Gostaria de uma explicação da palavra de Neemias 3,15?

Olá Priscila Ferreira Simões de Osasco / SP?

Para podermos responder a pergunta, é necessário uma localização geográfica deste texto, no conjunto da cidade de Jerusalém a chamada cidade de Davi, na colina Ofel. Iniciemos com o conhecimento do texto Neemias 3,15:

“A porta da fonte, reparou-a Salum, filho de Col-Hoze, governador do distrito de Mizpá; edificou-a e a cobriu, e lhe assentou os batentes, com seus ferrolhos e trancas; edificou também o muro da piscina de Selá, do jardim do rei, até os degraus que descem da cidade de Davi”. (Neemias 3,15) Biblia Almeida.

A compreensão melhor do texto, supõe duas ações uma é aquela de ler o contexto do capítulo 3 de Neemias que fala dos voluntários que se encarregaram da reconstrução de Jerusalém. Uma segunda ação e ler este texto tendo ao lado um mapa geográfico da Jerusalém do Antigo Testamento. O mapa Bíblico do Antigo Testamento, todas as Bíblias trazem nas contracapas ou como apêndice em seu final. Por exemplo: Na Biblia Almeida encontramos no apêndice junto aos Atlas Bíblicos. Na Biblia de Jerusalém na contra capa de abertura da Biblia.

Estes Mapas mostram a geografia e a topografia da Jerusalém do Antigo Testamento constam os nomes que aparecem neste caíitulo 3 e em especial o versículo 15. A compreensão do texto vai mais para o lado geográfico e topográfico de Jerusalém do que a nível de compreensão teológica (que também aparece).

 

Entendendo o capítulo 3.

Este capítulo foi inserido no livro de Neemias e pertencia aos arquivos do Templo de Jerusalém. Ele apresenta detalhes da topografia de Jerusalém, da cidade de Davi e da colina do Ofel, onde se situa esta passagem. Além disto os nome de locais que aparecem no texto do capítulo 3 falam da situação geográfica, limites territorias e políticos da região. São citados os principais nomes dos lugares como Jerusalém, Masfa, Betsur, Ceila (Conforme o mapa Palestina do Antigo Testamento na contracapa da Bíblia de Jerusalém).

 

Entendendo o versículo 14.

O texto fala da restauração da porta da Fonte: Esta porta se localizava no final do chamado Canal de Ezequias, que trazia a água da fonte de Gion.

 

Canal de Ezequias:

Obra monumental, cavada na rocha do Ofel formando um túnel que escondia a água da fonte de Gion, mandado construir por Ezequias prevendo invasões inimigas. Sabemos que na antiguidade a água significava a vida da cidade. Este canal de Ezequias, hoje se pode visitar e atravessá-lo, (com devidas autorizações). Partindo a pé com agua até os joelhos se vai da fonte de Gion até esta porta que Neemias 3,15 fala.). Conhecimento importante, desta obra da antiguidade existente em Jerusalém, jornada de estudo que todo o estudante de Biblia de qualquer Escola de Jerusalém faz. Tive oportunidade de realizar quando estudava Bíblia em Jerusalém, acompanhado do Professor de Arqueologia Estanislao Loffreda, foi uma experiência inesquecível) .O texto ainda fala que foi reconstruído o muro em torno da piscina de Siloé, em hebraico chamada Selá onde a água vinda da fonte de Guion era acumulada.

Nota: Recordamos o episódio esta piscina com Jesus e a cura do cego da piscina de Siloé.

“Havia um cego de nascença que esmolava próximo ao local conhecido como piscina de Siloé. Seus discípulos lhe perguntaram: Rabi, quem pecou ele ou seus pais para que nascesse cego?”? (João 9, 2-4). Biblia de Jerusalém.

A cidade de Davi, era assim chamada Jerusalém na época do Rei Davi, e encontrava-se em uma das sete colinas de Jerusalém o Ofel. Estava esta fonte junto ao Jardim do Rei, ao sul do Templo e do Palácio real. Esta escada que o texto bíblico fala foi encontrada pelos arqueólogos e hoje é possível sua vista.

Priscila este é um dos textos Bíblicos que para uma  compreensão facilitada necessitamos de pedir socorro a geografia e a topografia de Jerusalém. Fato que não é impossível e que nos ajudam a comprovar a veracidade da palavra de Deus.