quando é colocado na água. Nós cristãos, como nos ensina Paulo, temos que sermos capazes de renovar a nossa mente, "a fim de podermos discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito" (Romanos 12,2).