Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem eram os nicolaítas?



  • Pergunta de Ana Rosa, Registro
  • 75565
  • 18/01/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Nicolaítas | Apocalipse


Como você disse, os nicolaítas são citados em Apocalipse 2,6. O texto diz: Tens de bom, contudo, o deterstares a conduta dos nicolaítas, que também eu detesto.. Aparece ainda, mais adiante, no versículo 15 do mesmo capítulo (Do mesmo modo tens, também tu, pessoas que seguem a doutrina dos nicolaítas.

O contexto no qual essa passagem aparece é aquele da comunidade de Éfeso e de Pérgamo, duas das 7 igrejas às quais é escrita uma carta em Apocalipse.

Portanto, trata-se de uma doutrina/heresia presente em Éfeso e Pérgamo, por volta do ano 90 depois de Cristo. Contudo, hoje não conhecemos mais as características de tal heresia e podemos falar apenas baseados em poucos dados concretos.

Quanto ao fundador, por exemplo, Irineu (140-200 depois de Cristo) diz que quem fundou tal heresia foi o diácono Nicolau (um dos 7 escolhidos em Atos dos Apóstolos 6). Eusébio de Cesaréia, um século mais tarde, invés, contesta tal afirmação.
Quanto à sua prática, a partir do Apocalipse não conseguimos detectar claramente quais eram as ações específicas. A maioria dos estudiosos fala em tentativa de introduzir na práxis cristã elementos do paganismo. Quais eram esses elementos, porém, não sabemos. Alguns ligam o movimento à práticas sexuais errôneas, mas creio que isso acontece por influência da história da Idade Média. De fato, naquele período, os religiosos que não observavam o celibato eram chamados de "nicolaítas". Contudo, a Idade Média e o início do cristianismo são duas realidades distantes uma da outra.

75565 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook